Jandaia-amarela: conheça tudo sobre essa ave colorida

Jandaia-amarela
Jandaia na natureza Fonte: Pixabay

Predominantemente amarela, mas com uma mistura intensa e vívida de cores, a Jandaia-amarela é uma ave que arranca suspiros ao redor do mundo todo. Apesar de ser uma ave repleta de personalidade, ela também é perfeita para um ambiente familiar e pode ser o próximo pet ideal para sua casa. Descubra tudo sobre ela a seguir.

Com um brilho tão marcante que muitos dizem que as câmeras não são capazes de capturar, a Jandaia-amarela é um pássaro gentil e muito treinável, o que o torna uma boa opção para quem busca uma ave diferente, mas sem muita experiência na área.

No entanto, não é qualquer um que consegue oferecer um ambiente adequado a essa ave, que também possui outras características que podem não combinar muito bem com a sua rotina ou com o local onde você mora. Conheça mais sobre a Jandaia abaixo e descubra se ela é ou não seu pássaro colorido ideal.

Características da Jandaia-amarela

Pássaro amarelo andando
Jandaia-amarela Fonte: Pixabay

Com uma personalidade brincalhona e divertida, o Jandaia-amarela não só curte muito como precisa praticar truques atléticos. Devido a toda essa energia ela precisa ser treinada desde bem jovem. Mas não precisa se preocupar, pois sua alta inteligência e docilidade a fazem ser uma ave muito tranquila de ser treinada.

Apesar de ser dócil e carinhosa, essa ave pode se tornar agressiva caso seja provocada. Mas, a tratando bem e com cuidado, ela será uma ótima parceira, afinal é uma grande apreciadora da companhia e interação humana.

Por gostarem de companhia para se divertirem, inclusive de outras aves, você poderá tranquilamente inserir outra Jandaia no ambiente. Dessa forma uma poderá sempre fazer companhia a outra.

Fala e vocalização da Jandaia-amarela

Casal de aves amarelas
Casal de Jandaia Fonte: Pixabay

Um ponto muito importante que não pode ser deixado de lado é que a Jandaia-amarela é uma inimiga do silêncio. Quando se trata de uma ave barulhenta, essa espécie é uma das que se destaca consideravelmente. Por isso elas não são recomendadas para viver em prédios e condomínios.

Com o treinamento adequado você conseguirá ensiná-las a conter os gritos excessivos, mas ainda assim ela não se tornará silenciosa. Quando estiverem felizes, com medo, entediadas ou carentes de atenção, elas darão um grito estridente que fará todos se voltarem para ela. Portanto, leve isso em consideração na hora de adotá-la.

Em relação a fala, esse não é um pássaro adequado para quem está em busca de um que repita o que o tutor fale ou aprenda frases completas. O máximo que ela faz é imitar sons ambientes, como campainhas e toques de telefone.

Cores e marcações da Jandaia-amarela

Pássaro amarelo com tons verdes
Jandaia em um galho Fonte: Pixabay

Esse é um tópico que a Jandaia-amarela se destaca consideravelmente. Com o corpo predominantemente ocupado com penas laranjas ou amarelas, essa ave ainda pode apresentar traços de verde e azul na cauda e na ponta das asas.

No início da sua vida as penas surgirão com um tom verde oliva, mas após os 6 meses de vida já começam a surgir penas laranja-amarelado que irão se misturar. As cores pelas quais elas são conhecidas surgem entre os 18 meses e 2 anos de idade.

Um outro ponto muito característica dessa ave são os pés e bicos pretos acompanhados de manchas brancas ao redor dos olhos. Diferente de algumas espécies, não há dimorfismo sexual, ou seja, fêmea e macho são aparentemente idênticos. Só é possível determinar o sexo desse pássaro por testes genéticos ou procedimento cirúrgico de sexagem.

Cuidados com a Jandaia-amarela

Ave amarela
Jandaia arrepiado Fonte: Pixabay

Um dos principais cuidados que você tem que ter com a Jandaia-amarela e com o espaço que ela irá ocupar. Tenha sempre em mente que quanto maior, melhor. Um aviário é o mais recomendado, mas caso não seja possível invista na maior gaiola que você puder. É válido consultar um veterinário para saber as dimensões mínimas para conforto da sua ave.

Por ser um pássaro atlético e agitado, eles precisam de um momento fora da gaiola que seja apropriado e preparado para ele. Como o Jandaia gosta de inventar seu próprios truques é interessante montar uma espécie de academia de ginástica no topo da gaiola, assim ele poderá curtir e esticar tanto as pernas quanto as asas.

Ademais, outro cuidado que você tem que ter é com o treinamento. Apesar de ser uma ave dócil e carinhosa o treinamento é muito importante para que você tenha controle sob a ave e segurança de que ela irá seguir as suas diretrizes.

Saúde da Jandaia-amarela

Ave amarela andando
Jandaia na pedra Fonte: Pixabay

A Jandaia-amarela costuma não apresentar muitos problemas de saúde, mas quando surge há algumas doenças que são mais comuns. Conheça-as a seguir e fique preparado caso suspeite de algum sintoma.

  • Automutilação: por serem aves carinhosas e agitadas elas precisam de estímulos e atenção diariamente. Caso isso não ocorra a Jandaia-amarela pode apresentar um comportamento preocupante e arrancar as próprias penas, o que pode acabar a ferindo.
  • Doenças virais aviárias e infecções bacterianas: essas doenças são mais recorrentes em aves que vivem em aviários, mas as da gaiola também não estão imunes. Sempre mantenha o ambiente muito limpo e fique atento a qualquer sintoma como letargia, falta de apetite, emagrecimento, entre outros.

Caso você percebe esses ou qualquer outro problema com a sua ave, procure imediatamente um veterinário especializado em pássaros.

Dieta e nutrição da Jandaia-amarela

Pássaros amarelos
Pássaros Jandaia Fonte: Pixabay

Em cativeiro a Jandaia-amarela precisa de uma alimentação muito balanceada, mas com complementos como frutas, raízes e folhas verdes. Um alimento muito saudável e gostoso que você pode fornecer a sua ave é batata-doce levemente cozida no vapor, mas sem exagerar.

Leia agora: 8 alimentos proibidos para o seu pássaro

Por estarem sempre na companhia dos humanos, petiscos sempre são bem-vindos, mas também deve haver moderação. Nozes e amêndoas são ótimas opções, mas esporadicamente. Procure um veterinário e alinhe com ele a dieta mais balanceada e adequada de acordo com o que o seu Jandaia necessita.

Cores vívidas acompanhadas de carinho e animação

Casal de pássaros amarelos
Casal de Jandaia-amarela Fonte: Pixabay

Para quem está procurando uma ave para ser o novo membro da família que não seja apenas bela, como também animada e carinhosa, a Jandaia-amarela deve está em primeiro lugar. Além de impressionar qualquer um que se aproxime dela, essa ave promete não deixar seu dia entediado, já que não recusa uma brincadeira e uma boa atenção.

Justamente por essa personalidade dócil e carinhosa ela precisa de uma dedicação maior do que outras aves possam necessitar, caso contrário ela poderá adoecer e, até mesmo, praticar automutilação. Mas se você tem tempo e disposição, essa ave é uma excelente aquisição que deixará todos ao seu redor com uma certa inveja.

Gostou desse artigo? Então comente com a gente se você vai ter ou não uma Jandaia-amarela e compartilhe com aquele seu amigo que ama aves coloridas!

Até a próxima!

Compartilhar