No universo de uma criança, o impacto de um animal pode ser poderosamente positivo para seu desenvolvimento. Dos animais para crianças, como cães e gatos, até os mais exóticos, como cabras e porcos, eles são excelentes companheiros para os pequenos. Conheça os benefícios desses pets.
Já podemos notar que os animais estão cada vez mais presentes em nossas vidas, proporcionando inúmeras experiências e incentivos. Além do cão e do gato, outros animais um pouco “diferentes” estão “roubando a cena”. Répteis, aves e até mesmo roedores podem ser uma ótima opção de pet para crianças, mas é importante observar que o pet tem que ser escolhido de acordo com personalidade e energia da criança, espaço disponível, se você passa muito tempo fora de casa, etc.
Seguindo essa linha de raciocínio, a Escola Infantil Flor da Vida, localizada na Zona Sul de São Paulo, defende com “unhas e dentes” a importância dos animais no desenvolvimento das crianças. Segundo a mantenedora e proprietária da instituição, a proposta de educação infantil tem como fundamento principal a natureza. Ela explica:
“A natureza meio ambiente, a natureza dos outros seres vivos e a natureza de cada ser. Somos todos interdependentes e precisamos uns dos outros para aprender a conviver e evoluir. Os animais na escola contribuem muito para que as crianças possam observar, cuidar, compreender e interagir. As galinhas nos ajudam com a matemática dos ovos.
As crianças contam os ovos diariamente e consequentemente os multiplicam aprendendo a quantidade semanal. Os patos, às vezes humorados, outras vezes aparentam mau-humor, mas pode ser somente a aparência… como saber realmente o que cada um deles está sentindo? Os coelhos, tem seus momentos de calmaria, outras de agitação, brincam de pega-pega, cavam suas tocas, se são fêmeas cuidam umas das outras. Os porquinhos da índia, medrosos, desconfiados, se esforçam para vencerem a sua timidez, mas superam-se através da necessidade de compartilharem o mesmo alimento”.
É uma alegria vê-los juntos!
Ela também diz:
“A arte de conviver com suas características, individualidades, necessidades e é claro diferenças! Somos visitados diariamente por insetos fantásticos. Já sabemos como é a metamorfose das borboletas e das joaninhas, elas sentem-se seguras na nossa escola para transformarem-se. Com a natureza aprende-se tudo. Os animais são instrumentos valiosos para as crianças. Muitas crianças não conseguem se colocar no próximo, mas ao tentar fazê-la se colocar no lugar de um animal, fica mais fácil fazê-la vivenciar a experiência e entender a mensagem. Os animais possuem suas forças e suas fragilidades. Assim como nós!”
Não deixe de conhecer este trabalho fantástico que mostra como os animais para crianças fazem diferença, visite o site www.escolainfantilflordavida.com.br e os acompanhe nas redes sociais -> Escola Infantil Flor da Vida.
Com esse exemplo de instituição, vemos o quão importante é a presença dos animais na formação das crianças. Por isso, separamos 5 benefícios dos animais para as crianças. O número 5 vai te surpreender.
Por que animais de estimação são indicados para crianças?
Animais para crianças são ótimas opções para ensinar os pequenos a ganhar responsabilidade e aprender mais sobre a vida. Conheça os grandes benefícios de criar as crianças próximos aos animais abaixo.
1- Ensinam senso de responsabilidade
Quando uma criança tem seu bichinho de estimação, ela tem que cuidar da alimentação, higiene e bem-estar do animal, aprendendo assim como é importante cuidar dos outros e ser responsável. Devido a isso os animais para crianças causam um grande benefício, pois desde cedo já ensinam hábitos cruciais.
2- São uma ótima companhia
Muitas crianças conversam com seus animais de estimação e acreditam que eles entendem o que elas estão sentindo ou dizendo, se tornando um confidente para elas, formando uma relação duradoura e positiva.
Atualmente, é muito comum que os pais da criança tenham uma jornada de trabalho mais prolongada, fazendo com que os pais passem menos tempo do que gostariam com os filhos. A presença de um animalzinho faz com que a criança não se sinta tão sozinha quando os pais não estão em casa.
3- Ambos tem a mesma energia para brincadeiras
Os animais para crianças amam brincar, assim como os pequenos. E haja pique para acompanhar os pequenos! Tanto filhotes de animais quanto de humanos. Juntando os dois então, pode ter certeza, serão companheiros de aventuras e brincadeiras!
4- Contribuem para o desenvolvimento da criança
Crianças com animais de estimação tem autoestima mais elevada e podem ter uma interação melhor, tanto com crianças como com os adultos. Também demonstram mais aptidões sociais do que aqueles que não tiveram um pet na infância.
Além disso, os animais também ensinam as crianças sobre a vida e a lidarem com perdas.
5- Sistema imunológico mais forte
Em média, crianças que convivem com pets tem o sistema imunológico mais forte. Isso se deve a maior exposição a sujeira e bactérias quando ela interage com um animal. Além disso, é menos provável que crianças que convivem com animais de estimação tenham alergias ou asma.
Quais são os animais mais indicados?
A escolha do animal vai variar de acordo com sua rotina, personalidade da criança, seu tempo disponível, seu orçamento e o que você espera. Você pretende cuidar também do bichinho ou espera que a criança cuide, na maior parte do tempo, sozinha? Respondendo essa pergunta, analise os animais para crianças indicados a seguir e veja qual se encaixa melhor na sua situação.
Cães
Encabeçando a lista dos animais para crianças temos os cães. Eles são excelentes companheiros para crianças devido ao afeto e brincadeiras. Porém, cachorros precisam de mais cuidados como espaço, banhos, vacinas, atenção, escovação, alimentação, limpeza. Por esse motivo a criança poderá te ajudar a cuidar do animal, mas você também terá que dividir as tarefas com ela, necessitando de tempo para passear, dar banho e levar ao veterinário.
Leia agora: 5 raças de cães para apartamento
Gatos
São excelentes animais para crianças mais pacientes. Digo isso porque os gatos são mais calmos que os cachorros, podendo não reagir bem a insistência do pequeno que é mais ativo, mas isso não significa que eles não gostam de brincar.
Dará menos trabalho que um cão, por não precisar de passeios e ser mais independente, porém é necessário preparar a casa para recebê-lo, colocando telas nas janelas, caso na sua casa não tenha, para que ele não saia para fora e se machuque. As demais coisas que são necessárias para um cachorro são necessárias para um gato também.
Leia agora: Conheça as 12 raças de gatos mais populares
Peixes
São indicados para quem nunca teve um pet e crianças bem pequenas. Como animais para crianças, os peixes precisam de um tempo menor pra limpeza e manutenção, podendo a criança cuidar do peixe praticamente sozinha. Os peixes podem viver por um bom tempo se cuidados de maneira adequada. É importante ficar atento a quantidade de comida que dá ao peixe também, pois quando em excesso, pode causar a morte dele.
Mas lembre-se! Você deve ensinar a criança a cuidar dele de maneira correta.
Pássaros
São animais mais fáceis de cuidar por viverem em gaiolas, mas são indicados para crianças que realmente gostam de animais e gostam de contemplá-los e treiná-los. A limpeza é fácil, mas não deverá ser tarefa da criança, mas ela pode te ajudar. Mas, antes de dar à criança um pássaro, certifique-se de que o animal não será rapidamente esquecido, pois aves vivem por um longo tempo.
Coelhos
São animais delicados, não sendo indicado para todos. Caso você tenha um bom espaço exterior disponível, pode ser um ótimo pet para crianças. Eles adoram correr e saltar, precisando de um tempo fora da gaiola todos os dias. Devem ser manuseados com cuidado, por isso fique atento quando as crianças forem pegá-los.
Roedores
São excelentes para crianças também. São pequenos, vivem em gaiolas, mas continuam sendo interativos e brincalhões. Deve-se ter exclusivo cuidado para que eles não fujam, entrando em lugares perigosos e mantendo seu ambiente limpo. Podem ser soltos de vez em quando, mas com supervisão. Tem hábitos noturnos, por isso são mais ativos a noite.
Leia agora: Roedor de estimação – Saiba quais você pode ter em casa
Répteis
Não são recomendados para crianças menores de 5 anos. Podem ser excelentes animais de estimação mas não são para todos. Esses animais podem interagir com os donos mas não como cachorros, gatos e roedores.
Eles não brincam, não gostam de ser abraçados o tempo todo e são mais solitários. Mas para apreciadores dessa espécie são ótimos. Alguns gostam de carinho, outros não, mas entenda que seu modo de viver é diferente dos demais animais. Requerem cuidados específicos.
Existe uma idade ideal para a criança ter um animal de estimação?
Não. Crianças muito novas, abaixo dos 5 anos de idade, precisam de maior supervisão dos pais por não diferenciarem muito bem os animais de seus brinquedos, podendo machucar o pet, agredi-lo para recriminar algo que o animal fez, jogá-lo para o alto, entre outros. É preciso orientar a criança com os cuidados ao segurar o animal e ensiná-lo de que o pet é um ser vivo. A partir dos 5 anos a criança já pode ajudar em alguns cuidados com o pet. Mas é preciso ensiná-lo como fazer essa tarefa.
O impacto da presença do animal com relação a autoestima da criança é notado principalmente em crianças até os 6 anos, pré-adolescentes a partir dos 10 anos e adolescentes.
É impossível ignorar o grande impacto positivo que a convivência e o cuidado entre crianças e animais causa no desenvolvimento da criança. Os animais tem o poder de alterar a vida social dos mais jovens indivíduos da nossa sociedade e também ajudam na fortificação do sistema imunológico deles.
Gostou desse artigo? Vai ter um animalzinho na sua casa?