como cuidar de um hamster

Como Cuidar de um Hamster – Dicas para Iniciantes

Você sabe como cuidar de um hamster? Aqui a gente te mostra se o hamster é o bicho ideal pra você ou não e os cuidados que você vai precisar ter, tempo que demanda, etc.

O hamster é um animal perfeito para casas menores e tem um custo baixo comparado a outros animais. Tem diversas espécies dos mais variados tamanhos, mas o maior deles e também mais popular é o hamster sírio.

como cuidar de um hamster- hamster sírio deitado comendo cenoura

Características

São Solitários

Ele é um animal dócil, porém solitário.

“Ah! Vou arranjar um amiguinho pra ele!” você deve estar pensando.

Nada disso mancebo! Quando eu digo solitário é porque ele não gosta de viver com outros.

“Ah mas e se eu criar junto desde pequeno?”

não

Acredite, vai dar ruim! Ao colocar 2 na mesma gaiola, você estará assinando a senteça de morte de um deles com certeza! Em alguma hora eles vão brigar até a morte por causa de território.

Eu já ouvi relatos de que um hamster matou o outro ou comeu o outro e isso foi mais de uma vez, exatamente porque não tinha esse conhecimento.

Por isso estamos aqui, pra te mostrar a característica de cada bichinho pra que seja respeitada e que você também não tenha uma surpresa depois.

São Animais para Crianças Também?

Podem sim ser animais para crianças. Só toma cuidado que crianças, principalmente as menores de 5 anos, não tem muita noção com relação a força, o que pode acabar machucando ou até matando o bichinho. Então supervisione e ensine como cuidar de um hamster, tá ok?

Então, para você saber como cuidar de um hamster vamos separar em vários tópicos pra cada parte que você precisa saber, como: quantos anos vive um hamster, como cuidar do habitat de um hamster, de sua comida, de seus exercícios, limpeza e até como adestrá-lo para que ele venha na sua mão. Vem comigo!

Quantos Anos Vive um Hamster

Eles vivem cerca entre 1 ano e meio e 3 anos. 

Muitas das vezes por serem baratos e viverem pouco, o dono descuida e quando o animal fica doente, ele não corre atrás de veterinário e etc. Pelo amor né! Já é um bichinho barato, se ele ficar ruinzinho, cuida dele direito né!

Infelizmente a longevidade desses fofuxos não é tão alta, mas eles são excelentes pets.

hamster deitado

Como Cuidar de um Hamster

Habitat

Para começar no habitat do hamster precisa ter uma toca, potinho pra comida, água no bebedouro, uma rodinha e brinquedos, são itens indispensáveis para a casa de um hamster.

Mas antes de colocar essas coisas lá dentro, tá faltando uma coisa. A própria gaiola.

Existem vários modelos no mercado, mas é importante você ficar atento ao tamanho da gaiola do seu hamster. O tamanho mínimo para o seu hamster é de 60 centímetros por 40 centímetros. Porque eu disse tamanho mínimo? Porque um espaço maior não prejudica esse bichinho, mas um menor sim.

Além da gaiola de grades, você pode usar outros tipos como um áquario de vidro, só que com um teto que permita uma boa ventilação.

Se a grana estiver curta, você pode usar uma caixa organizadora. Mas você vai precisar fazer vários furos na lateral e na tampa da caixa para que a casa do seu hamster seja bem ventilada.

como cuidar de um hamster - gaiola

Também é importante que você forre a gaiola. Talvez você nunca pensou nisso, mas aquelas gradinhas da gaiola são colocadas pra acrescentar andares e escadinhas para o hamster circular por eles. Mas pode machucá-lo, pois ele pode prender a pata na grade e ter uma lesão.

Também tem o sério risco do seu hamster pular de um andar pra outro se o andar não for ampliado. Como cuidar de um hamster se não tiver hamster?

Por isso vou te ensinar de que forma você pode forrar a gaiola de forma segura e econômica.

Como Forrar a Gaiola

Você precisa de:

  • Pasta escolar que é de um plástico mais mole
  • Pasta de um plástico mais duro e grosso
  • Palitos de churrasco
  • Abraçadeira de nylon (famoso enforca gato)

Para as escadinhas e rodinhas, você usa a pasta de plástico mais mole. Corta um pedaço da largura da escada e entrelace o plástico entre as grades.

Ampliando o Andar

Use os palitos de churrasco atravessando de um lado pro outro na gaiola, em toda a parte que não tem apoio pra ampliar o andar.

Só que deixe espaço suficiente pra que o hamster desça a escadinha sem raspar no plástico que vai colocar ou na madeira, e não esquece de cortar as pontas dos palitos, pra ninguém se machucar.

Depois corte a pasta de plástico mais duro do tamanho que vai caber na gaiola, afinal ela vai ser seu chão. Como eu disse não esquece de deixar uma abertura pra o hamster conseguir subir e descer.

Depois faça um furo na lateral da pasta pra prender a pasta na grade pra ficar fixo. Agora faz isso em volta de todos os andares pra fixar o novo chão. Mas presta atenção! É pra prender na grade do chão, não na grade da lateral da gaiola, se não você não vai conseguir tirar pra limpar, tá ok?

Cuidado pra não prender o dedo nessa abraçadeira, não é a toa que ela é conhecida como enforca gato. Ela é fácil de prender mas difícil de tirar, foi feita pra não sair a menos que você a corte.

Uma dica: você pode escolher as pastas da cor da grade pra ficar mais padrão.

Ou usa qualquer cor pra deixar o habitat mais coloridão e ignora minha dica.

Verifique se o Hamster Consegue Fugir

É importante ver a distância das grades, pois as vezes essa distância é o suficiente pra ele sair. Essa distância não pode passar dos 0,7 centímetros, ou seja, 7 milímetros ok?

como cuidar de um hamster- hamster na gaiola

“Ah bichão mas o bichinho quer sair da gaiola”

Não tem problema ele sair, o problema é ele sair sem a sua supervisão, porque com você olhando o bichinho não corre risco de vida.

Ele pode acabar pulando de um lugar alto, entrar em ralos ou algum lugar que possa machucá-lo ou matá-lo. Inclusive, se ele fugir e você nem souber que ele saiu da gaiola, você pode acabar pisando nele. Eai você já sabe né? Então solte seu hamster quando você estiver olhando onde ele tá.

Substrato

É a forragem do habitat. É ela que você vai tirar toda a semana. O substrato geralmente não é muito caro, mas tome cuidado com qual você coloca no habitat.

Forragem

Inclusive o substrato que você já usou não é pra ser reutilizado. Jogue fora depois que trocar.

Para você saber como cuidar de um hamster bem escolha o substrato ideal para o seu pet. Não use jornal pois seu pet pode lamber a tinta e ela pode ser tóxica pra ele.

Lenço de papel ou papel toalha picado é uma boa pedida, só não fica tão bonitinho. Existem substratos feitos de raspas de pinho e cedro, que não são indicados pois causam problemas respiratórios. O mais indicado é o de raspas de álamo.

Onde Colocar o Habitat

Coloque o habitat do hamster em um cômodo arejado, só não deixe vento direto nele nem sol direto nele tá?

Como Cuidar de um Hamster em um Ambiente com Outros Animais?

Se você tiver outros animais, não deixe o hamster em cômodos que esses animais passam, isso pode estressar seu hamster.

hamster com cachorro

O que Hamster Come

Pra começar, vamos falar sobre onde ele come. Ele precisa ter um potinho pra você colocar sua comida. O pote mais indicado é o de barro ou o de metal. Porquê? Por que ele é um roedor! Se deixar um pote de plástico ele vai morder tudo!

Ah e é normal seu hamster esconder comida, eles tem o hábito de estocar. Não é a toa que eles tem aquelas bochechas grandes!

hamster guardando comida na bochecha

Se você achar e tiver que trocar a comida dele, troque por uma nova, mas coloque no mesmo lugar que ele deixou para não causar estresse.

Troque a água do hamster todos os dias e sempre deixe água disponível para o animal.

hamster bebendo água

Não dê comida humana para esse animal. Coisas como: massas, doces, carnes, etc. Também não pode dar alguns alimentos como: cebola, batata, feijão, amêndoa, frutas com sementes (tipo abacate), cebolinha, beringela, alface americana, temperos, alho, tomate e frutas cítricas.

hamster comendo mini pizza

O hamster come ração, como base da alimentação e pode comer alguns petiscos de 2 a 3 vezes na semana. Os petiscos podem ser: cenoura, maçã, pepino, banana, pimentão, etc.

Você também pode esconder a comida do seu hamster dentro de seus tubos e espalhar pela casinha dele pra ele procurar e fazer exercícios.

fazendo procurar a comida

Como Limpar meu Hamster

Pra você saber como cuidar de um hamster, não pode faltar a limpeza. Como nós sempre falamos aqui, manter o seu pet e seu ambiente limpo é essencial para que ele mantenha a saúde em dia.

Os hamster não precisam tomar banho, inclusive não é recomendado para a saúde do pet. Eles mesmos sempre se limpam, não sendo animais sujos.

Mas se ele estiver com aquela catinga, você pode dar banho nele, mas não colocando ele na água ou com shampoo.

Pano ou Algodão Úmido

Você pode passar um paninho ou algodão úmido e passar no sentido do pelo. Muito provavelmente, será o suficiente.

Depois você passa uma toalha seca e macia para secar ele. Tem que deixar bem sequinho. Mas lembre: sempre passe o pano no sentido do pelo, como se fosse carinho.

Com Areia

Também pode dar banho com areia específica para hamsters, muitas das vezes isso é suficiente. Deixe o hamster se esfregar na areia. Ele se esfregar, não você esfregá-lo!

Você pode escovar os pelos do seu hamster com uma escova de dente (que você vai separar pra ele tá?) de cerdas macias.

Como Limpar a Gaiola do Hamster

Não precisa limpar tudo todos os dias. Mas uma limpeza de restos de comida, cocô ou alguma parte em que o substrato está molhado todos os dias é recomendado. A limpeza geral 1 vez na semana é o suficiente.

O potinho de comida e o recipiente com água é preciso ser limpo todos os dias! O recipiente de água só limpa com água pra não correr o risco de ficar resíduo de produto na água.

Gaiola

Para a limpeza geral, tire tudo de dentro da gaiola, inclusive seu hamster tá? Se tiver um cercadinho pra ele brincar enquanto você limpa é bom ou em algum lugar seguro para ele.

Retire toda a serragem de dentro da gaiola e jogue fora. Depois limpe com um desinfetante próprio para animais, borrifando e passando um pano no fundo da gaiola.

É recomendado um desinfetante para animais porque produtos outros produtos químicos ou com cheiro pode prejudicar seu hamster.

Espere até que a gaiola seque ou seque você mesmo, mas é importante que ela esteja bem sequinha.

Você também pode fazer uma mistura de vinagre e água. Essa mistura é composta por 50% de vinagre e 50% de água em borrifador. Para passar borrife e passe um pano para secar. Depois deixe secar por 5 minutos para que todo o cheiro do vinagre saia.

Depois de seca, coloque serragem nova na gaiola.

Acessórios e Brinquedos

Deixe os brinquedos e acessórios um pouco de molho na água quente, depois lave todos com água ou use o desinfetante para animais.

Espere secar e ai depois você já pode guardá-los na gaiola de novo.

É importante deixar as coisas secarem para que seu hamster não fique úmido ou entre em contato com qualquer substância, pois pode fazer mal pra ele.

Brinquedos para Hamster

Hamster adoram brincar e eles precisam disso pra fazer exercícios, desgastar os dentes, interagir com o dono e claro não ficar naquela monotonia.

Hamsters podem brincar naquelas rodinhas, só presta atenção e escolhe direito a rodinha. Tem que ser adequada pro tamanho dele, se não vai prejudicar as costas do bichinho. O tamanho mais adequado para um hamter sírio é uma rodinha de 28 centímetros e para um hamster anão uma de 20 centímetros. Não tem problema se for maior.

rodinha

Como eu disse eles roem, é a principal característica dos roedores (err sério bichão?). Por isso eles precisam de brinquedos.

Para brincar, eles se divertem praticamente com qualquer coisa. Por isso você pode dar rolos de papelão do papel higiênico, caixas vazias, túneis e brinquedos para hamster.

É importante revezar os brinquedos pro seu pet ficar sempre interessado.

Ao Chegar com o Hamster em Casa

Os 3 Primeiros Dias

Quando trouxer o hamster é bom você entender que existe um tempo de adaptação. Imagine só você ir pra um lugar com pessoas desconhecidas e ambiente desconhecido. Você não vai confiar logo de cara.

Por isso é importante que você deixe ele na gaiola uns 3 dias sem interagir com ele pra que ele explore a gaiola e se familiarize com o ambiente. Certifique-se antes de que ele tem comida e água suficiente para esses 3 dias.

Você pode cobrir a gaiola com um pano fino também para que ele tenha privacidade pra conhecer a nova casa.

Começando a Interagir com o Hamster

Nos primeiros contatos vá falando com seu hamster até se aproximar, mas fale suavemente. Não fique gritando nem deixando ele em ambientes barulhentos.

Mas mancebo, lembra que ele não te conhece e não está acostumado com você, então ele vai ficar assustado, mas não estranhe, é um comportamento normal.

Antes de começar a interagir com ele, comece a fazer as tarefas diárias de limpeza, colocar comida, trocar a água e os brinquedos. Isso serve pra que seu hamster comece a se acostumar com você e com sua mão na gaiola.

É importante que ele tenha uma ligação com você primeiro, só depois deixe outras pessoas mexerem no animal.

Também não o perturbe, tanto quando estiver dormindo ou quando não estiver a fim de brincar. Eles são animais mais noturnos então talvez ele não esteja a fim de brincar. Se ele não estiver, deixe-o quieto.

hamster dormindo

Antes de pegá-lo, lave as mãos. Se suas mãos estiverem cheirando a comida, ele pode tentar morder achando que é algo de comer. Se você tem outro hamster e acabou de mexer com ele, o cheiro de outro hamster na sua mão pode fazer com que seu hamster pense que vai ser atacado.

Mas lave as mãos com sabonete sem cheiro.

Quando for pegar seu hamster, deixe sua mão em uma posição menos ameaçadora possível e deixe os dedos relaxados. Permita que ele cheire sua mão. Não tire sua mão bruscamente. Se ele der mordidinhas não tem problema, ele está reconhecendo você.

Conforme ele for pegando confiança em você, faça um carinho em suas costas.

Não fique muito tempo com ele nas mãos, principalmente no começo. Fique por cerca de 1 a 2 minutos e depois o devolva a gaiola, assim ele não se estressa e se acostuma com você.

Como Cuidar de um Hamster sem Adestramento né?

pet adestrado

Como cuidar de um hamster sem pegá-lo na mão? Não dá! Mas para pegá-lo na mão você vai precisar adestrá-lo, pra só depois ensinar truques.

Depois de umas 2 semanas você já pode começar a adestrar seu bichinho, mas faça isso nos horários que ele está mais ativo. Essas sessões de treinamento devem ser curtas, não exagera.

Comece colocando sua mão pra ele cheirar. Depois coloque petiscos na mão. Conforme ele vai pegando mais confiaça, vai colocando os petiscos mais pra cima da sua mão até uma hora que ele vai subir. Quando ele subir dê um petisco de novo.

Depois, conforme ele for pegando confiança em você, você pode levantar um pouco a mão do chão.

Por ser normal ele ficar assustado, afinal ele ainda não tá acostumado com sua cara feia, ele pode ficar com medo e tentar pular. Então faça todo esse procedimento de adestramento no chão, para que, se caso ele pular, não vai machucá-lo.

Essa experiência vai ser incrível pra você se você escolher ter um hamster. Ficamos por aqui.

Até o próximo artigo.

Veja Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *