Como criar pato de estimação? Veja os cuidados com o animal

Como criar pato de estimação Veja os cuidados com o animal
Como criar pato de estimação Veja os cuidados com o animal - Reprodução Adobe Stock Grátis

Está pensando em criar um pato de estimação? Saiba que é preciso conhecer os costumes e cuidados necessários para esse animal.

Muito fofo e bonitinho, cada vez mais brasileiros estão decidindo ter patos de estimação em casa. Apesar de não ser um pet convencional, quando criado adequadamente, os patinhos são muito dóceis, amigáveis e carinhosos.

Então, se você quer ter esse amigo para chamar de seu, saiba que, além de saber como cuidar dele, é preciso preparar o ambiente para recebê-lo.

Hoje separamos todas as informações e dicas necessárias para que você possa ter um pato de estimação e aproveitar todos os benefícios de ter um amigo com penas!

Leia também: Quais os principais tipos de peixe para aquário?

Dicas para ter um pato de estimação

Dicas para ter um pato de estimação
Dicas para ter um pato de estimação – Reprodução Adobe Stock Grátis

Antes de trazer um pato de estimação para sua casa, é necessário conhecer melhor esse animal tão carismático!

Você sabia que os patos são extremamente inteligentes e adoram interagir com todos à sua volta? Assim, o ideal é que você tenha tempo para cuidar e dar atenção regularmente ao seu bichinho.

Além disso, ao contrário do que se pensa, os patos atendem ao nome que lhe foi dado, além de ter uma comunicação muito boa. Outra dica importante é, que por serem tão sociais e comunicativos, não é recomendado criar seu pato sozinho. Por isso, aposte em uma dupla para que façam companhia um ao outro.

Por fim, esses animais são muito brincalhões e gostam de brinquedos que interagem com eles. Além disso, também é possível ensinar alguns truques simples, que, por conta de sua inteligência, eles aprendem rapidamente.

Sendo assim, um pato de estações pode ser companhia perfeita para todos, desde crianças, até adultos e idosos!

Cuidados com o ambiente de seu pato de estimação

Um ponto indispensável a se pensar para quem desejar um pato de estimação, é sobre o ambiente onde ele será criado.

Para garantir a felicidade e a saúde do animal, o ideal é ter um quintal grande com espaço para ele passear e brincar. Além disso, providencie também um espaço coberto e confortável para os momentos de descanso.

Ademais, os patos precisam de um contato regular com a água. Assim, providencie algo que se pareça com uma lagoa, para que ele possa nadar. Isso pode ser feio com uma bacia grande, ou mesmo com uma piscina.

Contudo, o espaço seco para que ele possa circular diariamente precisa ser grande. Afinal, os patos precisam de caminhadas diárias, além de desfrutar de liberdade no dia a dia.

Outro ponto importante, é que esse local precisa ser tranquilo e protegido de mudanças climáticas e de outros animais.

Se você adotou um pato nas fases iniciais de sua vida, saiba que ele precisa de temperaturas mais elevadas para sobreviver. Para isso, você pode usar pedaços de papelão ou palhas. E não se esqueça que os filhotes não podem ter contato com água nessa fase.

Por fim, lembre que os filhotes de pato não podem ter contato com o mundo exterior, pois são muito frágeis. Assim, espere pelo menos até que eles completem 2 meses de vida.

Veja agora: Cachorro lambendo a pata: o que isso pode significar?

Como deve ser a alimentação desses animais?

Outra dúvida comum para quem adota um pato de estimação, é sobre o que esses animais comem. Para quem deseja criar um pato, saber como deve ser sua dieta é muito importante para garantir uma vida longa e saudável a seu amigo.

Veja abaixo algumas perguntas frequentes e esclareça diversas dúvidas a respeito da rotina com um pato de estimação!

Com o que tratar de um pato?

A alimentação dos patos é muito diversa, afinal, eles possuem níveis baixos de exigência nesse quesito.

Você pode tratar dele tanto com ração, específica para aves. Contudo, atente- se a quantidade diária, para evitar o sobrepeso.

Para garantir a saúde e a satisfação do seu bichinho, intercale os tratos com ração com outros alimentos, como milho, quirera e até mesmo restos de comida, como arroz e macarrão.

Com que frequência devo tratar do meu pato de estimação?

Com que frequência devo tratar do meu pato de estimação
Com que frequência devo tratar do meu pato de estimação – Reprodução Adobe Stock Grátis

No caso dos patos já adultos, a comida precisa ficar em um local de fácil acesso a qualquer hora do dia. Assim, o pato pode comer quando desejar. Já no caso dos filhotes, a frequência do trato pode ser de até 5 vezes por dia.

Para garantir que não vai errar na quantidade e na frequência, consulte um veterinário para saber mais sobre as recomendações para cada raça e idade do pato.

Quanta água os patos precisam beber?

Para os patos , assim como ocorre no caso da comida, o acesso a água limpa e fresca não deve ter restrições. O ideal é posicionar um bebedouro em um local onde o pato possa acessar sempre que quiser.

Por conta de seu bico, que é maior e mais largo, o bebedouro deve conter um espaço maior e mais fundo.

Lembre-se de trocar a água e higienizar o bebedouro todos os dias. Afinal, a água pode acumular fungos e bactérias prejudiciais para o animal.

Alguns cuidados importantes com a saúde de seu pato

Se caso seu pato estiver doente, ele deve começar a mostrar alguns sinais. É preciso estar atento a isso e, caso haja necessidade, leve-o ao veterinário para averiguar o que está acontecendo.

Isso pode ocorrer perto do nariz, nos olhinhos ou mesmo nas penas do animal. Outro sinal de que algo está errado, pode ser observado nas fezes do pato. Elas podem ficar com cores e texturas diferentes.

Caso note mudanças no comportamento do animal, seja na personalidade, ou mesmo na alimentação, pode ser que ele esteja ficando doente e é hora de consultar um veterinário especializado.

Para evitar que esses problemas surjam, o ideal é limpar o local onde ele vive, dorme e como igualmente. Afinal, esses são locais propícios para o surgimento de parasitas e fungos, que causam prejuízos para seu pato de estimação.

Ademais, evite deixar seu pato exposto a mudanças do clima. Chuva ou sol em excesso também podem causar problemas de saúde ao animal.

Gostou de saber como criar um pato de estimação? Coloque essas dicas em prática e tenha esse animal carismático e muito divertido em casa!

Leia também: O que é cinomose? Entenda de vez essa doença

MARCADO: ,
Compartilhar