Seu furão está com diarreia e você não sabe como proceder? Neste artigo, apresentamos as principais causas da diarreia em furões, como prevenir e tratar desse incômodo.
Furões, assim como outros animais de estimação, infelizmente são propensos a várias doenças, e a diarreia é uma ocorrência comum. A diarreia em furões pode ser um problema sério, pois pode vir a causar desidratação rapidamente, mas, às vezes, é temporária e simplesmente o resultado de uma indiscrição alimentar. Ao saber mais sobre as causas da diarreia em furões, você poderá ajudar a preveni-la e deixar seu furão e quem cuida da limpeza de sua caixa de areia mais felizes.
Causas de diarreia em furões
A diarreia é definida como uma forma líquida e frequente das fezes. São muitas as razões pelas quais um furão pode desenvolver diarreia e, além de uma bagunça para você limpar, tanto na caixa de areia quanto no seu furão, pode, também, significar que há um problema maior com seu furão. A diarreia costuma ser o sintoma de uma doença que afeta o trato intestinal e algumas dessas enfermidades podem ser muito graves.
Veja agora: Saiba 7 coisas que os gatos adoram
Doença infecciosa
Doenças infecciosas são uma causa comum de diarreia em furões, sejam elas de natureza bacteriana, fúngica ou viral. Uma doença chamada enterite catarral epizoótica, ou “doença do lodo verde”, é uma doença viral que pode causar diarreia em furões mais velhos quando um novo furão é introduzido em uma casa. Isso se deve ao fato de os furões mais jovens serem portadores desse vírus.
Outra doença que se acredita ter alguma correlação com doenças bacterianas é a doença inflamatória intestinal, DII, que pode resultar em fezes de “semente de pássaro” que contêm partículas de alimentos não digeridas. Furões com esta doença também tendem a perder peso ao longo do tempo, se não forem tratados. Independentemente da origem, leve seu furão a um veterinário para obter o tratamento adequado.
Parasitas intestinais
Diagnosticar seu furão com parasitas intestinais às vezes pode ser difícil, mesmo para o seu veterinário. Avaliações microscópicas da matéria fecal do furão podem revelar vermes, protozoários, ovos de parasitas e outras formas de intrusos intestinais. Esses parasitas problemáticos geralmente afetam o revestimento intestinal do seu furão e podem causar diarreia.
Coccidia é o tipo mais comum de parasita intestinal em furões. Os coccídios são protozoários microscópicos invisíveis a olho nu. Esses parasitas ficam no trato intestinal de um furão e causam diarreia, bem como perda de peso e outros sintomas, se não forem tratados. Um diagnóstico de coccidiose pode ser feito por seu veterinário, que precisará de uma ou várias amostras fecais para realizar testes para encontrar esse minúsculo parasita.
Leia agora: Arara azul: Saiba como criar bem a sua
Mudanças dietéticas
Se o seu furão come um alimento que normalmente não come, pode desenvolver diarreia como resultado da mudança na dieta. Esse tipo de diarreia geralmente é de curta duração, mas ainda pode ser preocupante. Os furões podem encontrar comida no chão, roubar a comida de outro animal de estimação ou simplesmente ingerir um novo petisco que pode causar diarreia. Certos alimentos também são mais propensos a causar essa enfermidade em furões. Alimentos com alto teor de gordura ou muito óleo provavelmente causam fezes moles, em oposição a alimentos ricos em fibras.
Corpos estranhos
Sempre que um furão come um objeto que não deveria, esse item é considerado um corpo estranho. Furões são conhecidos por mastigar e engolir pequenos itens por curiosidade. Pequenos itens de borracha e plástico, laços de cabelo, moedas, tampões para os ouvidos e até mesmo bolas de pelo podem se tornar corpos estranhos. Se esses itens ficarem presos, eles também podem causar uma obstrução em um furão, o que é uma ocorrência muito séria.
Diarreia ou falta de fezes, um sintoma comum de bloqueio completo por corpo estranho, são sinais clínicos de obstrução, pois esses itens interrompem o trato digestivo normal. Os furões também podem começar a vomitar, perder o apetite e ficar letárgicos se o corpo estranho ficar preso ou emitir toxinas.
Câncer
É uma palavra que ninguém quer ouvir, mas, infelizmente, o câncer é bastante comum em furões de estimação. O linfoma é um tipo de câncer que pode causar diarreia, pois afeta diretamente o trato digestivo de um furão, mas outros tipos de câncer também podem desenvolver esse sintoma.
Estresse
Assim como em muitas outras espécies, se um furão estiver estressado, pode ter diarreia. Isso não é incomum durante uma visita ao veterinário, uma viagem ou passeio, ou depois que um furão vai para uma nova casa. Uma vez que o furão relaxa, a diarreia de estresse geralmente diminuem, portanto, se isso acontecer, é uma boa indicação de que o estresse foi o motivo das fezes amolecidas.
Tratamento
- Dependendo do motivo da diarreia, ela pode ser resolvida sem qualquer intervenção, ou seu furão pode precisar de ajuda veterinária.
- Medicamentos podem ser prescritos pelo seu veterinário para tratar parasitas intestinais, diminuir a inflamação do câncer ou simplesmente ajudar a firmar as fezes.
- Se um corpo estranho estiver causando diarreia, o item pode precisar ser removido cirurgicamente se estiver emitindo toxinas ou ficar preso no trato digestivo do furão.
- A diarreia induzida por dieta e por estresse geralmente pode ser resolvida com a introdução de uma ração básica para furões, sem quaisquer aditivos, oferecendo-a ao seu furão por algum tempo para se recuperar. Se a diarreia continuar a acontecer, consulte o seu veterinário para aconselhamento.
- A hidratação é muito importante se o seu furão tiver diarreia. Alguns furões requerem fluidos intravenosos ou subcutâneos do veterinário, enquanto outros se hidratam com água fresca, fornecida em uma tigela.
Como prevenir a diarreia
- Manter seu furão saudável é a chave para prevenir a diarreia:
- Lave as mãos depois de manusear furões que não sejam seus e antes de manusear seus próprios furões.
- Mantenha seu furão com as vacinas atualizadas.
- Limpe a gaiola, os pratos e a caixa de areia do furão regularmente.
- Se você precisar fazer alterações na dieta do furão, faça-as gradualmente.
- Certifique-se de que qualquer lugar ao qual seu furão tenha acesso seja devidamente à prova de incidentes para diminuir a probabilidade de ingestão de um corpo estranho.
Confira em seguida: Mini cabra: o que você precisa saber antes de ter a sua