habitat-do-jabuti

Como Decorar o Habitat do Jabuti de Maneira Correta

Você pode não ser decorador, mas essa parte de como decorar o habitat do jabuti é uma parte muito importante, que não é só pra ficar bontinho o local pra mostrar pros outros.

Para nós humanos, viver em um ambiente agradável e com a nossa cara auxilia no bem-estar. E agora o que isso tem a ver com jabuti?

Tudo meu caro mancebo!

Mas, para os pets e diversos animais nós conhecemos isso como parte do enriquecimento ambiental.

O enriquecimento ambiental é essencial para a saúde do animal, principalmente se for silvestre ou exótico. A decoração do ambiente é uma das formas de promover um ambiente mais interessante para o animal, que no caso é o jabuti.

Conheça as preferências de decoração para o habitat do jabuti

“Ah! vou colocar uns quadros e tal pra jabuti!”

Calma mancebo! Não é esse tipo de decoração que eu to falando.

O terrário do jabuti tem que imitar o seu habitat. Para fazer isso, é necessário que você conheça como é o habitat da espécie de jabuti que você tem ou quer ter. Ele pode ser com poucas árvores e areia, pode ser com terra e várias árvores, etc.

Obviamente que você tem que escolher aquele estilo que mais se assemelha com o habitat do seu jabuti.

Por exemplo, o habitat do jabuti piranga tem área mais aberta. Já o habitat do jabuti tinga tem florestas tropicais mais densas, ou seja, com bastante árvore.

Viu a diferença? Então vamos para a próxima etapa.

Plantas de verdade X Plantas artificiais

Sim você pode optar por plantas artificiais, mas antes você vai precisar saber se a sua jabuti vai tentar comer as plantas artificiais, pois as vezes elas confundem com alimento. Se sim, é melhor você colocar plantas verdadeiras no terrário ou quintal que ela fica.

habitat do jabuti - jabuti comendo planta

Dá mais trabalho plantas de verdade? Sim, mas se você colocar atificial e o jabuti comer, aí vai te dar um trabalhão, isso claro se não causar a morte do animal.

As plantas que você pode plantar e ele comer tranquilamente são: chicória, agrião, almeirão, dente de leão, rúcula, etc.

Substrato

O substrato também é uma das partes para ser considerada no enriquecimento ambiental para o jabuti.

Eu sei que muitas pessoas optam utilizar papel toalha, jornal e até tapete higiênico para cachorro, pela facilidade e por não ser um substrato fácil do jabuti engolir.

Mas visando o enriquecimento ambiental para o bem-estar do animal não são esses, já que são diferentes do chão/ solo que é encontrado no habitat natural dele.

Visando essa parte de semelhança com o habitat natural, você mancebo pode optar por terra vegetal, carpete para terrário de répteis, pó de coco e grama sintética.

Porém, a terra vegetal tem algumas contrapartidas, quando a jabuti vai comer ela pode acabar ingerindo partículas de terra. Tem criador que não tem problema e opta pela terra vegetal, já outros nem colocam por conta desse problema que pode ocorrer. Outras questões a serem avaliadas são, que a terra se muito molhada pode formar lama e que a jabuti vai se sujar de terra.

Então certifique-se com um especialista os prejuízos que os variados tipos de substratos podem causar e escolha o que julgar ideal para usar com seu pet para que ele tenha uma vida longa e feliz.

Potinho de água

Só um lembre-te aqui pra você que é mancebo de tudo e não tem ideia do pote ideal de água. Ele tem que ser acessível para que além de beber água o jabuti possa entrar na água. Então lembre-se! O potinho de água para jabuti tem que ser raso para que ela não se afogue (pois jabutis são tartaguras terestres e não sabem nadar) e de um tamanho que caiba ela dentro, caso queira ficar na água um pouquinho. Além disso, o tamanho vai variar dela filhote pra ela adulta, tá ok?

Agora você já sabe como tornar o terrário do seu jabuti mais confortável, levando em conta o habitat natural desse pet.

Então compartilha esse artigo! Assim, mais pessoas vão saber como decorar o ambiente do jabuti de uma forma que seja mais agradável para ele.

Até o próximo artigo!

jabuti

Veja Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *