Um canário belga é uma excelente opção de pet para quem quer uma companhia animal que seja linda, fácil de cuidar e com uma expectativa super longa de vida. Sendo assim, se você está pensando em adotar um bichinho desses, hoje é o seu dia de sorte. Afinal, vamos te contar tudo sobre como cuidar de um canarinho belga e dar informações interessantes sobre ele.
Portanto, fique com a gente e leia até o final, pois temos muita coisa interessante para conversar sobre essa fofurinha avina!
Saiba mais sobre o canário belga
O canário belga (Serinus canaria) é uma ave originária das Ilhas Canárias, que chegou ao Brasil por intermédio dos colonizadores portugueses. Aliás, é por isso que ele também é popularmente conhecido como canário do reino.
De porte pequeno, o canário belga chega a medir no máximo 15 cm de comprimento e pesar 20 gramas. Além disso, esse pássaro pode ser encontrado nas cores vermelha, branca, amarela e outras tonalidades.
Leia também: Como cuidar de periquito – O periquito é seu bicho ideal?
Por que escolher um canário belga?
Além de ser lindo, alegre e muito fácil de cuidar, o canário tem um canto magnífico, que deixa qualquer ambiente mais harmonioso e festivo. Outra coisa interessante sobre o canário belga é que sua expectativa de vida é bastante longa, já que ele vive por até 15 anos.
Ademais, ele convive muito bem com outros passarinhos em viveiros e gaiolas coletivas, mas também se adapta sozinho, em gaiolas individuais. Sendo assim, quer você queira somente um pet de penas ou vários, o canarinho belga é uma excelente opção.
Como cuidar de um canário belga?
Agora que você já se decidiu por adotar um canário belga, vamos te mostrar como é simples cuidar de um animalzinho desses. Afinal, como vimos, ele é super adaptável e não dá muito trabalho. Porém, você precisa estar atento para não deixar nada faltar para o seu canarinho, pois ele tem a saúde frágil e necessita de cuidados para viver feliz, saudável e por bastante tempo. Acompanhe agora.
1. Providencie uma gaiola grande
Em primeiro lugar, o canário belga, apesar de pequeno, gosta muito de espaço para poder voar de um lado para outro. Assim sendo, quanto maior a gaiola que você arrumar para ele, melhor.
Lembre-se de escolher uma que possua malha fina por fora da gaiola para evitar que ele fuja pelos vãos. Além disso, providencie poleiros e outras distrações para que o bichinho possa brincar. Desse modo, ele vai ficar mais feliz e seu canto será ainda mais bonito!
Veja agora: Como criar pato de estimação? Veja os cuidados com o animal
2. Cuide da higiene
Outro ponto extremamente importante sobre o canário belga é que ele não tolera bem a sujeira. Isso porque o excesso de resíduos de comida e dejetos pode ocasionar a proliferação de insetos, fungos e outros problemas que prejudicam a saúde do animal. Então, limpe a gaiola dele pelo menos uma vez por dia, troque os forros e lave bem os recipientes de água e comida com água e sabão.
3. Cuide da alimentação
A melhor opção como fonte principal de alimento para o canário belga são as rações próprias para eles. Afinal de contas, essas rações costumam ser bem balanceadas e ricas em todos os nutrientes que o passarinho precisa.
Você encontra esse tipo de alimento em pet shops e outras lojas especializadas. Assim, deixe o vasilhame de comida sempre disponível para o canário se alimentar, porém, não encha demais para que dure a semana toda, por exemplo. Isso porque, se a ração ficar por tempo demais na vasilha, pode mofar ou estragar, o que faz mal para a ave.
Dessa forma, prefira abastecer o comedouro uma vez por dia com cerca de 2 gramas de ração, para que a comida esteja sempre fresca para o seu amiguinho. Você ainda pode complementar a alimentação dele com grãos, gramíneas e pequenos insetos.
Outra coisa que o canário belga adora comer é ovo cozido. Então, você pode dar a ele uma vez por semana.
Em contrapartida, evite dar alface, morango e tomate para sua ave, pois esses alimentos fermentam e liberam toxinas que podem ser fatais para ela.
4. Providencie banhos de sol
Como a ave de ilhas tropicais que é, o canário belga simplesmente adora tomar banhos de sol. Por isso, posicione a gaiola de forma que ele possa “tomar um bronze” diário.
No entanto, por não ter onde se esconder do sol forte, a avezinha pode desidratar com o calor se você deixá-lo sob o sol o dia todo. Dessa forma, cuide para que ele fique exposto à luz e calor solar apenas antes das 10 da manhã e depois das 4 da tarde.
Assim, ele não terá problemas por tomar sol em excesso, mas poderá aproveitar as horas mais frescas do dia para se divertir.
5. Leve seu canarinho ao veterinário com frequência
Para que o canário belga possa ter uma vida longa e feliz, você precisa cuidar bem da saúde dele. Para isso, é essencial que você o leve ao veterinário com frequência para um check up geral. Dessa maneira, o profissional poderá avaliá-lo e dar orientações caso alguma mudança seja necessária no modo como você cuida do animal. Além disso, o veterinário vai saber se ele precisa de alguma medicação, suplemento vitamínico, etc.
6. Cuide dos filhotes
Muita gente prefere criar um casal de canários belga para que eles possam se reproduzir. Se esse é o seu caso, nunca se esqueça de providenciar ninhos adequados para a fêmea pôr seus ovos na época da reprodução.
A saber, o canário belga, assim como a maioria dos canários, aproveita os meses com maior luminosidade e dias mais longos para procriar. Dessa forma, a maior incidência é na primavera, entre setembro e dezembro.
Portanto, se você tem um feliz casal de canarinhos morando em uma gaiola na sua casa, coloque ninhos para eles colocarem os ovos assim que notar que os dias estão mais longos.
Viu só como é fácil cuidar de um canário belga? Agora, se você quiser adotar uma ave linda, que vive bastante e que canta maravilhosamente bem para ter companhia, já sabe que essa é uma excelente opção de escolha!
Confira em seguida: Quais os principais tipos de peixe para aquário?