como-cuidar-de-um-porquinho-da-índia

Como Cuidar de um Porquinho da índia

Claro que tinha que ter esse camaradinha aqui. Por isso hoje eu vou te mostrar as características desse bichinho, pra você ver se ele é compatível com o animal de estimação que você tá procurando. E se for o seu bicho ideal, você também vai encontrar aqui como cuidar de um porquinho da índia.

Pra começar mancebo, o porquinho da índia na verdade não vem da índia! Ele é muito mais próximo do que você pensa. Ele é vizinho nosso aqui do Brasil, tendo origem nos Andes do Peru, Chile, etc.

Porque ele recebeu esse nome?

Bom, você lembra que quando você era um mancebinho, você viu na escola que, quando descobriram o Brasil, achavam que aqui era a Índia? Então, por isso ele tem esse nome. Mas o porquinho, isso não tem motivo não.

Deve ser porque ele faz uns barulhinhos que lembram um porco.

E ele não tem um nome só não! Também é conhecido como preá por algumas pessoas, mesmo o preá sendo um animal não domesticado que vive na natureza.

Bora conhecer mais dessa mini capivarinha! (Fala sério, não parece uma mini capivara?)

capivara

Características

porquinho-da-india

Esse camaradinha é um roedor manso e se dá muito bem com crianças.

Tem os dentes incisivos dos roedores que nunca param de crescer, então eles precisam desgastar os dentes, tanto com alimento ou com brinquedos e coisas para roer.

Ele é assustado por ser uma presa na natureza, é um comportamento normal. Ele vai demorar um pouquinho pra se habituar a casa, então não force a barra tá bom? Mais pra frente eu vou te mostrar como fazer com que ele se acostume com você e como você deve agir nos primeiros dias, calma aí seu precoce.

A média de vida dele é de 5 a 8 anos, o que é muito bom comparado a roedores menores que só vivem até uns 3 ou 4 anos. Mede em torno de 20 a 25 centímetros quando adulto.

Outra coisa que o diferencia de outros roedores é que ele não escala, nem pega o alimento com as patinhas, mas pode aprender truques.

Ele é um bichinho sociável, então é bom que você tenha pelo menos 2. Sério mancebo, se isso é um problema pra você, você pode escolher outro bichinho. Nem todos gostam de viver em grupos. Se você quer um bichinho pequeno pra ter um só, é melhor você ter um hamster. Mas antes de ter, dá aquela pesquisada ou clica aqui.

porquinhos-da-índia

Mesmo você tendo 2 porquinhos, você vai precisar interagir com eles mancebo, não tem jeito. Se não é isso que você procura em um pet, existem diversas opções. Mas o porquinho da índia é assim, então com relação a isso, não tente mudar ele e escolha certo, tá ok?

Como cuidar de um porquinho da índia

Habitat

Por conta de ser um roedor, ele não pode ficar solto pela casa sem a supervisão do dono, já que ele pode roer um fio, móveis ou entrar em algum lugar que não devia. Por isso que é preciso ele ter uma gaiola pra ficar quando você não puder ficar de olho nele.

Pode ser gaiola, pode ser cercadinho. Só garanta que é um espaço apropriado para ele e que não apresente perigos como prender as patinhas e tal.

Mas ele vai precisar ser solto todos os dias, para fazer exercícios, correr, brincar, etc.

como-cuidar-de-um-porquinho-da-índia-pela-casa

Não é só porque ele vai ser solto pela casa que você não precisa ter uma gaiola de um tamanho descente. Não seja mequetrefe e providencia uma gaiola com um tamanho adequado.  Um tamanho bom de gaiola é 80 a 100 centímetros de comprimento. Mas já sabe né mancebo? Quanto maior, melhor!

Outra coisa, não deixa o porquinho isolado. Deixa a gaiola dele onde você e as pessoas da casa passam mais tempo. Só não coloca onde é fácil de alguém tropeçar ou derrubar a gaiola do porquinho.

Deixar ele pra fora de casa não é uma opção, ele é um animal sensível a temperatura. Em dias um pouco mais agradáveis, você pode deixar com que ele brinque lá fora, mas fora do alcance de outros animais e possíveis predadores, longe de ralos, fios e qualquer lugar que represente perigo para ele. Lembra também de supervisionar ele quando estiver fora da gaiola também, beleza?

Acessórios

Apesar desse tópico chamar acessórios, dentro do cercadinho ou gaiola vai ser preciso você ter alguns itens essenciais como bebedouro, comedouro, toca e brinquedos.

Começando pelo bebedouro, escolha um bebedouro para roedores. Dele tem de diversos preços, é só pesquisar e é fácil de achar, ok? A vasilha também pode ser usada, inclusive é indicada por algumas pessoas por ser mais natural, mas ela faz mais sujeira e é mais fácil de molhar o seu bichinho.

O comedouro pode ser um potinho, tem em pet shops ou você pode fazer ele com um pote mesmo, só não vai escolher um potão e lotar ele de ração, beleza? Coloque a quantidade necessária para o seu porquinho da índia.

Como eu já disse antes, eles são animais que na natureza são presas e adoram ficar entocados. Além disso, seja legal e providencia essa toca pra ele se esconder da sua cara feia.

Os brinquedos eu vou falar mais pra frente, mas são prioridade também, tá bom?

Uma dica muito importante mancebo, providencie a toca e os brinquedos próprios pra roedores. Porque por eles roerem as coisas, esses itens não podem ter tinta tóxica. Tocas e brinquedos especializados para roedores já terão esse cuidado e você não vai ter com o que se preocupar.

Substrato

Tem gente que usa serragem, outros usam soft (sim, o tecido mesmo). Já conversa com o veterinário sobre isso, certeza que ele vai indicar um substrato excelente pro seu pet!

O que porquinho da índia come

Existe ração pra porquinho da índia, que tem todas as vitaminas e nutrientes que ele precisa. Não inventa de dar ração de outro roedor pra ele. Não importa qual seja, cada roedor tem necessidades e dietas diferentes.

Mas a alimentação deles não deve ser só de ração como de cachorro e gato. Frutas, feno e verduras também fazem parte da dieta do porquinho da índia.

O feno é o que não pode faltar, pois tem todas as fibras que eles precisam para que o intestino funcione bem. Mas cuidado! Pro porquinho da índia não é feno de alfafa, é só feno ou capim! O feno de alfafa, no caso dos porquinhos-da-índia, é só para filhotes abaixo dos 6 meses, gestantes e lactantes.

Eles também precisam de vitamina C, que pode ser conseguida através da alimentação ou por suplementação dessa vitamina.

Cada tipo de alimento deve ser dado em frequências diferentes. Dá uma olhada:

Verduras- 2 vezes no dia

Frutas- 2 vezes por semana

Ração- antes de dormir, todos os dias

Feno ou Capim- o tempo todo, não pode faltar

Os alimentos permitidos:

Tomate, pepino, beringela, pimentão amarelo e o verde, jiló,chuchu, abóbora, escarola, chicória, almeirão, escarola, rúcula, abobrinha, pepino, framboesa, morango, amora, goiaba, banana, maçã, melão, manga, melancia, carambola, pera, kiwi, agrião, salsinha, coentro, espinafre, rúcula, mostarda,rabanete, cenoura, beterraba, pêssego, damasco, mamão, etc.

Evite laranja, abacaxi, acelga, couve flor, brócolis, alface. O alface pode causar diarreia e a acelga, couve-flor e brócolis causam gases nos porquinhos da índia.

como-cuidar-da-alimentação-de-um-porquinho-da-índia

Mas atenção mancebo! Todos os alimentos devem ser lavados e ter as sementes retiradas antes de serem dados para o porquinho da índia. Você pode picá-los também.

Outra coisa que ele come : cocô! Mas não se espanta, isso é normal.

Alimentos que não pode dar:

Grãos, carnes, uva, leite e seus derivados, ovos, abacate, cogumelos, chocolate, batata, figos, mandioca, pimenta, uva passa, cebolinha, frutas cristalizadas e cheiro verde.

Brinquedos de um porquinho da índia

Você pode comprar os brinquedos ou fazer. Pode fazer túneis pra eles com tubos e caixas, pode colocar feno dentro de uma meia (só não deixa ele comer o tecido), fazer labirintos com caixas e outros materiais que você tiver que não sejam tóxicos para porquinho da índia, fazer um espeto com as comidas dele (mas sem deixar o palito com a ponta afiada), enfim, usa a sua criatividade!

É importante também que você consiga brinquedos para ele roer que não sejam tóxicos, como eu falei antes.

Limpeza

Ele pode tomar banho sim, só que não direto. Pode dar a cada 3 meses, mas se tiver calor pode diminuir esse tempo pra 1 mês e meio.

“Porque não pode dar tanto banho?”

Porque esses bichinhos podem ficar com pneumonia facilmente. Então tome cuidado pra que eles não tomem muita friagem.

Por conta disso, quando der banho, seque ele com secador. Mas presta atenção e não deixa o secador tão perto e tão quente porque pode queimar a pele do seu porquinho.

Com relação a limpeza dos itens, limpa o potinho de comida depois que ele comer e retire os restos de comida. A água também deve ser trocada todos os dias e o bebedouro deve ser limpo.

Para a limpeza da gaiola vai depender muito do tamanho do seu porquinho, tá? Só não passa de 1 semana, pois é importante pra saúde de qualquer animal o ambiente estar limpo.

Como cuidar de um porquinho da índia nos primeiros dias de adaptação

Para começar a ganhar a confiança do seu porquinho, você pode oferecer pedaços de frutas pra ele com sua mão, assim ele vai associar você a comida e carinho.

como cuidar de um porquinho da índia

Passe tempo com ele fora da gaiola também. Como eu já disse, eles precisam de exercícios diários, e tem hora melhor pra ele ter confiança em você?

Conversar e brincar com ele também ajuda a ele confiar em você. Segurá-lo adequadamente também é importante para que ele confie em você, por isso, o próximo tópico é manejo.

Manejo

Não tem como eu deixar o manejo de fora falando de como cuidar de um porquinho da índia. Ele não é um cachorro ou um gato, e até de um pro outro tem diferença. Então também tem diferença no manejo do porquinho da índia.

Não pegue o porquinho da índia pela barriga. Dê apoio a ele nas patinhas e coloque a mão por traz dele pra servir como parede para que ele não ande pra trás e caia da sua mão ou coloque a mão em cima dele, mas sem apertar ele pra que ele não se sinta desconfortável nem inseguro.

Apesar de ser um bom animal para crianças, é sempre bom ter um adulto por perto e tomar cuidado para que o bichinho não caia. A queda pode levar a alguma fratura ou até a morte. É uma vida meu querido mancebo, precisa de cuidados.

Veterinário

veterinário

Orçamento para o veterinário tem que estar na sua mente, mesmo você sabendo como cuidar de um porquinho da índia. Eu sei que nós nunca queremos isso mancebo, mas as vezes é necessário em uma emergência ou em exames de rotina, então esteja preparado financeiramente. E não só com veterinário, mas saiba qual é o investimento necessário todos os meses para cuidar do bichinho.

Outro ponto importante, é você conhecer um veterinário de animais exóticos mais próximo da sua casa para possíveis emergências. Não é o mesmo veterinário que cuida de cachorro e gato, então pode ser mais difícil de encontrar.

Viu só como você pode cuidar de um porquinho da índia?

Então agora responde minha pergunta: O porquinho da índia é seu bicho ideal?

Até o próximo artigo.

Veja Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *