Gaiola para twister: como escolher a casa do seu rato

rato twister saindo gaiola
Gaiola para rato twister. (Imagem: Freepik)

Ah! Você decidiu ter um rato de estimação, que maravilha! Mas, você sabe como deve ser a gaiola para twister? Existem alguns pontos que devem ser avaliados na escolha da gaiola que muita gente não sabe e só acaba tendo problemas na prática.

Pra você evitar transtornos nesse assunto de ter um twister como seu pet – separamos algumas dicas nesse artigo pra você saber como providenciar o espaço adequado para o seu rato, sem ter perigo algum pra ele. Vamos lá?

Então, sigam- me os bons!

Distância entre as grades

Pra começar, posso comprar uma gaiola de hamster?

Depende. Se você comprar uma gaiola de hamster saiba que ela é muito pequena para um rato de estimação que não seja um filhotinho recém-chegado na sua casa.

Mas, tem algo que os tutores não pensam, que é o espaçamento entre as grades da gaiola.

Não é difícil de imaginar o que esses bichinhos curiosos podem fazer se a distância de uma gradinha e outra for maior do que deveria. Eles podem fugir.

twister fora da gaiola fazendo bagunça

O grande problema dele fugir é que ele pode se enfiar em ralos e algum outro espaço que ele passe que seja perigoso para ele. Também tem outro problema. Ele pode ficar preso entre as grades e se machucar.

Por isso, se você vai levar pra casa um rato novinho que está pequeno, é melhor você ter certeza de que a gaiola não vai ter espaço pra ele tentar passar. E esse espaçamento das grades aumenta conforme o tamanho da gaiola. Então inicialmente você pode deixar seu ou seus ( que é o mais recomendado) ratos na gaiola de hamster. Mas conforme eles forem crescendo, vai ter que mudar pra uma com mais espaço, tá bom?

Caso esteja em dúvida, espere um pouco e observe se o seu twister vai passar pelas grades. Se passar você vai mesmo ter que trocar pra uma gaiola menor. Se não pode continuar com a grande.

Então não seja mequetrefe! Saiba que o twister vai precisar de uma gaiola com o espaço legal, pois ele vai ficar com cerca de 45 centímetros.

Então com essa informação você consegue evitar um problemão ou até mesmo perder o seu amigo por ser leigo nesse assunto.

Tamanho da Gaiola para Twister

A gaiola do rato deve ter no mínimo 60 cm x 60 cm x 40 cm. Mas, presta atenção! Isso é o mínimo! E não estamos falando de uma colônia nesse espaço, tá legal? O espaço pode precisar ser maior conforme a quantidade de twisters.

giphy downsized

Não necessariamente você vai achar uma gaiola “para twister”. Se não for pra twister, serve alguma para roedores, ou chinchilas, coelhos, porquinho da india… enfim, você vai ter que analisar pelas medidas. Claro que quanto maior melhor, mas eu sei que nem sempre isso é possível. O importante é ter espaço suficiente pro seu twister andar, brincar etc.

giphy

Material ideal para a gaiola

Pode ser de grade, aramado e pode usar caixa organizadora. Mas pra cada um deles deve ter um cuidado especial.

Gaiolas com grades

É importante que você verifique o espaçamento entre uma grade e outra e forre as plataformas e escadinhas. Porque tem gente que não pensa nisso, mas imagina o quão desconfortável seria você ficar pisando em grades! Além disso, é mais fácil de limpar. Mas não se preocupa, temos uma solução econômica e eficiente para isso, que só vou falar mais pra frente.

Gaiolas de aramado

Para gaiolas feitas com aramado, é preciso ficar atento com o tamanho do aramado. Se ele tiver um buraco muito grande, seu twister vai sair. Se você comprar errado assim, dá pra fazer uma adaptação com tela de galinheiro para que ele não fuja pelos buracos do aramado.

Se você fizer mais andares com aramado, vai ser preciso forrar as plataformas dos andares também!

Caixa organizadora

Você também pode fazer uma gaiola para twister com caixa organizadora, que é uma opção econômica. Mas para isso, também vai ser preciso alguns cuidados como fazer vários furos nas laterais e na tampa para que o ambiente do seu bichinho fique bem arejado. Providenciar rampas para outros andares também pode ser necessário.

Como dá pra fazer os andares com outras caixas organizadoras, não será preciso forrar os andares. Só será preciso ter atenção com rebarbas e espaços muito pequenos que possam causar machucados no seu ratinho. Mas dá pra fazer um espaço grande com essas caixas e entreter seu bichinho.

Como forrar a gaiola para twister?

Essa dica é muito legal e fácil de fazer, você não vai gastar muito também. Vale lembrar que essa forragem é das escadinhas, rodinhas, e andares da gaiola se elas forem de aramado ou grades. No caso da caixa, não é preciso.

Para começar você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Pasta escolar que é de um plástico mais mole
  • Pasta de um plástico mais duro e grosso
  • Palitos de churrasco
  • Abraçadeira de nylon (famoso enforca gato)

Para as escadas e rodas, você vai usar a pasta de plástico mais mole. Corta um pedaço da largura da escada e entrelace o plástico entre as grades.

Para forrar os andares, use a pasta de plástico mais duro. corte a pasta do tamanho da plataforma e faça furos onde você vai prender elas nas grades com as abraçadeiras. Se as grades são removíveis, prenda o enforca gato na grade da plataforma e não na lateral. Se prender na lateral ela vai ficar fixa e você não vai conseguir tirar pra limpar.

Se a sua gaiola não tem plataformas e você quer criar uma, coloque palitos de churrasco atravessados de um lado para o outro para que o andar novo tenha uma base. Corte as pontas dos palitos para não machucar ninguém.

Mas muito cuidado ao usar as abraçadeiras! Não é a toa que são chamadas de enforca gato, você pode prender o dedo nela e você só vai conseguir tirar se cortar ela.

uau

Além de um ambiente seguro, você precisa providenciar um ambiente interessante para o seu twister. Eles são animais muito ativos. Então é muito importante que eles tenham brinquedos e coisas que eles fiquem entretidos na gaiola, além de espaço para correr e brincar, beleza?

Então esse foi o artigo de hoje! Se ele te ajudou, comenta aqui embaixo e compartilha com mais pessoas para que eles possam providenciar um ambiente confortável para o pet deles também!

giphy downsized

Até o próximo artigo!

VEJA TAMBÉM:

Rato twister – Tudo sobre como ter um rato de estimação

Furão: tudo sobre o pet curioso e dorminhoco

Gecko leopardo – Como criar um gecko

Compartilhar