Gecko Leopardo

Gecko Leopardo – Como Criar Um Gecko

Seja bem-vindo a mais um artigo meu caro leitor mancebo de tudo, vamos aprender nesta linda e maravigold leitura a como cuidar de um GECKO LEOPARDO.

    Com certeza você já deve ter ouvido falar deste amigável e sorridente lagartinho que lembra muito nossas onças pintadas.

      Esses camaradinhas são originários do Oriente Médio. Lá pras quebrada do Paquistão, Afeganistão, Irã e da Índia. Além de pequenos, podem viver em média 20 anos. Então estude muito, pense e veja se ele é realmente seu bicho ideal.

        Hoje devido a criação em cativeiro, podemos encontrar diversos padrões de cores dos geckos. Por serem originários de solos não brasileiros, eles são animais de estimação EXÓTICOS. Pois não compõem a nossa fauna nativa.

          Antes de qualquer coisa, busque saber se o local que você pretende adquirir é legalizado pelo IBAMA. Pois se você comprar de algum vendedor/traficante que não trabalha de forma correta e legal, será considerado um criminosinho também.

            Você não quer que seja assim né? Então meu caro mequetrefe, só não comprar de gente errada!

              Agora, sem enrolação, vamos aprender um pouco sobre como criar um gecko leopardo direitinho.

                Terrário

                Para proporcionar uma qualidade de vida topzera para a sua lagartixinha, é necessário que você providencie algumas coisas essenciais para que ela se sinta em casa.

                  O tamanho ideial de um terrário para um gecko, tem uma média de 70 centímetros de comprimento com 40 centímetros de largura e 40 centímetros de altura. E dentro deste ambiente você terá de proporcionar três esconderijosum comedouro dois bebedouros. E manter o recinto com uma temperatura de 27°C.  Vou te explicar a finalidade de cada um deles, não seja precoce e continue lendo.

                    Esconderijo

                    Geckos são animais crepusculares, ou seja, noturnos. Então gostam de permanecer escondidos durante o dia, mas quase sempre tá? De vez em quando eles dão um rolezinho de dia. É tipo você dando um role a noite.

                      Então pra que serve dois esconderijos? Calma! Já falei que vou explicar seu precoce.

                        Os geckos gostam de se esconderem em lugares diferentes, o ideal é que você providencie uma toca úmida, uma fria e a outra mais sequinha.

                          Você pode colocar um potinho de água dentro da toca que será a úmida. Assim a água vai evaporar dentro do esconderijo, umidificando o ambiente. Ou você pode usar um borrifador e borrifar a água na toca.

                            Isso auxilia muitos eles na época de troca de pele. Ou ecdise pra galera que tem diploma.

                              Só uma observação, pra não precisar falar isso depois. Os geckos costumam comer suas peles. Isso trás diversos benefícios para o desenvolvimento deles.

                                Na toca fria deixe-a em temperatura ambiente mesmo, sem nenhum tipo de aquecimento.

                                  Na toca quente, providencie uma pedra aquecida ou tapete aquecedor que ocupe o espaço da parte quente.

                                    Gecko Leopardo

                                    Disponibilize os esconderijos um em cada hemisfério do terrário. Vou te explicar o porque, quando aprendermos sobre temperatura. Portanto, não esqueça desta informação!

                                      Comedouro/ Alimentação

                                      Os geckos são insetívoros, ou seja, se alimentam de insetos. Avah? Então, trate de proporcionar alimentos de qualidade e adquirir de lugares/pet shops/biotérios responsáveis, que trabalham com higiene e qualidade.

                                        Tenébrios, grilos, baratas e muitos mais. Tudo está no cardápio deles. Então, já sabe né? Master Jegue em ação.

                                          Gecko Leopardo Comendo Tenébrio

                                          O comedouro deve ser apropriado para que o inseto não fuja e fique andando pelo terrário. Em site especializados que vendem produtos para répteis você encontra facim.

                                            Jamais esqueça de fornecer cálcio para o seu gecko!

                                              Pulverizar um pouco de cálcio no alimento com frequência, pois os répteis podem sofrer de ósseo distrofia, que seria a falta de cálcio que pode gerar deformidades durante o crescimento do animal.

                                                  O cálcio você pode comprar em site especializados, mas uma coisa que você pode fazer também é pegar cascas de ovos,  dar uma lavadinha nelas e colocar no forno por uns 20 – 30 minutinhos, depois é só bater no liquidificador. O pozinho que a casca vai virar, você usa para colocar nos insetos. Tipo a milanesa! 

                                                    Bebedouro

                                                    Gecko-Leopardo-bebedouro

                                                    Além do bebedouro convencional para répteis. O que você pode fazer é borrifar água no local da toca úmida, assim ele poderá beber também as gotas das paredes do terrário e do esconderijo.

                                                      Procure sempre deixar água fresca e a vontade para que o gecko beba quando quiser!

                                                        Temperatura/ Aquecimento

                                                        O gecko leopado é um animal de sangue frio, ou pra galera do diploma – ectotérmico. O que isso quer dizer? Quer dizer meu caro leitor mancebo, que esses animais dependem do ambiente para se aquecerem ou fazer a termorregulação por exemplo.

                                                          A temperatura ideal, pode ficar em torno dos 27°C. Onde você pode disponibilizar um tapete aquecedor em baixo do substrato no local da toca úmida.

                                                            Gecko-leopardo-tapete-aquecedor

                                                            Aproveitando que mencionamos o substrato, é muito importante que providencie um específico para geckos. Pois eles podem ingerir ao comer o inseto. E esse substrato pode dar uma impactação intestinal, o que pode gerar muitos problemas e vão resultar em inúmeros gastos com veterinário. Procure usar tapetes próprios para répteis.

                                                            Se você chegou até aqui, ou é porque não faz nada da vida ou porque tá afim de aprender sobre o gecko leopardo. Então meu caro mancebo, não seja mequetrefe e compartilha este artigo. É só clicar no brédeco que está com os símbolos das redes sociais e compartilhar com os bicheiros dos seus amigos.

                                                              Caso tenha alguma coisa a acrescentar neste conteúdo sobre o gecko leopardo, é só deixar um comentário. Beijos no coração e até o próximo artigo.

                                                                Veja Também:

                                                                  4 pensou em “Gecko Leopardo – Como Criar Um Gecko

                                                                    1. Olá Miguel, tudo bem?
                                                                      Então, esse ano surgiram alguns criadouros que tem a permissão do Ibama para criar esses bichinhos. Mas ainda estão montando as matrizes. Lá pro final do ano ou ano que vem acredito eu que já vão disponibilizar alguns para as pessoas.

                                                                  1. Oolá! Vocês têm os nomes dos criadouros com licença? Eu comecei a pesquisar sobre esses bichinhos e nossa, tá fácil não ein! Até onde eu tinha lido eles eram proibidos, mas vi em um ou outro lugar que tinha lugar com autorização, só não encontrei nomes! Obrigada!

                                                                  Deixe uma resposta

                                                                  O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *