Você já viu ou ouviu falar desse bichinho? O gecko é um lagarto que possui uma grande diversidade de cores e características, por isso ele tem diversas subespécies. Então focaremos nas 3 principais. Sendo um animal exótico, a grande maioria das pessoas não o conhece, mas que tal conhecer esse bichinho mais a fundo?
Gecko leopardo
Também conhecido com Lagarto Leopardo ou Lagartixa Leopardo, esse animal é originário do Oriente Médio. Seu nome vem por conta da sua coloração semelhante a de um leopardo (amarela cheia de manchinhas pretas). Mas embora tenha esse nome, devido a mutações genéticas, pode ser de algum padrão diferente do de leopardo. Conheça algumas características dessa espécie:
- Mede entre 22 e 27 centímetros
- Tem um período menor de atividade no inverno
- São comuns como pet
- Trocam de pele
- É carnívoro (insetívoro)
- Possui uma cauda mais gordinha, um formato muito interessante e diferente
Gecko de crista
- Também conhecido como Lagartixa de Crista, Lagartixa da Nova Caledônia ou Lagartixa de Cílios. Enfim, esse animal é conhecido por diversos nomes, mas um deles vem de onde essa espécie foi redescoberta: Nova Caledônia, Oceania. Achava que esse bichinho estava extinto, mas o que salvou essa espécie da extinção foi a criação em cativeiro. Conheça algumas de suas características:
- É onívoro
- Tem sua calda mais fina que a do gecko leopardo
- Sua cauda auxilia ao escalar
- Tem hábitos noturnos
- É ótimo saltador
- Também solta a cauda quando ameaçado, mas não a regenera
- Tem o hábito de subir em árvores
- Não tem pálpebras, por isso, costumam lamber os olhos
Gecko doméstico (famosa lagartixa)
Essa é a famosa lagartixa que vemos nas casas, mas ela é originária da África. É importante saber que esse bichinho é um excelente controlador de pragas. Sabe aqueles insetos que você não gosta? É o alimento dele. Então não mate esse animal, ele tem uma função fantástica e importantíssima pro nosso ecossistema. Conheça algumas de suas características:
- Gosta de lugares úmidos
- Tem hábitos noturnos
- Possui microcerdas nas patas, que fazem elas ficarem paradas na parede e no teto
- Assim como as espécies acima, solta a cauda para enganar predadores, depois ela se regenera
- Não trasmitem nenhuma doença
- Mede entre 20 a 110mm
Quantos anos vivem?
Embora tenham características parecidas, sua longevidade varia de acordo com sua espécie. O Gecko Leopardo, por exemplo, vive entre 15 e 20 anos. Já o Gecko de Crista vive cerca de 15 a 20 anos também. Mas o Gecko Doméstico (Lagartixa Doméstica) vive cerca de 8 anos.
VEJA TAMBÉM:
Como Fazer Um Terrário Para Um Gecko Leopardo