terrário para iguana

Terrário para Iguana – Como Fazer Um

Faala mancebo, tudo bem? Hoje vim aqui pra te ajudar a saber sobre um tema muito importante que é o terrário. Afinal o terrário é super importante pro seu bichinho viver bem. Mas não vou falar de qualquer terrário hoje eu vou te mostrar como tem que ser um terrário para iguana.

Você já estudou sobre as iguanas? Se não, se você clicar aqui vai estar mais por dentro do assunto e das características desse lindo lagarto que é a iguana.

Se já conhece, vamos dar continuidade.

Você sabe do que a iguana precisa dentro do terrário dela? Se você manja de outras espécies de répteis não adianta. Embora os répteis tem coisas em comum, cada espécie tem sua necessidade específica.

Então, vamos lá conhecer como deve ser a casa dessa lindona. Bora!

Tamanho

Falando da iguana verde, ela não é um lagarto que fica pequeno igual a pogona(uns 55 cm de comprimento) e o gecko(uns 27,5 cm de comprimento), ela pode chegar a lindos 1,8 metros!

“Ah mas eu posso comprar um terrário menor e depois aumentar…”

Poder você até pode, mas tenha consciência de que ela vai crescer rápido e você vai ter que trocar. Manter o animal em um ambiente menor do que o adequado pra ele vai estressá-lo, prejudicando a saúde, podendo até ficar doente. Então por favor mancebo, se for pra ter tenha proporcionando a melhor qualidade de vida pro animal dentro das suas possibilidades. Mas se não tem um bom espaço pra ter esse animal, não tenha, tá bom?

Percebeu que ela vai precisar de um bom espaço né?

Então, tamanho de terrário que ela precisa é um terrário é em torno de 3 m x 2 m x 1,5 m.

Umidade

Além do tamanho, a umidade é um ponto muito importante. Ela vai depender do habitat natural de onde o bicho se origina. No caso da iguana, ela vem de um ambiente com clima mais tropical, então precisa de uma umidade maior dentro do terrário, cerca de 60 a 80% de umidade.

Para medir essa umidade você vai precisar de um higrômetro, que é o instrumento que mede a umidade, entendeu?

Para manter a umidade do ambiente você vai precisar observar se a umidade está na quantidade adequada e se não estiver, vai ser preciso colocar água no ambiente com um pote com água ou com um borrifador.

Aquecimento

O habitat da iguana é quente, então é bom ter uma temperatura de 30°C durante o dia e no mínimo até uns 22°C durante a noite, uma temperatura mais baixa que isso já é perigoso.

Sim meu caro, você vai precisar deixar a lâmpada de aquecimento ligada para seu réptil, principalmente se o ambiente não está com essa temperatura ideal. Mas também é importante ressaltar que ela não vai ficar ligada o tempo todo para simular o dia e a noite.

A noite também deve ter uma fonte de calor, mas não uma que produza muita luz, então pode ser por uma placa aquecida em baixo do terrário do lado de fora ou uma lâmpada que só emita calor que é o caso da lâmpada infrared (infravermelha) e da preta que você encontra como luar (que simula a luz do luar) ou black.

A lâmpada ideal pra ela é a UVA e UVB 5.0. O UVA é responsável pelo calor e o UVB é responsável pela radiação que é essencial para a produção da vitamina D3 para os répteis fixarem o cálcio nos ossos e não terem nenhum tipo de problema ósseo.

Para monitorar essa temperatura vai ser necessário um termômetro, mas já tem alguns higrômetros que também são termômetros.

Mas fica ligado mancebo! Você vai precisar monitorar tanto a parte mais fria como a mais quente.

Onde colocar as lâmpadas no terrário para iguana?

A iguana assim como outros répteis dependem da temperatura externa para regular a temperatura do corpo. Então além do ambiente aquecido, ela vai precisar de um ambiente mais frio pra quando ela quiser se resfriar. Mas como fazer isso?

Na verdade é bem simples. Mantenha a iluminação e as fontes de aquecimento em um canto do terrário, o canto oposto será o mais frio, assim sua iguana tem como escolher onde ela quer ficar.

Só uma dica: o pote com água deve ser colocado na parte fria do terrário para que a água não fique quente nem evapore.

O que mais tem que ter no terrário para a iguana?

Outro ponto importante é conhecer as características dela pra definir o tipo de terrário que ela vai precisar. a iguana é arborícola então ela vai precisar de galhos em seu terrário.

terrário para iguana com galhos

Inclusive, vou dar uma dica pra você: para iguanas a fonte de aquecimento ideal será a lâmpada mesmo, porque por ela ser arborícola, dificilmente ela vai querer ficar na pedra aquecida no chão, vai preferir ficar nos galhos.

Outra coisa a ser considerada para montar o terrário da sua iguana é seu pote de água e seu pote de comida. Além de galhos pelo terrário, que devem suportar o peso desssa lindona e devem ser higienizados antes de ser colocados no terrário. Você consegue fazer isso colocando o tronco submerso em água quente para matar as bactérias ou qualquer microorganismo que possa estar ali, para que sua iguana não fique doente.

Achou que tinha acabado? Não acabou não! Também é importante falar do substrato pra ela que seria terra vegetal, casca de pinus, aspen, fibra de coco, depende. Elas também gostam de um banhão, mas não é banho igual você toma não mancebo, é só com água tá bom? Então deixa disponível também uma banheira.

iguana na banheira

E também decora o ambiente dela com folhas, artifiais ou não, né mancebo? Assim ela vai ficar mais confortável no ambiente. Só que as naturais tem que ter uma atenção maior por conta dos microorganismos, mas as artificiais também para que sua iguana não coma.

Você já conhece a nossa loja? Nela você encontra fontes de aquecimento e outros acessórios para deixar o terrário mais confortável para sua iguana! Conheça nossa loja clicando aqui.

Esse artigo deixou mais claro pra você como fazer um terrário para a iguana? Então compartilha com seus amigos mancebos para que eles aprendam a como cuidar desses animais maravilhosos. E não deixa de deixar a sua opnião aqui embaixo ou nos dar sugestões.

Até o próximo artigo!

Veja Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *