animais-para-crianças

5 Benefícios dos Animais para Crianças

Já podemos notar que os animais estão cada vez mais presentes em nossas vidas, proporcionando inúmeras experiências e incentivos. Além do cão e do gato, outros animais um pouco “diferentes” estão “roubando a cena”. No universo de uma criança, o impacto de um animal pode ser poderosamente positivo para seu desenvolvimento. Répteis, aves e até mesmo roedores podem ser uma ótima opção de pet para crianças, mas é importante observar que o pet tem que ser escolhido de acordo com personalidade e energia da criança, espaço disponível, se você passa muito tempo fora de casa etc.

animais para crianças- menina faz carinho em coelho

Seguindo essa linha de raciocínio, a Escola Infantil Flor da Vida, localizada na Zona Sul de São Paulo, defende com “unhas e dentes” a importância dos animais no desenvolvimento das crianças. Segundo a mantenedora e proprietária da instituição, a proposta de educação infantil tem como fundamento principal a natureza. Ela explica: 

“A natureza meio ambiente, a natureza dos outros seres vivos e a natureza de cada ser. Somos todos interdependentes e precisamos uns dos outros para aprender a conviver e evoluir. Os animais na escola contribuem muito para que as crianças possam observar, cuidar, compreender e interagir. As galinhas nos ajudam com a matemática dos ovos. As crianças contam os ovos diariamente e consequentemente os multiplicam aprendendo a quantidade semanal. Os patos, às vezes humorados, outras vezes aparentam mau-humor, mas pode ser somente a aparência… como saber realmente o que cada um deles está sentindo? Os coelhos, tem seus momentos de calmaria, outras de agitação, brincam de pega-pega, cavam suas tocas, se são fêmeas cuidam umas das outras. Os porquinhos da índia, medrosos, desconfiados, se esforçam para vencerem a sua timidez, mas superam-se através da necessidade de compartilharem o mesmo alimento”.

É uma alegria vê-los juntos!

Ela também diz: 

“A arte de conviver com suas características, individualidades, necessidades e é claro diferenças! Somos visitados diariamente por insetos fantásticos. Já sabemos como é a metamorfose das borboletas e das joaninhas, elas sentem-se seguras na nossa escola para transformarem-se. Com a natureza aprende-se tudo. Os animais são instrumentos valiosos para as crianças. Muitas crianças não conseguem se colocar no próximo, mas ao tentar fazê-la se colocar no lugar de um animal, fica mais fácil fazê-la vivenciar a experiência e entender a mensagem. Os animais possuem suas forças e suas fragilidades. Assim como nós!”

Não deixe de conhecer este trabalho fantástico, visite o site www.escolainfantilflordavida.com.br e os acompanhe nas redes sociais -> Escola Infantil Flor da Vida.

Com esse exemplo de instituição, vemos o quão importante é a presença dos animais na formação das crianças. Por isso, separamos 5 benefícios dos animais para as crianças. O número 5 vai te surpreender.

Por que animais de estimação são indicados para crianças?

1- Ensinam senso de responsabilidade

Quando uma criança tem seu bichinho de estimação, ela tem que cuidar da alimentação, higiene e bem-estar do animal, aprendendo assim como é importante cuidar dos outros e ser responsável.

animais para crianças- menina passeia com porquinho

2- São uma ótima companhia

Muitas crianças conversam com seus animais de estimação e acreditam que eles entendem o que elas estão sentindo ou dizendo, se tornando um confidente para elas, formando uma relação duradoura e positiva.

Atualmente, é muito comum que os pais da criança tenham uma jornada de trabalho mais prolongada, fazendo com que os pais passem mais tempo do que gostariam com os filhos. A presença de um animalzinho faz com que a criança não se sinta tão sozinha quando os pais não estão em casa.

animais para crianças- bebê beijando gato

3- Ambos tem a mesma energia para brincadeiras

Os animais amam brincar. Coincidentemente, as crianças também. E haja pique pra acompanhar os pequenos! Tanto filhotes de animais quanto de humanos. Juntando os dois então, pode ter certeza, serão companheiros de aventuras e brincadeiras!

animais para crianças- criança brincando com cachorro

4- Contribuem para o desenvolvimento da criança

Crianças com animais de estimação tem autoestima mais elevada e podem ter uma interação melhor, tanto com crianças como com os adultos. Também demonstram mais aptidões sociais do que aqueles que não tiveram um pet na infância.

animais para crianças - crianças brincando com cachorro

Além disso, os animais também ensinam as crianças sobre a vida e a lidarem com perdas.

5- Sistema imunológico mais forte

Em média, crianças que convivem com pets tem o sistema imunológico mais forte. Isso se deve a maior exposição a sujeira e bactérias quando ela interage com um animal. Além disso, é menos provável que crianças que convivem com animais de estimação tenham alergias ou asma.

animais para crianças- bebê coloca rabo de gato na boca

Quais são os animais mais indicados?

A escolha do animal vai variar de acordo com sua rotina, personalidade da criança, seu tempo disponível, seu orçamento e o que você espera. Você pretende cuidar também do bichinho ou espera que a criança cuide, na maior parte do tempo, sozinha? Respondendo essa pergunta, analise os animais indicados a seguir e veja qual se encaixa melhor na sua situação.

Cães

São excelentes companheiros para crianças devido ao afeto e brincadeiras. Porém, cachorros precisam de mais cuidados como espaço, banhos, vacinas, atenção, escovação, alimentação, limpeza. Por esse motivo a criança poderá te ajudar a cuidar do animal, mas você também terá que dividir as tarefas com ela, necessitando de tempo para passear, dar banho e levar ao veterinário.

animais para crianças- criança recebe lambida de cão

Gatos

São excelentes animais para crianças mais pacientes. Digo isso porque os gatos são mais calmos que os cachorros, podendo não reagir bem a insistência do pequeno que é mais ativo, mas isso não significa que eles não gostam de brincar. Dará menos trabalho que um cão, por não precisar de passeios e ser mais independente, porém é necessário preparar a casa para recebê-lo, colocando telas nas janelas, caso na sua casa não tenha, para que ele não saia pra fora e se machuque. As demais coisas que são necessárias para um cachorro são necessárias para um gato também.

animais para crianças- criança deitada em gato

Peixes

São indicados para quem nunca teve um pet e crianças bem pequenas. Precisa de um tempo menor pra limpeza e manutenção, podendo a criança cuidar do peixe praticamente sozinha. Os peixes podem viver por um bom tempo se cuidados de maneira adequada. É importante ficar atento a quantidade de comida que dá ao peixe também, pois quando em excesso, pode causar a morte do peixinho.

animais para crianças- criança imitando peixe

Mas lembre-se! Você deve ensinar a criança a cuidar dele de maneira correta.

Pássaros

São animais mais fáceis de cuidar por viverem em gaiolas, mas são indicados para crianças que realmente gostam de animais e gostam de contemplá-los e treiná-los. A limpeza é fácil, mas não deverá ser tarefa da criança, mas ela pode te ajudar. Mas, antes de dar à criança um pássaro, certifique-se de que o animal não será rapidamente esquecido, pois aves vivem por um longo tempo.

animais para crianças- pássaro

Coelhos

São animais delicados, não sendo indicado para todos. Caso você tenha um bom  espaço exterior disponível, pode ser um ótimo pet para crianças. Eles adoram correr e saltar, precisando de um tempo fora da gaiola todos os dias. Devem ser manuseados com cuidado.

animais para crianças- coelho pega biscoito de bebê

Roedores

São excelentes para crianças também. São pequenos, vivem em gaiolas, mas continuam sendo interativos e brincalhões. Deve-se ter exclusivo cuidado para que eles não fujam, entrando em lugares perigosos e mantendo seu ambiente limpo. Podem ser soltos de vez em quando, mas com supervisão. Tem hábitos noturnos, por isso são mais ativos a noite.

animais para crianças- hamster

Répteis

Não são recomendados para crianças menores de 5 anos. Podem ser excelentes animais de estimação mas não são para todos. Esses animais podem interagir com os donos mas não como cachorros, gatos e roedores. Eles não brincam, não gostam de ser abraçados o tempo todo e são mais solitários. Mas para apreciadores dessa espécie são ótimos. Alguns gostam de carinho, outros não, mas entenda que seu modo de viver é diferente dos demais animais. Requerem cuidados específicos.

animais para crianças- réptil

Existe uma idade ideal para a criança ter um animal de estimação?

Não. Crianças muito novas, abaixo dos 5 anos de idade, precisam de maior supervisão dos pais por não diferenciarem muito bem os animais de seus brinquedos, podendo machucar o animal, agredi-lo para recriminar algo que o animal fez, jogá-lo para o alto. É preciso orientar a criança com os cuidados ao segurar o animal e ensiná-lo de que o pet é um ser vivo. A partir dos 5 anos a criança já pode ajudar em alguns cuidados com o pet. Mas é preciso ensiná-lo como fazer essa tarefa.

O impacto da presença do animal com relação a autoestima da criança é notado principalmente em crianças até os 6 anos, pré-adolescentes a partir dos 10 anos e adolescentes.

É impossível ignorar o grande impacto positivo que a convivência e o cuidado entre crianças e animais causa no desenvolvimento da criança. Os animais tem o poder de alterar a vida social dos mais jovens indivíduos da nossa sociedade e também ajudam na fortificação do sistema imunológico deles.

Gostou desse artigo? Vai ter um animalzinho na sua casa?

Veja Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *