rato twister

Rato Twister – Tudo Sobre Como Ter um Rato de Estimação

Cuidado! O rato twister invadiu a sua tela e vai invadir seu coração também!

Duvida?

Até o final desse artigo você me fala se eu não estou certo e você não vai se apaixonar por esse pet.

rato twister

 O que faz você e muitas pessoas duvidarem de que esse bichinho pode ser seu pet é a falta de conhecimento sobre as doenças que “rondam” o nome desse carinha e sua interação.

Mas meu querido e caro leitor mancebo, o rato de estimação pode ser seu pet perfeito, se você procura por um bichinho que interaja com você assim como um cachorro.

Obviamente que, por ele não ser um cachorro, eu tenho que te mostrar as características dele, o que ele come e tudo o que você precisa saber sobre como é ter um desse e como cuidar direitinho dele.

Tá preparado? Então bora lá!

Características do Rato Twister

Esse camaradinha é perfeito para quem mora em espaços pequenos e é inclusive um animal bem fácil de cuidar. 

E deixa eu te contar um segredo mancebo, para ter um rato twister de estimação você não precisa de muito orçamento não! Gostou dessa informação né?

Mas, isso não é um fator decisivo para ter um desse. Se liga nas características dele!

Ele é um animal muito esperto, gosta de carinho, atende pelo nome, reconhece o dono, demonstra carinho, brinca e gosta de companhia. Inclusive eles vivem em colônias na natureza, então é interessante que você tenha mais de um.

Você pode ensinar alguns truques para seu rato e até ensiná-lo a subir no seu ombro, eles são muito espertos!

O rato é um animal noturno, então se você tem um sono leve, é melhor não deixar a gaiola dele no seu quarto, já que ele está mais ativo durante a noite, quando brinca. Isso não significa que eles não vão brincar de dia, tá ok?

E aquela história de que o xixi do rato ou mesmo o rato tem doença é uma GRANDE MENTIRA! O que trás a doença para os ratos é a sujeira do meio em que vivem. 

No caso do rato de estimação, não existe esse risco já que eles vem de um criadouro com animais criados em cativeiro, que não tiveram contato com um esgoto, por exemplo.

 Então divulga essa mensagem! Rato não vem com doença no DNA, ele adquire do meio em que vive!

Mas infelizmente ele vive pouco, em média 3 anos.

que triste

Fêmea ou macho?

Mas, você vai ter que ter animais do mesmo sexo para que não se proliferem. Acredite, é melhor assim. Os ratos tem gestação que dura 20 dias e cada ninhada pode ter de 7 a 14 filhotes! E outra coisa, depois de 3 semanas ela já pode ter outra gestação. Então não seja imprudente e evite dor de cabeça, ok?

Em geral os machos são mais quietos comparados com as fêmeas. As fêmeas são mais brincalhonas. Mas isso pode variar de indivíduo para indivíduo.

Alimentação

O seu ratinho twister de estimação pode comer ração e já existe ração específica para ele, inclusive, não é difícil de encontrar e nem é caro. Mas tem que dar ração específica pra ele! Ração de outros animais e outros roedores não pode!

Você pode dar frutas, legumes e verduras como petisco para ele também.

E não podia deixar de falar aqui que você precisa deixar água fresca e limpa sempre disponível.

rato twister comendo banana

Habitat do Rato Twister

É importante que o habitat, no caso a gaiola, seja bem ventilada para que eles não tenham problemas respiratórios. Por isso é indicado aquelas de gradinhas.

Mas para que as gradinhas não machuquem as patinhas do seu amigo, vai ser necessário forrá-la. Te ensino a fazer essa adaptação de forma prática aqui.

Você pode improvisar uma gaiola com caixa organizadora sim, só que você tem que encher de furos para que seja bem ventilado. Se não for bem ventilado o ambiente, seu rato pode ter problemas respiratórios.

Só toma cuidado para não deixar a gaiola do seu rato twister exposta no sol e não deixe seu bichinho exposto a correntes de ar como a do ventilador, porque isso pode estressar seu bichinho e deixar ele doente.

Tamanho

O tamanho mínimo para uma gaiola é de 60x60x60 centímetros. Claro que se você tiver vários ratos você vai precisar de uma casa maior.

Forragem ou substrato

Existe diversas opções, mas a serragem é a mais usada. Embora muitos dizem sobre o perigo da serragem, que pode causar problemas respiratórios. É bom ficar sempre atento.

Enriquecimento ambiental e brinquedos para rato twister

rato twister brincando

Eu falei muito de enriquecimento ambiental aqui  se você quiser saber mais. 

Basicamente você precisa propor atividades diferentes para o seu pet de estimação, sendo rato ou não. Por isso, para que eles não fiquem entediados e estressados, é muito importante que você coloque brinquedos na gaiola.

Esses brinquedos podem ser feitos por você ou comprados, como já existem no mercado. Pode ter túneis, redes, rodinha, etc.

O importante é promover um ambiente bacana e interessante para o seu bichinho. Você pode também mudar o local dos brinquedos e das coisas na gaiola para que eles explorem e não percam esse instinto.

Você também pode dar coisas para eles roerem, como tubos de papelão.

Acessórios

Na gaiola vai precisar ter o bebedouro, potinho pra comida e brinquedos, basicamente.

O bebedouro tem modelos específicos para roedores que é bem fácil de encontrar.

Fora da gaiola

Embora o rato tenha a gaiola, será preciso soltá-lo para se exercitar e explorar.

Antes de fazer isso, verifique se não tem lugares perigosos que ele possa entrar, objetos que são perigosos ou mesmo especiais para você.

Depois disso, você pode soltar seu bichinho, sempre com supervisão!

rato twister fora da gaiola

Limpeza da gaiola do rato twister

Pelo menos 1 vez na semana você vai ter que limpar, mas isso varia se está muito sujo ou dependendo de quantos ratos você tem.

Para limpar, não utilize produtos químicos. Você pode usar álcool e vinagre de maçã. Você também pode usar sabão neutro. Só coloque os ratos de novo na gaiola depois que os produtos tiverem evaporado.

Não use produtos químicos no potinho de comida nem no de água para que não fique resíduos ali e ele acabe bebendo ou comendo.

Banho no seu rato twister

Eles podem tomar banho sim, mas não muitos, porque vai fazer mal para eles, tirando a oleosidade natural da pele deles. 3 banhos no ano com shampoo neutro de bebê são suficientes.

Você pode limpá-los também com um pano úmido para limpar os pelos, os pés e a cauda. Também pode usar uma escova de cerdas macias para a cauda, mas sempre passe no sentido do pelo, não ao contrário.

O rato twister é super carinhoso!

Para demonstrar que estão felizes, muita das vezes, eles batem os dentinhos e também podem lamber você. Uma gracinha não é?

rato twister recebendo carinho

Você pode ensinar truques para eles com petiscos, da mesma forma, pode ensiná-lo a subir em você.

São um pet fácil de cuidar, carinhoso, inteligente e que não exige um orçamento muito alto ou muito espaço. E aí? Ele é seu bicho ideal?

Conta aqui pra gente! E não esquece, compartilha com outros mancebos para que eles tenham esse rico conhecimento sobre esse pet.

Até o próximo artigo!

Veja Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *