animais para apartamento

7 Dicas de Animais para Apartamento

Não é todo bicho que dá para criar em apartamento, isso é verdade! Mas, existem diversas opções de animais para apartamento que você pode ter sem ter nenhum problema, que vão além do cachorro e do gato.

A questão de saber quais animais são indicados para apartamento é  por causa do espaço, já que dependendo do animal, o espaço necessário para ele gastar energia deve ser maior. Se for um apartamento pequeno, um animal que precisa de um espaço maior para gastar energia não é indicado, prefira animais menores para os quais o espaço do seu apartamento será o suficiente para ele viver com saúde.

São tantas opções! Qual eu devo escolher?

Bom, não é apenas o espaço que seu lar dispõe que garante a boa adaptação e convívio com o seu futuro bichinho. Essa escolha depende muito de você e as pessoas que vivem na sua casa. A personalidade, rotina e ritmo das pessoas da casa deve influenciar e muito na escolha do seu bicho ideal. O que você espera de um bichinho também deve ser levado em conta, visto que, nem todo mundo quer um bichinho que vive seguindo seu dono ou um bichinho que não interage tanto e é mais independente.

Pensando em te guiar para a melhor escolha, separamos quais são os animais indicados para espaços menores, como apartamento, e pra que tipo de pessoa eles são mais indicados. Vamos lá?

1- Chinchilas

animais para apartamento- chinchila

As chinchilas são excelentes animais para apartamento. São animais muito calmos, introvertidos, dóceis e ideais para pessoas que levam uma vida mais pacata. São silenciosas e também apreciam o silêncio, visto que lugares barulhentos e movimentos bruscos assustam elas. São mais caseiras e não gostam de mudanças bruscas em seu habitat. Porém, mastigam uma variedade de objetos, então disponibilize coisas que ela possa mastigar. Precisa de espaço para andar e se exercitar pela gaiola.

Além disso, as chinchilas são muito sensíveis ao calor, é importante deixar disponível para ela um recipiente raso com pó para que ela possa tomar banho e se limpar. As chinchilas não devem tomar banho com água, visto que sua pelagem é mais densa e quando molhada causa incomodo ao bichinho.

2- Ratos e hamsters

animais para apartamento- rato

Esses animais são perfeitos para pessoas que esperam um bichinho bem brincalhão. Gostam de brinquedos e de roer coisas. Se você tiver um só e interagir bastante com seu bichinho, ele vai brincar com você. Aliás, quanto mais você interagir com ele, mais dócil e brincalhão ele será.

Ocupam pouco espaço, mas é importante que eles tenham brinquedos como rodinhas, túneis e objetos que os faça explorar seu ambiente e os mantenham entretidos. Eles são animais muito inteligentes, podendo até aprender truques.

3- Pássaros

animais para apartamento- pássaro

São fáceis de limpar, mas podem incomodar algumas pessoas devido a sua cantoria. Para quem não se incomoda com seu canto e gosta de música, são ideais, alegrando o ambiente com seu canto. A personalidade desse bichinho varia conforme a espécie. Algumas espécies são mais sociáveis e não gostam de ficar sozinhas muito tempo, outras são mais reservadas. Também podem ser mais barulhentas dependendo da espécie.

4- Répteis

animais para apartamento- réptil

Cobras, lagartos, tartarugas ou jabutis. Esses bichinhos são indicados para contempladores e pra quem tem uma rotina mais agitada por serem mais fáceis de limpar, serem mais independentes e solitários. Geralmente, eles ficam em terrários com temperatura controlada. Você pode interagir com eles mas não espere que atendam pelo nome ou brinquem.

No caso das jabutis em apartamento não é indicado elas ficarem soltas por causa da textura lisa do piso que dificulta a locomoção delas, podendo trazer deformidades nos ossos. Elas precisam ficar em terrários ou locais com chão mais rústico.

Esses animais precisam também de certo tempo expostos a luz solar para sua própria saúde. Se você quer saber mais sobre eles, temos um artigo exclusivo com 3 passos de como ter um réptil.

5- Furões

animais para apartamento- ferret

Podem viver em gaiolas também, mas precisam ser soltos diariamente com supervisão. São muito curiosos, podendo entrar em qualquer canto. Cuidado com fios expostos e janelas. São animais muito ativos e brincalhões, sendo ideais para quem curte essa agitação dos bichinhos.

6- Peixes

animais para apartamento- peixe

Alguns podem ser mais interativos, mas em geral são animais contemplativos, sendo terapêuticos e calmantes. Não exigem muitos cuidados além de comida e limpeza, precisando de pouco tempo de manutenção. Por isso, são indicados para pessoas sem muito tempo disponível para interação e limpeza. Não exigem muito espaço, dependendo do tamanho do peixe.

7- Porquinho-da-índia

animais para apartamento- porquinho da india

Eles são dóceis e fáceis de cuidar. São muito inteligentes também, podendo ser ensinados a usar a caixa de areia assim como os gatos. Criam laços fortes com seus donos, então ter tempo para interagir com esse bichinho é essencial. Eles ficam boa parte do tempo na gaiola, mas proporcione o espaço adequado para o bichinho se locomover e brincar. São indicados para pessoas que querem um bichinho carinhoso e também para crianças.

Viu só? Existem muitas opções além do cão e do gato. Só fique atento ao seu cotidiano e o que você espera do animal, pois cada espécie tem um comportamento distinto e tem necessidades diferentes. Não espere que o animal se adapte a você. Se você tiver uma rotina mais agitada e seu animalzinho gosta de socializar com você, não adianta você querer que ele entenda que você não tem tempo pra brincar com ele. Saiba que qualquer animal precisa de cuidados, atenção, limpeza.

Não compre animais por impulso, essa deve ser uma decisão consciente, entenda que o animal é pra toda a vida, ele não é um objeto, é um ser vivo que precisa comer, se exercitar, ficar em um ambiente limpo e que pode ficar doente. Então esteja preparado para suprir todas as necessidades e também para levá-lo ao veterinário se preciso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *