petauro-do-açucar-sugar-glider

Petauro do Açúcar – Conheça o Sugar Glider e Saiba Como Cuidar desse Pet

Petauro do açúcar, você já ouviu falar? É mancebo, talvez esse nome te soe estranho. Mas, e que tal sugar glider?

mais ou menos

Bom, pra começar esse bichinho é pequeno com olhos pretos e uma cauda bem longa. São meigos, brincalhões e animais sociáveis.

Mas ele NÃO é um roedor.

Ele é um marsupial. Você sabe o que isso significa?

Animais marsupiais são animais que nascem antes de estarem completamente formados e terminam de se formar em uma espécie de bolsa que fica no abdómen da mãe. Você já viu isso, mancebo! É o que acontece com os cangurus!

Então, com o petauro do açúcar é a mesma coisa, e existem outros animais que também são marsupiais.

Enfim, além dessa característica, ele é um bichinho planador.

petauro-do-açúcar-planando

Entendeu né? Uma imagem vale mais do que mil palavras!

Eai? Bora conhecer esse bichinho?

Características

O petauro do açúcar é um animal noturno originário da Austrália, Nova Guiné e Arquipélago Bismark, que pode viver por uns 15 anos. Ele também é um animal que, se o dono tratá-lo com respeito, ele vai formar fortes vínculos com o dono. Então lembre-se, se você quiser um bicho desse, saiba que é por toda a vida do bichinho, ok? Seja responsável! Ele não é um objeto, é um ser vivo.

Por ser bem sociável, é mais recomendado ter 2 ou mais juntos, para que ele seja saudável e feliz com uma companhia.

Eles podem chegar a um tamanho aproximado de 12 a 15 centímetros só de corpo, ou seja, sem contar com a cauda que é bem comprida.

Petauro do açúcar legal

Você não vai querer arranjar um ilegal. Se você gosta mesmo do bichinho, não vai querer causar todo esse transtorno pra ele em transporte ilegal que é totalmente desconfortável e perigoso para o bicho, tá certo?

Fora a questão do bicho ser apreendido, você pode levar uma multa salgada e tal. Enfim, todos os fatores contribuem pra você não adquirir um bicho ilegal, então nada de bicho vindo do tráfico!

Certifique-se de que ele vem de um criadouro legalizado!

Como Cuidar do Petauro do Açúcar

Habitat

Como todo pet pequenino assim, ele vai precisar ter uma gaiola para que ele não fuja e se machuque com alguma coisa da casa ou entre em algum lugar que não devia. Então será necessário uma gaiola grande e alta para que ele possa brincar e se exercitar a noite, afinal ele é noturno. Também é preciso ter brinquedos e poleiros na gaiola, mas não tantos para que ele ainda tenha espaço.

As dimensões da gaiola mais indicadas são 90 centímetros de altura, 60 centímetros de largura e 1,20 centímetros entre as grades. Mas, quanto maior, melhor.

Claro que, mesmo com gaiola ele precisa ser solto todo dia, mas você tem que ficar de olho. Lembra de não deixar coisas perigosas ou que tenha algum apego emocional perto deles para que não tenha nenhum tipo de frustração nessa relação. Também não deixe janelas e portas abertas.

O que o petauro do açúcar come?

petauro-do-açúcar-comendo

O petauro do açúcar é um animal onívoro que na natureza come insetos, seiva de plantas, frutas, pequenos lagartos, aranhas, pássaros, néctar, folhas e pólen.

Alimentos não permitidos

Em cativeiro existem algumas dietas adequadas para eles, mas não dê rações de outros animais, nem doces e chocolates, açúcar, petiscos com adoçantes e corantes atificiais, ruibarbo, alho, cebola, nem feijões-de-lima frescos.

Néctar

O próprio dono pode preparar o néctar. Mas eu sei que você é preguiçoso e não vai procurar.

Ah! Tá bom vai. Dessa vez eu te passo a receita! Você vai precisar de:

  • 150 ml de mel
  • 150 ml de água morna
  • 1 ovo cozido com casca
  • 25 gamas de cereal infantil hiperproteico
  • 1 colher de chá de suplemento vitamínico / mineral

Misture primeiro o mel com a água morna. Depois misture ovo e adicione gradualmente a mistura de mel com água morna. Misture o pó de vitamina até ficar homogêneo. Em seguida, mistura o cereal, também até ficar homogêneo.

Mantenha essa mistura refrigerada até ser servida. Esse néctar fica fresco na geladeira por três dias. Também pode ser feito e congelado em porções para usar depois.

1 colher de sopa de mistura de néctar por dia é o suficiente.

Quantidade diária

Além do néctar, eles precisam de proteínas, que eles conseguem a partir de carne, insetos, ovos cozidos, iogurte, queijo cottage e tofu. Cerca de 1 colher de sopa de insetos por dia é o suficiente. Também pode ser 1 colher de chá de carne de aves cozida, magra e sem tempero ou carne ocasionalmente.

Mas cuidado mancebo! Não é pra pegar inseto de qualquer lugar! Hoje existem insetos que são vendidos em pet shops e e-commerces, é só procurar.

Eles também podem ter falta de cálcio então alimentar os insetos com suplemento de cálcio é muito importante, ou polvilhar o suplemento de cálcio nos insetos antes de oferecê-los.

Frutas e verduras também são permitidas para ter variedade na alimentação do petauro do açúcar. Meia colher de chá de frutas e verduras por dia é o suficiente.

As frutas permitidas são: maçã (descascada e fatiada), abacate, figo, kiwi, grapefruit, pêssego, manga, abacaxi, uva, banana, laranja, pera, papaia, mamão, melões, entre outros. Também pode: batata doce, tomate, alface, milho, cenoura, brotos, brócolis e abóbora.

Antes de dar frutas, verduras e legumes, lave bem, tire as sementes, pique e misture para que ele não escolha apenas um alimento que ele mais gosta, tenha equilíbrio e variedade de alimentos.

sugar-glider-comendo-melancia-com-uma-jabuti

Já que eles são animais que vivem na copa das árvores, você pode colocar o potinho de comida em uma parte mais alta da gaiola, para que ele se interesse mais pela comida, mantendo os hábitos naturais do bichinho.

Água

Como todo animal, é imprescindível que você forneça sempre água limpa e fresca. Garanta que de noite a água esteja limpa e fresca, já que essa é a hora em que ele está mais ativo.

Limpeza

É importante que a limpeza seja feita semanalmente, para manter o ambiente limpo e livre de microorganismos que possam causar alguma doença no sugar glider.

Mas não exagere para que ele não marque território excessivamente.

Além disso, o quanto antes, tire os restos de alimentos da gaiola.

Brinquedos e acessórios para o petauro do açúcar

Lembra que eu disse que ele é um marsupial, mancebo? Então, mesmo depois de grande, se você carregá-lo em uma bolsa, ele vai adorar! Só não chacoalhe muito, tá ok?

Eles também amam um bolso! Só prefira bolsos mais largos e não deixá-lo no jeans, pois pode ser apertado, mas na blusa ou em um bolso de tecido mais folgadinho, vixi, ele vai ficar um bom tempo com você.

Você também pode colocar uma caixa de madeira no alto da gaiola para que ele possa dormir, ou uma casca de coco ou uma bolsa com abertura na lateral. Mas no caso da bolsa, é preciso deixar as costuras bem escondidas para que as unhas do petauro não fiquem presas na linha.

Você também pode colocar galhos de eucalipto para ele escalar e roer. Outras opções de brinquedos são correntes, rodinhas e brinquedos de plástico para que não machuque o petauro nem seja tóxico. Brinquedos de bebê também podem ser boas alternativas, assim como bolinhas de gato e cachorro, com tanto que não sejam comestíveis.

Cuidado com rodinhas, de preferência elas tem que ser fechadas, e não de grades, para que o rabo dele não fique preso e machuque. 

Para que nenhum brinquedo apresente risco para o seu pet, observe. Analise tanto ele brincando, quanto antes de comprar o brinquedo. Veja se ele não pode se engasgar com algo rasgado, se pode ser tóxico se for comido ou lambido, se pode prender a cauda e se pode fazer com que eles se enrosquem ou se sufoquem.

Trocar os acessórios da gaiola de lugar é muito bom, pois estimula seu petauro do açúcar a explorar o ambiente.

Ele pode ser treinado?

treinando petauro do açúcar

Sim, pode! O dono pode treiná-lo para pular em sua mão com petiscos.

Mas é importante além de treiná-lo, manter um contato próximo ao petauro, para que ele tenha confiança em você e veja que você não oferece risco a ele.

Veterinário

Lembra de que você vai ter que ter uma reserva pra quando precisar levá-lo ao veterinário. Nós nunca queremos isso mancebo, mas infelizmente às vezes eles ficam doentes. Então é bom termos uma reserva pra isso e saber onde é o veterinário de animais exóticos mais próximo.

Além de que, de vez em quando, é bom levar seu bichinho pra fazer um checkup.

Gostou do petauro do açúcar mancebo? Então compartilha esse artigo com outros mancebos!

E lembra de antes de adquirir um, certifique-se de que ele é de um criadouro legalizado.

Até o próximo artigo!

Veja Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *