A convivência dos furões com outros animais

A convivência dos furões com outros animais
A convivência dos furões com outros animais - Reprodução Adobe Stock Grátis

Você sabe como funciona a convivência dos furões com outros animais? É disso que iremos falar em detalhes hoje.

Tem outros pets em casa e quer que eles convivam bem com o seu novo furão? Neste artigo, apresentamos dicas sobre como fazer essa adaptação da melhor maneira possível e quais os cuidados a serem tomados para a segurança de todos os animais.

Convivência dos furões com outros animais

Convivência dos furões com outros animais
Convivência dos furões com outros animais – Reprodução Canva

Muitas famílias costumam criar vários tipos de animais, por isso, se você vai adicionar um furão aos membros da casa, convém aprender se o furão de estimação se daria bem com seu cachorro, gato ou outro pet. Essa é uma questão complexa e depende muito da personalidade e das características de cada bichinho.

Embora seus gatos e, às vezes, cachorros possam se dar bem com furões, ainda é necessário supervisionar todas as interações de perto para proteger a todos. Em alguns casos, animais de estimação e furões não se dão bem e precisam ser mantidos afastados um do outro para evitar qualquer incidente. Antes de combinar furões com outros animais de em casa, decida se será muito difícil dividir sua atenção entre os pets, no caso de eles não se darem bem.

Leia agora: O que o furão come? Conheça os alimentos apropriados

Gatos e furões

Furões e gatos geralmente se dão bem, embora dependa do temperamento de todos os envolvidos. Os gatos costumam brincar com furões e vice-versa. Pelo seu tamanho, os furões geralmente podem se defender contra os gatos. No entanto, existem exceções definitivas, portanto, é preciso supervisionar os momentos de brincadeira de perto até ter certeza de que seu furão e seu gato ficarão bem. Os furões podem ser um pouco duros com os gatos, especialmente os filhotes, por isso, não deixe um furão adulto brincar com um gatinho sem supervisão.

Cães e furões

A convivência de cães e furões é uma questão muito mais complicada e individual. Você deve considerar cuidadosamente o temperamento do seu cão antes de apresentá-lo a um furão. Muitos cães se dão bem com furões, mas algumas raças de cães, por exemplo alguns terriers, foram criadas com o propósito de caçar animais pequenos, então eles podem ser tentados a perseguir furões e enxergá-los como presas, instintivamente.

Cães grandes podem machucar inadvertidamente um furão durante uma brincadeira, cães territoriais podem atacar um furão se ele chegar muito perto de seus brinquedos ou comida, e qualquer cão pode reagir instintivamente ao ser perseguido ou mordido por um furão. É possível que um cão maior machuque gravemente um furão por acidente ou apenas pelo seu comportamento natural, então tenha cautela. Se houver alguma dúvida ou qualquer sinal de agressão, é melhor nunca deixar cães e furões soltos juntos. Por precaução, certifique-se de manter os furões longe da comida e dos brinquedos do seu cão.

Confira também: FIV e FeLV: sintomas, tratamento, prevenção e mais

Furões com outros animais de estimação

Furões com outros animais de estimação
Furões com outros animais de estimação – Reprodução Pixabay

Como regra geral, os furões não se dão bem com outros tipos de animais de estimação. Furões são carnívoros e, embora seu furão possa não pensar conscientemente em outros pequenos animais de estimação, por exemplo, hamsters e outros roedores, coelhos, pássaros, pequenos lagartos ou cobras como uma refeição, movimentos rápidos desses pequenos animais podem desencadear um instinto de predador e presa em seu furão. É melhor prevenir do que remediar, por isso é recomendável mantê-los completamente separados, exceto cães e gatos.

Dicas:

  • Conheça seus animais de estimação e seus temperamentos. Se um for hiperativo ou mal-humorado, misturá-lo com outros animais de estimação pode ser um problema.
  • Faça as apresentações lentamente. Primeiro, permita que um gato ou cachorro conheça o furão enquanto ele ainda estiver na segurança de sua jaula.
  • Se seus animais de estimação se dão bem pelas barras da gaiola, segure seu furão enquanto permite que seu gato ou cachorro o sinta mais de perto. É uma boa ideia ter alguém por perto para segurar o cachorro ou gato, se necessário.
  • Se não houver riscos de agressão, coloque o furão no chão e permita que ele interaja com o cão ou gato. Pode ser bom colocar uma coleira em seu furão e/ou cachorro.
  • Supervisione com muito cuidado no início. Mesmo que tudo corra bem, fique de olho nas brincadeiras e intervenha, se necessário.
  • Certifique-se de que seu furão tenha algum lugar para onde fugir, se for preciso, como um esconderijo onde apenas o furão pode chegar, especialmente ao interagir com cães.

Salvo algumas exceções, um furão que cresce com gatos ou cachorros provavelmente se dará melhor com eles. Da mesma forma, cães e gatos que crescem com furões são mais propensos a aceitá-los e brincar com eles. Ainda assim, para a segurança de todos os envolvidos, é uma boa ideia supervisionar as interações entre furões com outros animais de estimação.

Confira agora: Como cuidar de ouriço?

MARCADO: ,
Compartilhar