Se você é um amante de jabuti você precisar ter alguns conhecimento especiais. Pensando nisso, vamos te mostrar como fazer um terrário para jabuti no quintal. Para quem preza o bem estar do bichinho de estimação proporcionar um lugar grande e adequado para ele é primordial. E se for no seu quintal, melhor ainda!
Nós já falamos em outros artigos sobre a criação de um terrário, no entanto, para cada animal ele terá suas especificidades e com o jabuti não seria diferente. No entanto, diferente da maioria dos terrários, vamos te ensinar como fazer um no seu quintal. Dessa forma você aproveita o espaço e proporciona uma qualidade de vida ainda maior para o seu pet.
Montar um terrário para Jabuti no seu quintal não é algo muito complexo, entretanto, é necessário estar atento a alguns pontos que geram segurança ao seu jabutil
O quintal adequado
Um dos pontos mais importante que você deve se atentar é que nem todo o quintal é adequado para você soltar sua jabuti e deixá-la livre, leve e solta.
O aspecto do chão é muito importante para a saúde dela. Chão com piso ou mais áspero, não são indicados para jabutis. E tem motivo!
O piso é muito liso para o jabuti caminhar por ele, até porque ele é um réptil pesado. Esse tipo de piso pode causar deformidades nas patas do seu jabuti. No caso do chão áspero a situação é um pouco diferente. Ele não irá causar nenhuma deformidade, porém pode machucar a sua jabuti de outras formas.
“Então, como fazer um terrário para o jabuti no meu quintal se eu tenho esse tipo de chão?”
Nesse caso ou você muda o piso ou faz uma parte do quintal que seja adequada para o seu pet, que seria um chão de grama ou terra, algo mais natural e simular a floresta.
Leia agora: Terrário para iguana: como fazer um
Afinal, como fazer um terrário para jabuti no meu quintal?
Bom, vamos por partes.
Primeiro vamos para o caso em que você tenha esse quintal mais natural que eu falei antes. Nesse caso, você vai precisar ter uma toca para sua cascuda, bebedouro e um pote pra comida. A toca é para ela se esconder e descansar quando não quiser papo com você e o restante é para ela se hidratar e se alimentar adequadamente.
Vale ressaltar que não é qualquer bebedouro que pode ser colocado no terrário para jabuti. Tem que ser um bebedouro raso pra que ela saia dele com facilidade caso ela queira entrar. Lembrando: JABUTI É TERRESTRE! Ela não é um cágado e nem uma tartaruga, portanto ela não nada. Não separe um espaço para colocar um pequeno lago ou qualquer coisa que ela possa nadar, caso contrário seu jabuti pode acabar partindo dessa para melhor.
Leia agora: O que é Tartaruga?
Outro ponto importante com relação a água é que você precisa colocar o bebedouro na parte mais fresca, onde não pega sol direto. Deixa na sombrinha. Inclusive isso tem que ser feito com a toca e o pote de comida também, tá ok?
Já no segundo caso, que é você ter um quintal que não está preparado para seu jabuti, você pode separar um espaço que você vai colocar terra ou grama. Você pode fazer essa divisão com madeira, tijolo, ou outro material, mas o importante é separar pra que ela não vá andar no piso.
Ai depois de separar (fazer tipo murinhos) você pode colocar a terra. Em seguida, coloca a toca, o pote com água e o pote de comida e voilá! Está pronto o espaço pra sua jabuti!
Ah! E não esquece de decorá-lo com plantas e coisas mais naturais. Dessa forma você irá proporcionar um terrário para jabuti bonito e ainda mais aconchegante
Leia agora: Como cuidar de um jabuti
Informações importantes
Não é muito aconselhável deixar uma jabuti filhote no quintal, por ser mais sensível, como todo filhote, e também porque pode ser pego por algum predador. A menos que você coloque uma proteção para que nenhum animal consiga pegá-lo e fique de olho o tempo que ele estiver no quintal.
Atenção! A proteção é necessário, no entanto ela não pode cobrir totalmente o local, caso contrário seu filhote de jabuti pode ficar sem ar. Certifique-se de que tenha como o ar circular no terrário externo do seu pet.
Agora sim! você sabe como fazer um terrário para jabuti no quintal!
Até o próximo artigo!