furão

Furão: Tudo Sobre o Pet Curioso e Dorminhoco

Esse é o, vulgarmente conhecido, furão. Na verdade o nome da espécie desse intrometido e dorminhoco é ferret. Mas, como ele é conhecido como furão, é assim que vou chamá-lo.

Calma lá! Para de achismos e vamos conhecer esse bichinho.

Aposto que você pensa que ele é um roedor né caro mancebo? Aha! mas você está errado. Ele é um mustelídio.

“Tá, tá e daí?” 

E daí que ele não tem aqueles dois dentes incisivos que os roedores tem. Na verdade seus dentes parecem com os dos gatos.

furão abrindo a boca

Não são felinos também seu teimoso! Não tem nada a ver, eu só disse que os dentes do furão são parecidos com os dos gatos.

Eles são primos da doninha, ariranha… e seu! É seu, cara de fuinha.

Vamos conhecer esse pet curioso, teimoso e muito energético?

Características

Esse bichinho vive de 6 a 10 anos e seu tamanho pode variar entre 40 e 50 centímetros.

Eu sei que não parece, mas essas ferinhas são carnívoras. Então precisam de proteína na sua alimentação.

Também tem um cheiro próprio, que para alguns é fedido. Isso acontece porque o furão solta um óleo naturalmente para manter sua pele protegida. Mas ai meu caro, vai depender de você. Tem gente que não acha tão fedido assim, outros já acham insuportável. Mas não deve ser pior do que o seu chulé.

gato cheirando meia

Comportamento

O furão é 8 ou 80. Dormem muuuito, aliás, boa parte do dia eles passam dormindo. Mas, quando estão acordados… vish, são o terror.

wow

Por dormirem muito, eles ficam com muita energia acumulada, então precisam gastá-la. E por gastá-la, dormem muito.

minions rindo

Então se você quer ter um bichinho desses, tem que ter tempo disponível pra ficar de olho nele enquanto ele está brincando. E não, você não pode deixar ele brincando sozinho como um cachorro. A principal característica do furão é sua curiosidade, então qualquer buraquinho ele pode entrar. Se tiver algum fio ao alcance dele é muito provável que ele vai morder.

Ele não tem nenhuma noção do perigo, então é preciso ficar de olho nele quando está brincando. É tipo você quando era um bebê sem noção que queria colocar o dedo nas tomadas!

Então fique atento! Mantenha portas e janelas fechadas, vasos sanitários e ralos fechados, buracos tampados, fios e objetos que ele possa comer ou cair nele bem longe dele!

É recomendado que você tenha mais de um, para que eles brinquem juntos, no caso de você não ter esse tempo todo ou ser mais mortão.

furão animado com gato paradão

Mesmo tendo outro furão com ele, você vai precisar interagir, brincar e ficar de olho neles. Você acha mesmo que com essa energia você vai ficar parado?

furão correndo

É difícil de adestrar por ser teimoso e independente, mas é muito inteligente, sendo possível sim ensinar pra ele alguns truques.

Não é indicado para crianças muito pequenas, pois pode reagir negativamente a uma brincadeira mais brusca.

Variação de Cores

Eles tem uma boa quantidade de cores que você pode encontrá-los, e algumas são mais raras do que outras. As cores mais frequentes de se encontrar são:

  • branco
  • preto
  • preto de luvas brancas
  • chocolate
  • canela
  • cinza
  • dálmata
  • panda
  • branco com olhos escuros
  • siamês

Origem do Furão

Esse furão que você pode ter na sua casa  é um animal importado dos EUA. Foram domesticados para ajudar a caçar coelhos, por causa da facilidade de entrar nas tocas dos coelhos e ser um animal curioso, como eu já falei e vou continuar falando isso.

É um animal bem adaptável, por isso já vem pra cá castrados, para que no caso de algum humano zuado “jogar ele fora” – porque humano folgado é assim, joga o bicho na rua e dane-se o bicho, dane-se o meio ambiente, dane-se o planeta- ele não vai se proliferar e virar uma praga.

Sim! Aqui no Brasil existe outro furão. Mas o daqui não é domesticado e vive na natureza, livre, leve e solto.

Alimentação do Furão

Como eu já disse anteriormente, eles precisam de proteína.

Porque precisam de proteína?

Porque são marombeiros!

abdominal animal

Muitas pessoas dão comida de gato para o furão, mas já existem rações para esse camaradinha no mercado. Que ótimo porque ele precisa de quantidades de proteína diferente da quantidade que o gato precisa. Assim como sua mãe falava pra você “Você não é todo mundo” o ferret não é um gato.

não

Habitat

Sua Casa

Se você quer um bicho pra não ficar andando pela sua casa, pode esquecer!

O furão tem muita energia! A gaiola é mais pra ele ter o espaço dele e pra você não ter que ficar olhando ele 24 horas por dia. Mas você vai precisar brincar com ele a hora que ele estiver acordado, e deixá-lo solto, correndo e explorando.

Antes disso, certifique-se de que não tem janelas e portas abertas, fios e objetos perigosos expostos, produtos de limpeza ao alcance, vaso sanitário e ralos abertos.

Eu cito objetos também porque o furão adora pegar coisas e esconder, nos mais diversos lugares, embaixo do sofá, em algum buraco ou embaixo do tapete. Mas, as vezes ele pode pegar alguma coisa que ele consiga comer alguns pedaços. Eles só costumam esconder, mas você não vai pagar pra ver né?

A Gaiola do Furão

Assim como todo animal, você vai precisar manter a gaiola do seu furão limpa. É preciso manter a gaiola limpa para que não se prolifere microorganismos e mantenha seu pet saudável. Ainda mais pro furão, que é um bichinho mais sensível a doenças.

Você deve colocar redes dentro do seu habitat para que ele durma e tocas também. Fique atento ao tamanho da gaiola dele, tem que ser grande!

Deixe água sempre limpa e fresca. Troque a água com frequência pelo mesmo motivo que você não bebe água suja.

okay

Limpeza e Cuidados

Quando eu disse que eles são sensíveis, pra você ter uma ideia, eles podem pegar gripe humana! Então não vacila ficando perto dele quando você estiver com gripe!

Também é preciso vaciná-los todos os anos e ir ao veterinário fazer um ckeck up. As doenças neles só são percebidas depois de algum tempo e podem ser fatais para eles, então eles exigem mais cuidados como esse.

Como eu disse, ele não é gato, nem cachorro. Então a vacina de furão é específica para ele.

A escovação de seus pelos e aparar as unhas fazem parte dos cuidados com o seu furão. Mas banho é só a cada 15 dias (no verão) ou 1 vez no mês.

furão no banho

Você não está merecendo, mas vou te dar outra dica. Dá pra ensinar seu furão a fazer xixi e cocô apenas em um local. Como eu disse, eles são mais teimosos, então você vai precisar ter paciência.

Brinquedos para Furão

Por serem muito ativos, amam brinquedos. Então deixe disponível brinquedos. Você pode ou comprar brinquedos pra ele, como pode fazê-los também.

Como eles adoram se esconder da sua cara feia, então você pode comprar/ arranjar tubos para eles se esconderem, ou fazer túneis de caixas de papelão mesmo.

Eles também gostam de brinquedos que emitem sons então você pode dar aqueles brinquedos de cachorro ou bolinhas feita pra gatos que tem guizos dentro. Você também pode oferecer meias ou algum pano para ele brincar.

furão brincando na cesta com panos

Existem outras formas de brincar com seu furão, então deixa de preguiça e bora trabalhar a criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *