Quais os principais tipos de peixe para aquário?

Quais os principais tipos de peixe para aquário?
Quais os principais tipos de peixe para aquário? - Reprodução Freepik

Escolher os tipos certos de peixe para aquário é fundamental, não só para garantir um visual bonito como também para a saúde dos bichinhos. Afinal, nem todos os peixes se adaptam bem ao mesmo tipo de ambiente, temperatura, comida, etc.

Portanto, se você quer colocar vários peixes em um mesmo aquário, precisa saber quais deles podem ser colocados juntos. Pensando nisso, hoje trouxemos para você uma lista com as melhores opções de peixes para aquário, além de muitas dicas sobre as características de cada um deles.

Assim sendo, não deixe de ler até o final, pois temos muita coisa interessante para te contar.

Leia agora: Leia agora: Como cuidar de Spitz Alemão?

Qual a diferença entre os tipos de peixe para aquário?

O ponto principal a ser levado em consideração na hora de escolher peixes para aquário é se ele é de água salgada ou doce. Afinal de contas, se você trocar o bichinho de seu ambiente natural, dificilmente ele vai sobreviver.

Isso porque a água do mar e a água dos rios possuem níveis de acidez e alcalinidade muito diferentes entre si, os quais não são suportados pelas espécies que não estão habituadas com essas características.

Dessa forma, você precisa decidir se quer um aquário de água doce ou salgada antes de escolher os peixes para colocar nele.

Veja também: Aves de rapina: Já pensou em ter uma?

Peixes para aquário de água salgada

A saber, o pH do aquário de água salgada deve estar entre 8,1 e 8,5, que é o nível natural das águas do mar, ao qual os peixes marinhos estão habituados. Isso é imprescindível para a saúde e até mesmo para a sobrevivência dos seus peixes de aquário.

Dito isso, agora vamos te mostrar uma lista com as melhores opções de peixe para aquário.

1. Peixe Palhaço

Peixe Palhaço - um dos principais tipos de peixe para aquário
Peixe Palhaço – Reprodução Freepik

O peixe palhaço ficou muito conhecido por causa do Nemo do filme da Disney. Além de muito bonito, esse peixinho laranja é bastante adaptável a ambientes menores, podendo ser criado sozinho ou com outros companheiros.

Sendo assim, se você está começando sua família de peixes para aquário de água salgada, o peixe palhaço é uma excelente opção.

2. Baiacu

Outro integrante do elenco de Procurando Nemo, o baiacu é uma espécie exótica e interessante para você criar em aquário. Eles se dão bem com outras espécies e você encontra espécimes bem pequenos, como o baiacu anão, que mede apenas 2,5 cm, até gigantes que chegam a medir incríveis 90 cm de diâmetro!

Porém, o ideal para criar em aquário são os menores, devido ao espaço e ao grau de toxicidade deles. Aliás, é preciso usar luvas sempre que for limpar o aquário, uma vez que o baiacu libera a tetrodotoxina, uma substância tóxica, através da pele.

3. Coral Beauty

Cuidar de um coral beauty é fácil, pois ele só precisa de um pouco de comida e um aquário limpo para morar. Porém, como ele pode chegar a 10 cm e nada bastante, é preciso que o aquário seja bem espaçoso. Lindo, com cores exuberantes e um nadar super elegante, o coral beauty embeleza qualquer ambiente.

4. Peixe Borboleta

Por fim, temos o peixe borboleta, um espécime fascinante para você ter em seu aquário de água salgada. Com barbatanas amplas, que se assemelham a asas de borboleta (daí o nome), esse peixe para aquário é uma excelente opção para você criar em aquário.

Peixes para aquário de água doce

Peixe Betta
Peixe Acará – Reprodução Freepik

Os peixes para aquário de água doce, por sua vez, estão acostumados a um pH mais ácido, entre 6 e, no máximo, 9. A saber, os aquários de água doce dão menos trabalho para manter do que os de água salgada, então, são uma boa alternativa se você está começando ou não tem muito tempo.

A seguir, vamos mostrar algumas das principais espécies de água doce que você pode criar em aquário.

1. Peixinho Dourado

Um clássico dos peixes para aquário, o goldfish é um peixinho lindo e fácil de cuidar. Ele pode ser criado sozinho ou em grupo, pois se adapta muito bem a diferentes situações e ambientes. No entanto, a água do aquário precisa se manter em temperaturas entre 18 e 25 graus, pois o peixinho dourado não sobrevive a temperaturas extremas.

Além disso, apesar de pequeno, esse peixe come bastante e, por consequência, faz necessidades várias vezes por dia. Assim, pelo menos 3 vezes por mês você precisa higienizar o aquário.

2. Peixe Tetra

O peixe tetra é um dos peixes para aquário mais lindos dentre os de água doce. Encontrado em cores variadas e exuberantes, eles trazem mais alegria para qualquer espaço. Você pode criar vários deles no mesmo aquário, primeiro porque eles amam viver em cardume! E segundo porque ter vários desses coloridos e animados peixinhos juntos transforma seu aquário em uma verdadeira obra de arte.

3. Neon Chinês

Por falar em obra de arte, o neon chinês é tão bonito que parece que foi pintado à mão. Perfeito para aquários de água doce, ele gosta de viver em grupo, então, é indicado que você tenha pelo menos dois deles.

O peixe neon chinês costuma nadar na parte superior da água e prefere temperaturas mais frias. Dessa forma, mantenha a água do seu aquário entre 15 e 18 graus para que ele fique saudável.

4. Peixe Betta

Com uma cauda longa, colorida e exuberante, o peixe betta é uma das espécies de peixe para aquário mais lindas que existem. Um cuidado especial que você precisa ter com essa espécie é que, devido a essa cauda chamativa, ele é muito visado por predadores e costuma ser engolido por peixes maiores.

Dessa forma, você não deve colocá-lo junto com espécies carnívoras ou onívoras, e nem com peixes grandes para evitar problemas. Outro ponto importante, é que colocar peixes betta machos juntos pode ser arriscado, uma vez que eles costumam brigar entre si.

Então, prefira criar fêmeas e, se possível, ter mais de uma, pois o betta ama viver em comunidade.

Agora que você já conhece todas essas espécies de peixe para aquário de água doce e salgada, é só escolher as que mais gosta e começar a se aventurar no aquarismo!

Leia agora: Petauro do açúcar – Conheça o Sugar Glider e saiba como cuidar desse pet

Compartilhar