Cachorro lambendo a pata: o que isso pode significar?

Cachorro lambendo a pata- o que isso pode significar
Cachorro lambendo a pata- o que isso pode significar - Reprodução Adobe Stock

Você tem um cachorro lambendo a pata repetidamente e você não sabe o que isso significa? Então você veio ao lugar certo! Pois hoje vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre este assunto.

Quem tem um animal em casa, precisa estar atento aos sinais que ele transmite. Afinal, qualquer tipo de comportamento anormal, pode significar que algo está errado, ou que ele precisa de atenção.

Contudo, sem saber o significado desses sinais, você pode demorar a perceber, o que pode trazer danos a seu amigo. Por isso, vale  a pena conhecer esses costumes que eles possuem.

Então, para aprender mais sobre seu cachorro e saber tudo sobre os sinais que ele te passa, não deixe de ler até o final. Boa leitura!

Confira também: Aves de rapina: Já pensou em ter uma?

Porque o cachorro morde a pata?

Saber o porquê de seu cachorro estar lambendo a pata pode ser uma tarefa complicada. Afinal, para quem tem um pet, é muito comum ver passando a língua por várias partes de seu corpo durante o dia.

Contudo, caso isso comece a acontecer com uma frequência maior, pode ser um sinal de que algo não está bem com ele.

Caso você veja seu cachorro lambendo a pata logo depois de passear, pode ser que algo tenha ocorrido durante esse tempo que vocês passaram fora de casa. Afinal, isso pode significar que queimou as patinhas, por conta da temperatura do chão, o que o faz sentir desconforto na região.

Isso ocorre por conta das chamadas “almofadas digitas”, localizadas nas patas do cachorro. Essas almofadas também são chamadas de coxins. Dessa forma, quando o cão anda por pisos quentes, elas sentem e causam esse desconforto.

Ademais, o cão também pode estar mordendo as patas por conta de coceira ou irritação. Isso ocorre, muitas vezes, por conta de pequenos ferimentos.

Ao passear pela rua, ou pelo parque, seu amigo pode acabar pisando em um caco de vidro, ou mesmo uma pedra pontiaguda, o que causa lesões. Assim, ele deve estar com alguma dor leve ou incômoda na região.

Cachorro lambendo a pata: alguns outros motivos comuns

Cachorro lambendo a pata
Cachorro lambendo a pata – Reprodução Adobe Stock

Outro motivo, que justifica o cachorro lambendo a pata, pode ter natureza emocional ou até mesmo psicológica. Caso esteja passando por muito estresse ou ansiedade, por exemplo, o animal acaba desenvolvendo esse hábito, na tentativa de aliviar essas sensações.

Ademais, os cães podem começar a lembrar as patinhas, por conta de problemas dermatológicos. Como algumas raças têm a pele mais fina e sensível, podem desenvolver irritação por vários motivos, mais facilmente.

Por fim, alguns parasitas, como a pulga, o carrapato e os fungos, podem ser os responsáveis pelo aumento da frequência de lambedura da pata de seu cachorro.

Afinal, esses animais causam um desconforto extremo, além de transmitirem doenças sérias ao cão. Por isso, caso veja seu cachorro lambendo a pata, de uma boa conferida e suas condições físicas.

Veja agora: Como cuidar de Spitz Alemão?

Como cuidar das patinhas de seu amigo?

Como cuidar das patas do cão
Como cuidar das patas do cão – Reprodução Adobe Stock Grátis

Apesar de ser um hábito costumeiro das mais diversas raças de cachorro, é importante observar se o animal está lambendo a pata com uma certa frequência.

Afina, com a umidade transmitida pela língua, que fica acumulada quando eles repetem esse movimento por muitas vezes, alguns fungos e bactérias podem surgir no local.

No entanto, você pode utilizar algumas dicas para evitar cachorro lambendo a pata frequentemente. Confira algumas opções:

  • É importante escolher o momento certo para levar seu pet para passear. O ideal é no início da manhã, ou no fim da tarde. Nesses horários, a temperatura do chão está amena e não deve causar danos as patas do animal;
  • Sempre teste a temperatura do chão antes de sair com seu cachorro. Faça um teste simples de colocar a mão e sentir. Caso esteja elevada, deixe para sair em outro momento;
  • Se notar que seu cachorro está estressado ou ansioso, planeje algumas atividades para aliviar esses sintomas. Gastar a energia acumulada o ajuda a se manter mais calmo e relaxado. Se notar que esses condições estão começando a afetar a saúde do pet, procure um médico veterinário;
  • Caso perceba que seu cachorro lambendo a pata por conta de pulgas, carrapatos ou outros parasitas, o mais indicado é procurar a ajuda de um médico veterinário. Assim, ele poderá recomendar o melhor tratamento, de acordo com a idade, o tamanho e o peso de seu pet.

Assim, você pode evitar que o problema se agrave, além de proporcionar momentos mais tranquilos e divertidos para seu amigo de quatro patas!

Como evitar cachorro lambendo a pata?

Como já vimos, uma das principais causas de cachorro lambendo a pata, é a coceira na região. Isso pode ocorrer por diversos motivos, desde queimaduras, pequenos ferimentos, ou até mesmo parasitas.

E para evitar que isso aconteça, o ideal é adotar algumas medidas preventivas simples, mas que fazem toda a diferença na qualidade de vida de seu amigo.

Veja algumas ideias a seguir!

  1. Hoje em dia, é possível encontrar sapatinhos e meias, específicos para os cachorros. Por isso, se seu cão tem a ata sensível, pode valer a pena tentar;
  2. Mantenha seu amigo em um local sempre muito bem limpo, organizado e higienizado, para evitar a proliferação de fungos e bactérias em suas patinhas;
  3. Utilize produtores e cremes cosméticos específicos para cães, na região das almofadas digitais de seu cão, para aumentar a hidratação e evitar o ressecamento e as rachaduras;
  4. De banhos e tosa em seu amigo regularmente. Quando os pelos ficam grandes e sujos, tendem a se tornar um local propício para a proliferação de parasitas.

Assim, você vai deixar seu amigo sempre muito bem cuidado. Além de diminuir a chance de algo que cause problemas nas suas patinhas aparecer.

Dessa forma, caso veja seu cachorro lambendo a pata, preste atenção e procure saber o que está acontecendo.

Se notar que o animal lambe a pata com frequência, investigue! E caso julgue necessário, leve-o a um médico veterinário para uma avaliação.

Os cachorros são nossos amigos e companheiros. Assim, merecem ser tratados com amor, respeito e muita atenção! Fique de olho para que seu amigo de quatro patas tenha uma vida longa, saudável e feliz ao seu lado.

Leia agora: Amor animal – O remédio que não se compra em farmácia

Compartilhar