Como fazer um terrário para um gecko leopardo

gecko leopardo no terrário
Gecko leopardo no terrário. (Imagem: Pixabay)

Salve salve meu caro leitor! Hoje com certeza você vai ficar mais RICO LITERALMENTE ao terminar esta leitura de COMO FAZER UM TERRÁRIO PARA UM GECKO LEOPARDO.

Se não gosta de ler e é cheio de mimimi falando que já sabe, não tem problema. Nenhum conhecimento é de mais quando o assunto é proporcionar uma qualidade de vida pro seu bicho ideal.

Seguindo sem enrolação, hoje você vai aprender e entender o motivo de proporcionar um terrário para o seu gecko leopardo e como você pode economizar neste processo.

Sigam me os bons!

Poque proporcionar um bom terrário?

Com certeza você já deve estar cansado de saber que é essencial que grande parte dos pets não convencionais precisam de um recinto. Lá será o “lar doce lar” deles, o lugar onde você vai “reproduzir” o habitat natural deles, oferecer a temperatura ideal e claro, é o local onde ele estará mais seguro.

E você deve estar se perguntando “como fazer isso então?”

Por onde começo?

Comece pensando na quantidade de animais que você vai colocar em um terrário. Os geckos são animais territorialistas, então se você colocar dois machos no mesmo lugar, vai sair treta.

Então, junte apenas fêmeas ou um casal!

Supondo que você vai ter apenas um gecko, um bom tamanho de terrário seria 60 centímetros de comprimento por 30 centímetros de largura com 30 centímetros de altura (60x30x30).

terrario_para_gecko_leopardo
Terrário para gecko leopardo. (Imagem: Pixabay)

Como Improvisar?

Hoje existem alguns meios de improvisar um terrário boladão, pois muita das vezes eles são bem caros. A primeira dica é usar uma caixa organizadora.

O que será necessário é apenas fazer alguns furos nas laterais. Pois se os furos forem em cima, o ar não vai circular de uma maneira eficiente, podendo até gerar problemas para o animal. Então faça pequenos furos nas laterais.

A segunda dica é o aquário

Um aquário com uma medida aproxima ao ideal (60x30x30) pode funcionar bem. 

Lembrando que se você deixar a parte de cima aberta, o ambiente não ficará na temperatura ideal. Então providencie uma tampa. 

Lembrando também que os furos são importantes. Faça furos nas laterais, ou um furo grande e tampe com aqueles respiradores de guarda roupa.

Analisando a facilidade de providenciar, a caixa organizadora sem duvidas é a mais barata. Então cabe a você pensar e pesar o que cabe no seu bolso e qual você vai conseguir fornecer uma qualidade de vida melhor para o seu pet.

O Que pôr dentro do terrário?

Antes de qualquer coisa, nós estamos te passando o ideal. Então não é uma regra, pois você é livre. Mas tente proporcionar o mínimo disso, tá ok?

Falando primeiro nas tocas, os geckos são répteis, então são animais ectotérmicos, ou seja, regulam sua temperatura de acordo com a temperatura do ambiente.

E além disso, ele é um animal que gosta de ficar dentro de tocas. Com isso podemos concluir que é necessário 3 tocas dentro do recinto, para que se caso ele queira se refrescar – ele vai para a toca que esta na parte mais fria do terrário. E assim vice e versa.

Entendeu?

Você deve estar se perguntando: “Tá, mas pra que serve 3 tocas?”

O terrário será divido em 3 partes. Uma parte quente, onde você vai colocar uma toca lá, uma parte mediana (fresca, um meio termo) onde também terá uma toca disponível e uma parte úmida, onde também terá uma toca.

Só que a toca da parte úmida, também será úmida por dentro. Pois isso vai ajudar muito seu gecko nas épocas de ecdise. Assim a pele velha é umidificada, e ele consegue fazer a troca com mais facilidade.

Então, para recapitular:

  • 1 toca na parte quente;
  • 1 toca na parte fria;
  • 1 toca úmida na parte úmida;

Assim, com certeza você vai proporcionar uma excelente qualidade de vida para o seu pet.

O que você pode usar para deixar o lado quente é uma pedra aquecida em baixo da toca, ou um tapete aquecedor ocupando só um terço do terrário (parte quente). Lembre-se de manter a temperatura em torno dos 31°/32° C, podendo variar a noite em tornos dos 25°/26° C.

Separe o terrário em PARTE QUENTE | PARTE FRESCA | PARTE ÚMIDA.

Para manter a parte fresca fresca, apenas não coloque nenhuma fonte de calor nela.

E para manter a parte úmida úmida, apenas use um borrifador e borrife um pouco de água, no canto e dentro da toca úmida.

Dentro da toca úmida você pode colocar papel toalha, algodão e até mesmo o musgo esfagno (que retem bastante umidade).

Substrato

Sem sombras de dúvidas é a parte mais importante na construção de um terrário para um gecko. 

Muitas pessoas colocam areia, terra e outros semelhantes. O que é horrível para o animal! Pois quando você for alimentar o gecko com um tenébrio ou um grilo por exemplo, o inseto pode se sujar na areia ou na terra. E quando for ingerido pelo gecko, este substrato pode causar impactação no intestino do bicho o que pode gerar complicações ainda maiores.

E meu amigo, se você anda meio sem grana, vai acabar andando por completo. Previna-se!

O que eu te aconselho a usar é um tapete adequada que além de deixar o terrário muito bonito, ele impossibilita que este problema aconteça com seu gecko.

Você pode encontrar em sites especializados e outra coisa muito legal é que você pode lavar ele. Então ele é ecológico.

Comedouros e Bebedouros

No caso de um gecko que come insetos, quando você colocar os tenébrios, grilos ou baratas – muito provavelmente você vai colocar estes insetos vivos. E nós não queremos que eles fiquem andando pelo terrário. Caso você esteja procurando por opções de comedouros anti fugas mais baratos, o de plástico pode servir.

Outra coisa muito importante é disponibilizar um pote pequeno para você deixar o cálcio com vitamina D3 (pózinho) a vontade para o gecko. Este pode até mesmo ser uma tampinha “um pouco funda”.

Dificilmente os geckos bebem água no bebedouro, pois bebem das gotas da toca úmida ou até mesmo das gotas que ficam na parte úmida quando você borrifar diariamente, mas em algum momento eles vão beber, então deixe sempre com água filtrada e fresca a vontade. Trocando todos os dias.

Finalizando aqui este artigo, você aprendeu desde a escolha do melhor terrário pra você que cabe no seu bolso, como funciona a divisão de temperatura do terrário e até qual é o melhor comedouro.

Então, se este conteúdo te serviu de alguma forma para um melhor conhecimento de Como fazer um terrário para um gecko leopardo, compartilha nas suas redes socias e com todos que você achar que devem aprender sobre isso. Pois isso é combustível para mantermos esta produção de artigos que te ajudam a cuidar melhor do seu bicho ideal.

Então, até o próximo artigo!


VEJA TAMBÉM:

Gecko leopardo – Como criar um gecko

Alimentação do gecko – Você sabe o que ele come?

Gecko – gecko leopardo, gecko de crista, gecko “de casa”

Compartilhar