Amor animal – O remédio que não se compra em farmácia

Amor animal entre mulher e cão
Amor animal entre humano e cachorro Fonte: Pixabay

O amor animal está mudando o contexto de diversas pessoas que passam por adversidades. Em diversos locais a utilização de animais no tratamento e reabilitação de pessoas já é comum e a melhora delas é comprovada cientificamente. Conheça um pouco mais sobre a seguir.

Hoje em dia vivenciamos uma verdadeira humanização dos pets, onde a participação deles nas nossas vidas tem se tornado cada vez mais forte e relevante!!! Desde os mais comuns, como cães e gatos até os mais exóticos, os animais de estimação estão encantando pessoas no mundo todo com o famoso amor animal e, devido a isso, elas estão compartilhando suas vidas com eles cada vez mais.

Olhando para esses fatos, notamos que o envolvimento com animais voltado para o tratamento de pessoas não é algo recente e vem sendo cada vez mais implementado. A Terapia Assistida por Animais (TAA) está se tornando muito comum e seus benefícios são inúmeros!

Tratamento com animais não é recente

Criança segurando um gato
Menina segurando gato
Fonte: Pixabay

Apesar de parecer algo recente, tratamentos utilizando animais é algo que vem sendo testado há séculos e, conforme o tempo foi passando, eles foram se tornando mais certeiros e muitos resolveram estudá-lo e melhorá-lo. O amor animal pode curar e isso foi percebido há vários anos. Confira a linha do tempo:

1792- Primeiros envolvimentos para pessoas com problemas mentais

Terapia Assistida por Animais com cachorro
Terapia Assistida por Animais
Fonte: Canva Photos

Os primeiros envolvimentos foram neste ano no Retiro York, centro clínico para pessoas com problemas mentais na Inglaterra. William Tuke, pioneiro no tratamento de doentes mentais sem métodos coercitivos, usava como reforço positivo a permissão dos seus pacientes para tratar dos animais do retiro.

1867- Tratamento de pessoas com epilepsia

Em Bethel (Bielfield, Alemanha), foi usado o mesmo método no tratamento de pessoas com epilepsia. Hoje em dia, em Bethel ainda é permitido cuidar de cães, gatos, cavalos, e outros animais no tratamento dos doentes.

1944- Reabilitação de aviadores

No ano de 1944, a Cruz Vermelha patrocinou um programa no Army Air Force Convalescent, em Pawling, Nova Iorque, em que os animais eram usados na reabilitação dos aviadores.

1948- Reeducação infantil e juvenil

Amor Animal entre criança e gato
Criança se divertindo com um gato
Fonte: Pixabay

Em 1948, o Dr. Samuel B. Ross fundou em Nova Cork, a granja Green Chimneys, que é uma das instituições mais prestigiadas, a nível mundial, de reeducação infantil e juvenil através de atividades assistidas por animais.

1953- Livro “Psicoterapia Infantil Assistida por Animais”

Em 1953, o Dr. Levinson, escreveu o livro “Psicoterapia Infantil Assistida por Animais” onde relatava as suas experiências com o seu cão Jingles e com os seus pacientes mais introvertidos, que perdiam as suas inibições e medos graças à presença de Jingles.

O tratamento e ajuda através dos animais em março de 2009 começou nos consultórios. A presença do cão favorecia a comunicação entre o psiquiatra e os seus pacientes.

1966- Centro Beitostolen: Centro de reabilitação para cegos

Amor animal entre humano e cavalo
Mulher abraçando um cavalo
Fonte: Pixabay

Em 1966, Erling Stodahl, músico cego, fundou o centro Beitostolen, na Noruega, para a reabilitação de cegos, onde eram usados cães e cavalos para a realização de exercícios físicos. Mas só a partir da década de 80 é que foram feitas pesquisas científicas relevantes que provaram o benefício para a saúde humana da interação com animais, tendo começado a ser utilizada como terapia nos Estados Unidos, Reino Unido e Europa Ocidental.

1981- Adultos com problemas psiquiátricos e idosos hospitalizados

Em 1981, Samuel e Elizabeth Corson começaram a usar a terapia com animais  em adultos com problemas psiquiátricos e em idosos em hospitais. Também verificaram que a presença do animal facilitava a relação do paciente com as outras pessoas presentes na sala, nomeadamente os terapeutas.

1981- Influência de animais domésticos na pressão arterial

Amor Animal entre homem e macaco
Homem interagindo com macacos
Fonte: Pixabay

Também em 1981, o investigador Aaron Honori Katcher, que estudava a influência dos animais domésticos na pressão arterial, verificou que a pressão arterial diminuía após a pessoa acariciar um cão ou um gato. Essa diminuição podia acontecer quando apenas era mostrada uma imagem de um cão ou um gato à pessoa.

Katcher mostrou que doentes do coração que possuíam animais de estimação recuperavam a sua saúde mais rapidamente que outros doentes que não tinham. Katcher também achava que o amor animal vindo dos pets aumentava a longevidade e diminuía o aparecimento de doenças.

Década de 90 no Brasil- Primeiros centros de atendimento de Terapia Assistida por Animais

Michael Mc Cullach fez estudos com doentes com insuficiência cardíaca, desordens endócrinas, distúrbios gastrointestinais e diabetes. Ele viu que nesses doentes a presença de animais de estimação tinha efeitos positivos na diminuição da ansiedade, na socialização e na recuperação terapêutica. Na década de 90 no Brasil começam a ser implantados os primeiros Centros de Atendimento de Terapia Assistida por Animais.

O que tem sido feito?

Amor Animal entre humano e cavalo
Mão de humano unida a pata de um cavalo
Fonte: Pixabay

Hoje em dia continuam a ser feitos estudos com o objetivo de melhorar técnicas para serem implantados tratamentos e atividades que têm como objetivo melhorar a qualidade de vida do ser humano usando o amor animal que os pets podem fornecer.

Um dos lugares que tem ganhado o coração de muitas pessoas é o  ZOOFOZ, onde sua missão é promover uma experiência através do contato com os animais com uma dose de conscientização, afim de transformar vidas, o que com certeza é o cerne de toda a equipe da Bicho Ideal. 

Uma das coisas que mais nos emocionou, foi um acontecimento contado pelo mantenedor e proprietário Eduardo Foz, que em uma certa ocasião, uma pessoa deficiente visual, ao acariciar um jacaré disse, “Esse é o animal mais lindo que eu já vi…”. Isso nos encheu de esperança de lutar e dar o nosso melhor ao levar conteúdos para você que quer um novo melhor amigo.

Então se você ficou curioso sobre o projeto lindíssimo realizado pela equipe do ZOOFOZ, visite o site deles zoofoz.com.br, agende uma experiência incrível com vários animais diferentes e promova um contato diferenciado com eles juntamente com sua família!!!

Animais de estimação diferentes são muito bem indicados para os diversos tipos de pessoas! Esses animais possuem suas peculiaridades que os fazem únicos e perfeitos melhores amigos. Pode parecer que um jacaré ou uma cobra não podem fornecer o amor animal necessário. No entanto, todos os animais são capazes de acalmar e acolher qualquer pessoa que precise dele. Não se esqueça disso!

VEJA TAMBÉM:

Compartilhar