Como cuidar de ouriço?

Como cuidar de ouriço
Como cuidar de ouriço - Reprodução Adobe Stock Grátis

Os mais diferentes tipos de pet estão super em alta hoje em dia, o que tem levado muitas pessoas a se perguntar como cuidar de ouriço. Isso mesmo! Esse bichinho que por muitos anos foi desprezado por conta de sua aparência, hoje em dia é tido como um dos melhores amigos para se ter em casa.

Muito fofos e super carinhosos, cada vez mais pessoas têm optado por ter um ouriço em casa. Contudo, o ideal é adotar o ouriço-terrestre, já que é a melhor espécie para ser criado como animal doméstico.

Mas é preciso conhecer os costumes e características deste animal, para garantir uma boa convivência e uma maior qualidade de vida para ele.

Quer saber mais sobre isso? Então não deixe de ler até o final, para ficar por dentro de todos os detalhes!

Como preparar o ambiente para cuidar de ouriço?

Como se preparar para cuidar do ouriço
Como se preparar para cuidar do ouriço – Reprodução Adobe Stock Grátis

A estimativa de vida de um ouriço é de cerca de 5 anos. Com isso, é preciso se atentar ao ambiente onde ele viverá em sua casa, para que a qualidade de vida dele seja a melhor possível.

Esses animais possuem hábitos mais noturnos. Porém, isso não quer dizer que ele seja tranquilo. Afinal, sua natureza tende a ser muito ativa e agitada.

Por conta disso,é imprescindível que, para cuidar de ouriço, você disponha de uma gaiola espaçosa o suficiente para que ele possa correr e se exercitar. O ideal é que, no mínimo, ele tenha 1 metro quadrado, para se sentir à vontade para correr e andar.

Ademais, ela deve ser posicionada em um local com baixa iluminação e com uma temperatura ambiente de 20 a 32 graus.

Confira agora: Mini cabra: o que você precisa saber antes de ter a sua

Como cuidar de ouriço na gaiola e mantê-lo feliz

Para garantir um ambiente adequado a seu pet, o ideal é que você siga algumas orientações:

  • As barras da gaiola não devem ser muito separadas umas das outras. O espaço entre elas não deve ser maior do que 1,5 cm, já que os filhotes podem acabar fugindo por ele;
  • O local onde seu amigo vai beber água deve ser em forma de garrafa. Assim, a água ficará sempre limpa e adequada para o caso. O comedouro precisa ser de almino e ficar sempre presos às grades da gaiola, para que não acabe virando;
  • Para o chão da gaiola, utilize serragem, para evitar machucados as patinhas sensíveis dos ouriços;
  • Coloque brinquedos, como rodas e tunis dentro da gaiola, para servir de estímulo para seu amigo durante suas atividades. Além disso, posicione um
  • pote com areia, para que ele possa cavar e aliviar o estresse;
  • A gaiola precisa ter um lugar coberto, que sirva de refúgio para o animal. Você pode utilizar caixas de madeira ou papelão. Contudo, lembre-se de deixar um espaço suficiente para que ele entre e saia quando quiser.

Veja agora: Conheça as 12 raças de gatos mais populares

Como cuidar da alimentação do ouriço?

Um dos pontos mais importantes para quem deseja saber como cuidar de ouriço é a alimentação do animal. Afinal, ela é a responsável pela saúde e pela longevidade de seu amigo.

Se você optar por um ouriço como pet, o mais indicado é apostar em rações específicas para a espécie como principal fonte de alimentação. Mas, uma ração genérica, destinada a mamíferos insetívoros, também pode funcionar bem nesse caso.

No entanto, caso você não encontre esse tipo de ração em sua cidade, é possível elaborar uma dieta balanceada para seu ouriço, seguindo algumas orientações:

  • Ofereça ração para cães e gatos de idade avançada, pois esse tipo de alimento é mais nutritivo que as opções convencionais. Essa é uma boa alternativa, já que possui muitos nutriente e minerais;
  • Complemente a dieta com frutas, ovos e carne de frango. Oferecer alimentos vivos também é necessário, experimente oferecer grilos e minhocas, por exemplo;
  • Se seu ouriço estiver gestante ou amamentando, é preciso oferecer alimentos vivos, completando com vitaminas e cálcio. Nesse caso, o ideal é consultar veterinário para obter mais orientações.

Ademais, sempre deixe água limpa e fresca à disposição de seu pet. Complete o comedouro pelo menos uma vez ao dia. O horário ideal para isso é a tarde, logo antes do anoitecer, pois é a hora em que eles costumam comer. Controlar a alimentação é um passo fundamental ao aprender como cuidar de ouriço.

Cuidados com a higiene

Como cuidar da higiene do ouriço
Como cuidar da higiene do ouriço – Reprodução Adobe Stock Grátis

Saber como cuidar de ouriço engloba atenção na higiene. Para uma melhor convivência, seu ouriço precisa se habituar com o contato com humanos. Contudo, isso deve ser feito de forma progressiva, para que ele não se assuste ou se estresse demais.

Já é sabido que essa espécie costuma se enroscar com os espinhos em todo seu corpo. Essa é a principal forma de defesa dos ouriços. Sendo assim, todo o cuidado é pouco na hora de manusear seu animal, especialmente nos primeiros contatos.

Deixe que ele sinta seu cheiro e o do ambiente, para que ele se habitue aos poucos e comece a reconhecer o odor, sem ativar o mecanismo de defesa.

Depois desse processo e você ver que ele já se acostumou com a sua presença e com o ambiente, é bom que você solte em uma área protegida de sua casa. Assim, ele poderá correr e se exercitar livremente por algum tempo.

Com os cuidados adequados, ele não deve precisar de limpeza constante. Somente quando ele se sujar é que você terá de dar banho nele. Nesse caso, utilize luvas e água morna.

As unhas do animal também precisam ser aparadas. Mas isso não precisa ser feito regularmente, somente quando estiverem grandes. Utilize um alicate adequado para essa tarefa!

Como cuidar da saúde do ouriço?

Para cuidar de ouriço não precisa levá-lo a veterinários específicos constantemente. No entanto, você pode tomar certas medidas para manter seu amigo com um bom estado de saúde.

Ou seja, o ouriço não deve ficar exposto a temperaturas amenas nem a correntes de ar. Além disso, se você tem outros pets, é importante que o ouriço não tenha contato direto com eles, para que não haja contaminação de parasitas, como carrapatos, por exemplo.

Ademais, o ouriço pode ter diarreia. Geralmente isso ocorre por conta de alimentação excessiva, para resolver, é só diminuir a quantidade diária de alimento.

É imprescindível que o ouriço coma adequadamente todos os dias. Caso ele perca o apetite, pode ser necessário marcar uma consulta com o veterinário.

Gostou de saber como cuidar de ouriço? Adote já o seu e aproveite a companhia desse bichinho fofo!

Leia agora: Conheça os principais cuidados com a iguana

Compartilhar