Camaleões de Estimação - Quais são encontrados como pets

Camaleões de Estimação – Quais são encontrados como pets?

Faala mancebo, belezinha? Fala sério, os camaleões tem uma beleza própria o que torna muito interessante observá-los. Além disso, você sabia que em alguns lugares e aqui no Brasil existem camaleões de estimação?

É isso mesmo, eles também são animais de estimação. Mas presta bem atenção! Só são considerados de estimação os que vem de um criadouro com autorização para criá-los.

Calma seu precoce! Vou falar sobre criadouros mais pra frente e qual é o impacto que ter um animal vindo do tráfico causa.

Antes disso, que tal saber mais sobre os camaleões, do que eles precisam e quais as espécies de camaleões são criadas como animais de estimação por diversas pessoas mundo afora?

Então bora lá!

Características dos camaleões

Cada espécie de animal tem características peculiares, até mesmo entre espécies de um mesmo grupo. É o caso do camaleão, que apesar de ser um lagarto tem características que o diferem de outros lagartos.

Começando por seus dedos, 5 dedos, mas 3 estão grudados de um lado e 2 do outro, formando uma espécie de pinça que ajuda ele a subir nas árvores, legal né?

Alguns deles tem a cauda que pode segurar coisas, esse tipo de cauda é chamada de preênsil.

Seus olhos então são mais uma característica única dessa espécie, eles são independentes, ou seja, não é igual você mancebo que não consegue olhar pra 2 lados ao mesmo tempo. Tá tem gente que pode até conseguir mas isso não é natural da nossa espécie. Nos camaleões isso é normal e eles tem visão 360°!

camaleões de estimação e seus olhos independentes

Além disso eles também mudam de cor, mas não igual dos filmes que ele muda para qualquer cor. Não! Ele muda conforme a cor dele, pra tons diferentes da cor que ele é, não é qualquer cor que ele copia, por exemplo.

Eles mudam de cor para se camuflar, regular a temperatura e se comunicar. Então sua cor muda conforme estão se sentindo também.

São territorialistas e solitários, então nada de juntar 2 camaleões!

Eles usam a língua para pegar suas presas e essa língua pode chegar a ser 1,5 vezes maior que o comprimento do seu corpo, então eles podem pegar seu alimento mesmo se estiver mais distante.

tamanho da língua do camaleão

O que os camaleões de estimação comem?

Já viu que eles tem uma língua bem comprida pra se alimentar. Mas você faz ideia do que eles comem?

Eles comem insetos! Alguns comem verduras e pequenos invertebrados também.

Além disso, é importante adicionar suplemento de cálcio na dieta desses répteis.

Eles não bebem água em bebedouro, só conseguem beber água por gotículas, que você pode conseguir com um borrifador, gotejamento ou de outros sistemas para umidificar terrários. O borrifador tem um ótimo custo benefício, sendo bem prático e com bico dosador, você pode encontrá-lo clicando aqui.

Borrifador-Spray Manual ExoPets

Como é o habitat ideal para os camaleões de estimação?

Você viu o que eu falei dos dedos deles? São adaptados para subir em árvores, o que indica que eles gostam de subir em árvores. Então, ao criar um como pet, é importante você saber que ele vai precisar de árvores em seu terrário.

Calma mancebo! Árvores que eu digo é galhos, folhas e coisas que lembrem seu habitat natural. Não é pra você criar uma floresta na sua casa, plantando árvores gigantescas.

Não tem problema também se você quer plantar árvores, é até maravilhoso, mas o foco aqui é o habitat do camaleão de estimação.

O recinto do bichinho tem que ser grande e com galhos de diferentes espessuras e folhagens para que ele possa escalar elas, mas cuidado com que plantas você coloca lá dentro, é bom verificar se elas não são tóxicas porque o camaleão pode acabar comendo.

Então um espaço de 90 cm x 90 cm x 120 cm é bom, mas quanto mais espaço melhor né mancebo, sempre digo isso. Para animais arborícolas é importante que o terrário seja mais alto do que comprido.

Paludário Exopets M - Bicho Ideal

Também precisam de raios UVA e UVB. A luz deve estar ligada por 12 horas para simular o dia e a noite. Ele também pode receber luz do sol, mas tem que ser fora do vidro, porque o vidro filtra, não deixando passar direito as radiações UV, o que pode causar vários problemas de saúde para esse pet.

Camaleão do Iêmen

É a espécie mais encontrada na criação em cativeiro. É originário do Iêmen. De florestas subtropicais e aguentam temperaturas entre 22°C e 28°C.

Essa espécie vive de 6 a 8 anos em cativeiro.

A fêmea geralmente é menor que o macho, com cerca de 25 cm e o macho a partir de 30 cm. Também muda algumas características como essa protuberância ou crista que eles tem na cabeça, que nas fêmeas é menor.

Tem faixas pelo corpo de tons verde, amarelo e marrom, podendo variar os tons.

Se alimenta de insetos como grilos, larvas de tenébrio, algumas espécies de baratas etc.

Camaleão Pantera

camaleão pantera

São originários de Madagascar. Aguentam cerca de 23°C a 32°C de temperatura durante o dia.

Tem cores bem vibrantes e seu tamanho pode chegar a um pouco mais de 50 centímetros, mas pode ficar menor quando criado em cativeiro.

Vivem por cerca de 5 anos e não gostam de serem manuseados, então são mais para apreciar.

Tem um comportamento que geralmente é dócil.

Camaleão de Jackson

camaleão de jackson

É nativo da África oriental, mas hoje existem na Califórnia, Havaí e Flórida. Aguenta temperaturas de 21°C a 26°C durante o dia.

Tem esses chifres, por isso também é conhecido como camaleão de três chifres. Pode viver até 10 anos em cativeiro. Não gostam muito do manuseio.

Seu tamanho pode variar de 22 centímetros até 33 centímetros, incluindo a cauda.

Quando filhotes não tem cores tão fortes, mas quando adulto elas são mais vivas.

Criadouro legalizado de camaleões de estimação

Sempre vou falar isso mancebo. É importante que você só tenha um se for um criadouro legalizado pelo Ibama.

Ir para outros caminhos só vai te encrencar, porque tem multa e você pode ser preso, e maltrata os bichos, já que por serem retirados da natureza são transportados de uma péssima maneira que causa a morte de muitos bichinhos.

Pra você ter uma ideia, a cada 10 animais retirados da natureza 9 morrem. Então ao ter um de um criadouro legalizado você salva esses 10 animais, que não vão ser retirados da natureza e ajuda a não danificar aquele ambiente já que cada espécie tem seu papel e contribui com o ambiente em que vive. É um ciclo gigantesco que é salvo só com uma simples atitude sua.

Aliás, você sabia que os criadouros contribuem para a conservação das espécies?

Muita das vezes uma espécie entra em extinção tanto pelo tráfico como pela destruição do seu habitat. Algumas espécies como a ararinha azul e o gecko de crista existem hoje graças a criação em cativeiro, pois foram extintas do seu habitat!

Viu só como é importante você procurar por um criadouro legalizado?

Eai, você gostou do camaleão? Ele tem chances de ser seu pet ideal? Conta aqui pra gente!

Até o próximo artigo!

Veja Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *