FURÃO: Habitação, saúde, alimentação e muito mais.

FURAO-Habitacao-saude-alimentacao
Casal de furões. (Imagem: Pixabay)

Possuir furão pode ser muito divertido e uma experiência gratificante. Eles são animais extremamente sociais e a emoção de imaginar onde seus furões estarão se escondendo a seguir, vê-los pular por todo o lugar e vê-los rolar como crocodilos no chão fará seu coração derreter, para isso para isso vamos conhecer a habitação, saúde, alimentação e muito mais do furão!

Alimentando seu furão

Furões são carnívoros, então sua dieta básica precisa conter proteína, juntamente com um suprimento constante de água limpa e fresca. Os furões também precisam de cálcio em sua dieta para ajudar a manter dentes e ossos saudáveis.

Muitas pessoas dão comida de gato para o furão, mas já existem rações para esse camaradinha no mercado. Que ótimo porque ele precisa de quantidades de proteína diferente da quantidade que o gato precisa. Assim como sua mãe falava pra você “Você não é todo mundo” o furão não é um gato.

Hospedando seu furão

Hospedando o furão gaiola
Hospedando o furão. (Imagem: Pixabay)

Se você quer um bicho pra não ficar andando pela sua casa, pode esquecer!

O furão tem muita energia! A gaiola é mais pra ele ter o espaço dele e pra você não ter que ficar olhando ele 24 horas por dia. Mas você vai precisar brincar com ele a hora que ele estiver acordado, e deixá-lo solto, correndo e explorando.

Antes disso, certifique-se de que não tem janelas e portas abertas, fios e objetos perigosos expostos, produtos de limpeza ao alcance, vaso sanitário e ralos abertos.

Eu cito objetos também porque o furão adora pegar coisas e esconder, nos mais diversos lugares, embaixo do sofá, em algum buraco ou embaixo do tapete. Mas, as vezes ele pode pegar alguma coisa que ele consiga comer alguns pedaços. Eles só costumam esconder, mas você não vai pagar pra ver né?

A Gaiola do Furão

Assim como todo animal, você vai precisar manter a gaiola do seu furão limpa. É preciso manter a gaiola limpa para que não se prolifere micro-organismos e mantenha seu pet saudável. Ainda mais pro furão, que é um bichinho mais sensível a doenças.

Você deve colocar redes dentro do seu habitat para que ele durma e tocas também. Fique atento ao tamanho da gaiola que deve ter pelo menos 3m de comprimento x 2m de largura x 2m de altura para um par de furões. Eles precisam desse espaço para brincar, forragear, se esconder, ir ao banheiro, se arrumar e descansar!

Cuidando da saúde do seu furão

Saúde do furão dormindo
Furão dormindo. (Imagem: Pixabay)

Os furões são ótimos animais de estimação e podem ser muito gratificantes de se manter. No entanto, eles são suscetíveis a vários problemas de saúde, por isso é importante entender como ajudar a manter seus furões saudáveis.

Você deve verificar seus furões regularmente para detectar quaisquer sinais de problemas de saúde. Leve os furões jovens ao veterinário uma vez por ano para um check-up. Quando atingirem a idade de 3 anos ou mais, leve-os duas vezes por ano ao seu veterinário. Se você notar que um de seus furões está apresentando uma mudança de comportamento ou mudou seus padrões de alimentação ou bebida, procure o conselho de um veterinário o mais rápido possível.

Vacine seus furões uma vez por ano. Eles devem ser vacinados contra a cinomose e, se você estiver viajando para o exterior, a raiva. Ambos podem ser fatais, por isso é muito importante manter as vacinas de seus furões em dia.

Cinomose canina

A cinomose é um vírus contagioso que aparece principalmente em cães. É facilmente transmitida entre cães, mas também pode ser transmitida para furões e raposas. Os sintomas em furões incluem secreção dos olhos e ouvidos, diarréia e erupções cutâneas. Para evitar que seus furões peguem o vírus, certifique-se de vaciná-los quando são jovens e depois todos os anos. Converse com seu veterinário para mais informações.

pulgas

As pulgas afetam os furões da mesma forma que afetam cães e gatos. No entanto, ao tratar pulgas em furões, é importante usar um produto seguro para furões. Peça ao seu veterinário mais informações sobre um tratamento antipulgas adequado para furões. Você também precisa tratar o ambiente do seu furão e seus outros furões. Se o seu furão está coçando intensamente, pode ser devido a dermatite alérgica a pulgas. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com seu veterinário.

Hiperadrenocorticismo (doença de Cushing)

A doença de Cushing é uma condição que pode se desenvolver quando as glândulas supra-renais de um furão (localizadas perto de seus rins) se tornam hiperativas e produzem muito esteróide. Isso pode resultar em alopecia ou perda de cabelo. Além disso, a vulva pode aumentar em furões fêmeas, mesmo que sejam castrados. Os furões machos podem ter dificuldade em urinar quando a próstata aumenta. Se você notar algum desses sintomas, leve seu furão a um veterinário o mais rápido possível.

Cera de ouvido e ácaros da orelha

Furões são propensos a ácaros e ácaros da orelha. Os sinais a serem observados são orelhas sujas e cerosas, seus furões coçando a cabeça ou as orelhas e seus furões balançando a cabeça. Se um de seus furões tiver ácaros, leve todos os seus furões ao veterinário para um check-up e tratamento.

Diarreia

A diarreia é um problema sério em furões. Pode ser fatal em furões, portanto, certifique-se de seguir um regime de higiene rigoroso para ajudar a evitá-lo. Os furões também podem ficar desidratados muito rapidamente, portanto, certifique-se de que eles bebam bastante água limpa e fresca. Se o seu furão estiver com diarreia verde ou preta, leve-o imediatamente ao veterinário. Isso pode ser um sinal do Green Slime Virus, que é muito sério e potencialmente fatal. Também é altamente contagioso.

Insolação

É importante abrigar seu furão na temperatura certa. Os furões são propensos a insolação e não toleram temperaturas superiores a 26 graus.

Exame de saúde do furão

Você conhece melhor o seu furão. Se você acha que um de seus furões não está se comportando normalmente ou parece doente, é melhor entrar em contato com seu veterinário o mais rápido possível e levá-lo para um exame.

Comportamento: Seus furões são mais ativos ao amanhecer e ao anoitecer, então essa é a melhor hora para vê-los se divertindo! Quando seus furões estiverem de pé, fique de olho em como eles estão se comportando. Verifique se eles parecem ter menos energia do que o normal, se estão dormindo mais e se estão comendo e bebendo normalmente

Corpo: Ao manusear seus furões, observe se eles são sensíveis ao toque ou parecem estar com dor. Também fique de olho em quaisquer caroços ou solavancos.

Olhos: verifique regularmente se há sinais de secreção nos olhos do seu furão.

Mobilidade: quando seus furões estão alertas e se divertindo brincando, fique de olho em como eles estão se movendo e se estão mancando.

Nariz: verifique o nariz do seu furão regularmente em busca de sinais de corrimento.

Pele e pelagem: Fique de olho na pelagem de seus furões em busca de sinais de perda de pelo e verifique se há feridas abertas na pele.

Comportamento do furão

Comportamento do furão
Comportamento do furão. (Imagem: Pixabay)

Os furões podem ser mantidos dentro ou fora de casa, dependendo da quantidade de espaço que você tem. Se você decidir deixar o furão livre em casa, certifique-se de estar preparado. Você descobrirá que as coisas desaparecerão de repente e alguns buracos no tapete também podem aparecer!

Os furões são animais extremamente sociais e precisam ser retirados de suas áreas de convivência e brincar diariamente. Eles são animais de estimação brincalhões e adoram brincar em tubos, se esconder em cantos escuros e perseguir bolas. Os furões são curiosos e adoram cavar e tentar escapar. Como resultado, é muito importante garantir que sua moradia seja segura.

Furões naturalmente podem dar beliscões brincalhões. Se sentirem medo, podem morder com força. Felizmente, é fácil treinar furões, então você pode facilmente ajudá-los a reduzir a quantidade de mordidas. Para crianças com idade suficiente para treiná-los, os furões são ótimos animais de estimação. Apenas lembre-se de ser gentil e apresentar seus furões à família lentamente.

Os furões podem ser agressivos?

Quando manipulados com frequência, os furões desenvolvem laços muito estreitos com seus donos. É por isso que eles podem ser ótimos companheiros! No entanto, é importante estar ciente de que os furões podem ser agressivos com novas pessoas e outros furões.

Leia também



Fontes: Vet Care – Ferret World

Compartilhar