esquilo-da-mongólia

Esquilo da Mongólia – Como Cuidar desse Roedor

Faala meu caro mancebo! Hoje vim trazer aqui um conteúdo completinho de mais um roedor, o esquilo da mongólia ou gerbil, que é outro nome que ele tem.

Você já ouviu falar desse bichinho? Talvez você já tenha visto ele em algum pet shop por aí. Ele lembra um hamster pelo seu tamanho pequeno, mas tem algumas diferenças que vão além do rabo comprido!

Bora conhecer ele!

Características do Esquilo da Mongólia

Esse camaradinha vem de regiões desérticas, por isso ele consome pouca água e costuma cavar e amar ficar em tocas. Por isso, mais pra frente eu vou te mostrar uma forma simples e barata de entreter esse bichinho preservando seu comportamento natural.

Seguindo, ele é um animal bem limpo e dócil, tanto que é raro um gerbil morder alguém. Ele só vai morder pra se defender se não tiver como ele fugir, por exemplo, se você estiver amassando o bichinho com essa mão bruta e estiver machucando ele.

Mas infelizmente, o esquilo da mongólia vive torno de 3 a 4 anos.

O seu tamanho varia de 9 a 12 centímetros, sem contar com a cauda, que mede aproximadamente o mesmo que o corpo.

Diferente de outros roedores, ele não é um animal de hábitos noturnos como outros roedores como ratos, hamsters etc. Na verdade ele tira cochilos durante o dia e dorme durante a noite. É um pet silencioso, ótimo saltador e adora correr.

esquilo da mongólia

É melhor ter 1 ou mais de 1?

Por ser um animal bem sociável, o esquilo da mongólia é um animal que não pode ser criado sozinho. Dê preferência para criar pelo menos 2 juntos. Se não pode ter 2 você pode optar por um outro bichinho, como o hamster que não pode conviver com um colega de quarto. Saiba mais sobre ele aqui.

Não deixe machos e fêmeas na mesma gaiola para não procriar, pois os roedores tem crias rapidamente e nunca é um só. E em pouco tempo, já podem ter crias de novo. Então certifique-se de deixar animais de mesmo sexo na mesma gaiola.

Habitat

O habitat do seu esquilo da mongólia pode ser feito com caixa organizadora, aquário ou gaiola. Para a caixa organizadora e o aquário, lembre-se de garantir que tenha como o ar circular lá dentro do habitat.

Para gaiolas, garanta que seu bichinho não escape por causa da distância das grades.

Você pode colocar alfafa em um cantinho para seu esquilo da mongólia dormir, eles adoram isso! Tanto que eles podem acabar levando a alfafa para a toca para seu cafofo ficar mais confortável.

Falando em toca, você vai precisar colocar algumas coisas dentro da gaiola para que ela seja um lar de verdade pro seu bichinho. Nela vai ter que ter uma toca, bebedouro, substrato e brinquedos. Mas cada um desses itens eu vou detalhar mais pra frente.

Lembra que eu falei que ele gosta de correr? Então, ele tem que ter espaço suficiente para que brincar e correr.

Claro que você vai ter que soltar seu bichinho pra brincar e correr, em cima da cama ou pela casa, mas lembre-se de ficar de olho nele e tampar qualquer buraquinho que seja perigoso para ele.

Água

Como todo bichinho, ele deve ter água sempre disponível para beber e ela deve ser fresca e limpa.

Para colocar a água, você deve ter um bebedouro para roedores, de preferência com o bico de ferro para que não quebre e seu bichinho não roa, se não vai molhar o substrato e seu bichinho e vai fazer uma lambança só!

O que o esquilo da mongólia pode comer

Você tem alguma ideia do que ele comem mancebo?

Ele deve comer uma ração específica para eles ou para roedores. Para variar a alimentação, também pode dar mistura de sementes com milho, semente de girassol e amendoim. Além de verduras escuras e pequenos insetos como tenébrios e grilos.

esquilo da mongólia comendo

Alimentos Naturais

Alimentos naturais 1 vez na semana ou a cada 15 dias também são bem-vindos. Dentre esses alimentos estão:

  • arroz sem refinamento cru ou cozido
  • ovo cozido
  • ervilha natural, desidratada ou cozida (enlatada não)
  • milho natural (enlatado não)
  • lentilha natura, desidratada ou cozinha (não enlatada)
  • cenoura
  • brócolis
  • feijão cozido
  • batata cozida
  • abóbora
  • grão-de-bico
  • agrião
  • couve-flor
  • quinoa
  • soja
  • cogumelos cozidos
  • granola sem açúcar e sem adoçante
  • sucrilhos sem açúcar e sem adoçante

Frutas

De frutas pode dar para o gerbil morango, cereja (sem caroço), pêssego(sem caroço), figo, ameixa, caqui, mamão, kiwi, amora, pêra, tomate, romã, framboesa, melancia (sem caroço), coco, mirtilos, damasco, melão, uva, maçã sem semente, banana (nunca verde).

Petiscos

Como petisco você pode dar uva passa, amênoas naturais, castanhas naturais, semente de abóbora, amendoim torrado, nozes naturais e a semente de girassol que eu já citei antes como parte da alimentação.

Substrato

Precisa ser algum que ele possa cavar, já que esse hábito é bem comum e faz parte de sua natureza. Então não seja mequetrefe e coloca uma camada generosa de substrato para que ele possa fazer isso e não encontre o  fundo da gaiola tão rápido, se não, não tem graça né?

Também não precisa exagerar e colocar metade da gaiola de substrato, tá ok?

Pode usar areia de gato grossa (parece pedrinhas) sem cheiro ou serragem, com tanto que você penere para que não tenha pó em excesso na casa do seu pet. Não coloque jornal no fundo da gaiola, pois a tinta dele é tóxica e seu bichinho pode comer.

Toca

A toca você pode comprar ou fazer como você quiser. Só lembra que esse pet rói, então se for de madeira, plástico ou papelão, ele vai roer. Se você não se importa com isso e for trocando, tudo bem. Mas se quiser algo mais duradouro, tenha uma toca de outro material.

Uma dica legal e que fica muito bonita é fazer uma toca com coco seco. Aí você usa a criatividade pra deixar visualmente bonito e confortável para o seu esquilo da mongólia.

Brinquedos para o esquilo da mongólia

Rolos de papelão do papel higiênico pode servir tanto de túneis – é só colocar o tubo no ambiente do seu gerbil e cobrir a parte de cima com o substrato, deixando as laterais livres – e de brinquedo para eles roerem. Mesmo sendo usado como túneis, com o passar do tempo eles vão roer, afinal, não é a toa que eles fazer parte do grupo dos roedores, né mancebo?

brinquedo para esquilo da mongólia

Você também pode usar tubos de pvc para durarem mais, mas aí conforme a sua preferência.

rodinha de hamster

Também pode colocar rodinha para que o esquilo da mongólia gaste energia. Sabe? Aquelas rodinhas de hamster? Então, é dessa mesmo que estamos falando. Só fique atento ao tamanho que seu bichinho pode ficar e ao diâmetro da rodinha. Afinal, não faz sentido nenhum ter uma rodinha que o seu amigo não caiba dentro.

Deixar coisas para que ele possa roer é essencial para o desenvolvimento dele já que os dentes dos roedores não pram de crescer. Por isso ele precisa desgastar os dentes. Você pode tanto improvisar uma forma de fazer isso como comprar um brinquedo específico para isso.

Como diferenciar um esquilo da mongólia macho ou fêmea

É muito importante você saber isso! Vai que te falam que seu esquilo da mongólia é fêmea e na verdade é macho e você coloca com outra fêmea? Vixi, pode ter certeza, vão surgir muitos, mas muitos babys. Roedores procriam facilmente e o período de gestação é curto e ela pode ter mais filhotes em um tempo muito curto também.

Por isso vou te dar esse toque.

As fêmeas tem a parte genital mais perto do ânus do que os machos. Outra diferença entre o macho e a fêmea é que nessa área da genital, o macho tem um volume a mais.

Limpeza

limpeza

A gaiola deve ser limpa entre 1 e 2 vezes na  semana. Mas se você tiver vários desse bichinho na gaiola, pode ser preciso limpar mais vezes durante a semana. Caso a gaiola seja bem grande, você pode limpar 1 vez a cada 2 semanas. Mas conforme você conviver com o bichinho você vai descobrir de quanto em quanto tempo é bom limpar o ambiente dele.

Ele pode tomar banho?

O esquilo da mongólia é bem limpo e não precisa de banho. Mas se ele estiver com muito fedor de catinga e muito sujo você pode limpá-lo e não precisa se desesperar!

Você pode limpá-lo com banho a seco em pó ou com areia.

Você coloca mais ou menos uma colher de sopa do pó dentro de um potinho e deixar por alguns minutos para seu gerbil se limpar. Depois retire.

Caso ele nao se banhe, você pode colocar um pouco de pó em cima dele com o dedo e espalhar. Escove ele com uma escova de dente com cerdas macias que nunca foi usada e delicadamente, até sair o excesso do pó.

Não é recomendado que ele seja banhado com água, porque ele pode não secar direito e ficar doente.

Eai? Descobriu se o esquilo da mongólia é seu bicho ideal?

Viu só mancebo? Quantas opções de pet você tem? Não precisa forçar e ter um bicho que não tem nada a ver com você só pra ter um amigo.

Já descobriu qual é o ideal pra você? Se não, veja os outros artigos do nosso blog e descubra qual é o melhor pra você.

Até o próximo artigo!

 

Veja Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *