coelho- coelho com ovos de páscoa

Coelho – O Lado Escuro da Páscoa

O coelho é símbolo da páscoa, principalmente para crianças. Ele é um pet muito fofo.

Porém meu caro mancebo, na páscoa cresce o número de procura por coelhos e isso inclui os de verdade. Mas isso não é bom e nós vamos te explicar o porquê.

O Lado Escuro da Páscoa para o Coelho

coelho - coelho abandonado

O principal problema é que, do mesmo jeito que cresce a busca por coelho na Páscoa, cresce o número de coelho abandonado após a Páscoa. Assim como ocorre com cachorros e gatos, os coelhos são abandonados sem um pingo de compaixão na rua.

“E daí?”

Lembre-se que esses animais existem na natureza sim, mas não foram criados nela, vieram de criadouros. Então, ao serem soltos na natureza, eles não sabem “se cuidar”, podendo ser atropelados e servirem de presa para algum animal.

Muitas pessoas adquirem o coelho simplesmente por achar ele bonitinho e fofinho e nem sequer sabem o que o coelho come!

Tem casos que os pais compram o coelho pra dar para os filhos por achar que é uma ideia boa e que os filhos vão cuidar.

Também tem casos em que as pessoas decidem presentear alguém com um coelho por ser Páscoa.

Todas essas decisões são tomadas cegamente e podem levar ao abandono do animal dias depois da data por ele não atender a expectativa do dono. Uma realidade muito triste.

Como Resolver Esse Problema?

coelho

Para começar, animais não devem ser dados de presente para alguém. É necessário mais do que “achar bonitinho” para adquirir um pet. É preciso saber mais sobre ele, para que nem você nem o coelho tenha transtornos, como o abandono e o estresse de ambos.

Segundo ponto muito importante é que, mesmo que o animal seja pro seu filho, você terá que pesquisar mais sobre o animal e instruir ele a fazer o mesmo. Independente se a criança falou que vai cuidar do bichinho, não é só ela que vai cuidar e muita das vezes você vai ficar com a responsabilidade. Ele não pode depender apenas da sua vontade no dia. Ele precisa de cuidados.

Todo animal domesticado precisa que você mantenha o habitat limpo, água fresca disponível e alimento. Essas não são as únicas coisas essenciais, mas é regra geral para todos os pets.

Quero um Coelho e Agora?

coelho- coelho na palma da mão

Mesmo que você queira o pet você precisa, antes de comprá-lo ou adotá-lo, pesquisar mais sobre ele. Coisas como:

  • o que ele come
  • onde vive (habitat)
  • tamanho ideal para a casa dele
  • temperamento
  • tempo de manutenção
  • orçamento

Assim como uma pessoa, o coelho tem um custo financeiro, assim como todo animal, sendo comprado ou adotado, você precisa ter em mente que o animal pode precisar de medicamento, vacina, manutenção no seu habitat, etc.

Por isso é imprescindível conhecer bem o coelho antes dele ir para sua casa. Cada animal tem temperamento e características diferentes uns dos outros. É preciso conhecer as peculiaridades do coelho antes para saber se ele é adequado para sua rotina e com o que você espera de um pet.

É bom você lembrar que nenhum animal é objeto. Nenhum animal deve ser jogado fora por causa da irresponsabilidade de seres humanos! Se quer um bicho, conheça-o antes, pesquise antes e cuide direito seu mequetrefe!

Veja Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *