Cuidar de filhote de Shih Tzu pode ser uma tarefa desafiadora. Porém, qualquer dose de empenho vale a pena quando recebemos a recompensa de ter um companheiro fiel e carinhoso como um Shih Tzu, não é mesmo?
Sendo assim, se informar e buscar aprender as melhores formas de tratar essas bolinhas de pelo é o melhor ponto de partida. Pensando nisso, hoje trouxemos uma série de informações e dicas sobre como cuidar de um filhote dessa raça.
Assim, se você estiver pensando em adotar um, ou já tiver um bebê Shih Tzu a caminho, poderá saber como oferecer os melhores cuidados a ele. Portanto, não deixe de ler até o fim para não perder nada importante.
Por que escolher um Shih Tzu?
O Shih Tzu é uma raça bastante popular entre os amantes de cães. Isso porque os cãezinhos pertencentes a essa raça são carinhosos, animados, fiéis e muito fofos. Além disso, eles também são pequenos, chegando a medir no máximo por volta de 28 cm, o que faz deles opções perfeitas para quem mora em apartamento, ou em casas com pouco espaço.
Dessa forma, se você está em busca de um amiguinho de quatro patas divertido e delicado, adotar um filhote de Shih Tzu pode ser a solução perfeita para você.
Leia também: 5 raças de cães para apartamento
Como cuidar de filhote de Shih Tzu?
Para usufruir de toda amizade, carinho e fofura de um Shih Tzu, você precisa oferecer os cuidados necessários para o seu amigo desde o início. Para isso, basta seguir essas dicas que trouxemos para você. Acompanhe em seguida.
1. Prepare a casa para receber o filhote
Para cuidar de filhote de Shih Tzu, você precisa começar a tomar precauções antes mesmo da chegada dele em sua casa. Isso porque o cachorrinho será uma criaturinha curiosa e brincalhona explorando cada canto dela. Desse modo, coloque travas de segurança nas portas de saída e dos armários mais baixos, levante fios elétricos e cordões de cortina e coisas assim.
Também é importante não deixar objetos que o filhote possa lamber e mastigar, em especial aqueles que contenham partes pequenas e passíveis de serem engolidas. Assim, além de evitar acidentes com seu filhote, você também evita eventuais prejuízos com um sapato mordido, por exemplo.
2. Faça o seu enxoval
Além de adaptar a casa, para cuidar de filhote de Shih Tzu, você também precisa providenciar tudo o que ele possa precisar. Esses são alguns dos principais itens dos quais seu pup irá necessitar:
- Cercadinho canino;
- Caixa de transporte, que também serve como um abrigo para o filhotinho;
- Caminha e cobertores quentinhos;
- Brinquedos;
- Tapetes higiênicos;
- Vasilha de água e comida, dentre outros.
Com tudo isso, seu Shih Tzu filhote vai se adaptar muito melhor e mais rapidamente ao novo ambiente.
3. Não saia de casa com o filhote antes da vacinação
É muito importante que você só saia de casa com seu filhote de Shih Tzu quando suas vacinas iniciais estiverem em dia. Além disso, é preciso respeitar o prazo para que essas vacinas estejam ativas e os anticorpos do cãozinho estejam preparados para defendê-lo de doenças.
Isso deve acontecer por volta da 16ª semana de vida do animal. Até lá, evite levá-lo a lugares onde ele possa ter contato com outros cachorros que possam passar doenças para ele.
Veja também: Como cuidar de um Pit Bull
4. Cuide da alimentação do filhote de Shih Tzu
Outro ponto importantíssimo a ser levado em conta para cuidar de filhote de Shih Tzu é a alimentação dele. Assim que o cachorrinho chegar em casa, a comida já deve estar disponível. Até os 3 ou 4 meses de vida, você pode alimentá-lo à vontade, ou seja, deixar a tigela cheia para que ele se sirva quando quiser.
Após esse período, você deve passar a oferecer refeições 3 vezes por dia, sempre no mesmo horário para que ele desenvolva hábitos alimentares saudáveis. Ademais, compre rações de alta qualidade, bem balanceadas e próprias para filhotes.
Evite dar comida humana para o seu cão, pois isso pode fazer com que ele rejeite a ração. Petiscos para agradar o seu amigo e recompensá-lo pelo bom comportamento são permitidos, desde que sejam saudáveis e compatíveis com a idade dele.
Uma dica é usar flocos da própria ração para esse fim, para evitar que ele adquira preferência pelos petiscos e não queira mais a comida regular.
5. Redobre os cuidados durante o período de dentição
A fase em que os dentinhos do Shih Tzu nascem é particularmente dolorosa para ele. Isso acontece, geralmente, entre 4 e 9 meses de idade. Para deixar o processo menos desconfortável, ofereça brinquedos adequados para que ele mastigue.
Uma coisa muito eficiente é comprar brinquedos especiais, que podem ser levados ao freezer antes de serem dados ao cãozinho. Afinal, a temperatura mais fria ajuda a aliviar a dor, a coceira e o desconforto da gengiva inchada.
Aliás, nessa fase lembre-se de nunca deixar sapatos e outros objetos ao alcance do seu filhote de Shih Tzu, pois ele vai mastigar tudo o que ver pela frente!
6. Faça passeios regulares e curtos
Os Shih Tzu não precisam de muito exercício, mas gostam de explorar e socializar. Então, procure fazer caminhadas curtas com ele. Assim, eles gastam energia, desestressam e aprendem a ser sociáveis com outros pets.
Entretanto, lembre-se de que, por ter as pernas curtinhas, o animal não deve correr demais e nem andar por longas distâncias.
7. Cuide da pelagem
Uma das principais características dessa raça é o pelo espesso e macio. Porém, para que ele permaneça assim, bonito, sedoso e brilhante, você precisa dar uma atenção especial à pelagem na hora de cuidar de filhote de Shih Tzu.
Assim, escove o pelo dele todos os dias, desde pequeno para que ele se acostume com a sensação. Além disso, é importante levá-lo para banho e tosa uma vez por mês. Afinal, os pelos acima dos olhos costumam crescer bastante e atrapalhar sua visão.
Além disso, no pet shop ou clínica, são usados produtos especiais para que os pelos do seu filhote de Shih Tzu fiquem o mais bonitos e macios possível.
Gostou de saber como cuidar de filhote de Shih Tzu? Agora coloque essas dicas em prática e deixe seu novo amiguinho o mais saudável, bonito, confortável e feliz possível!
Leia agora: 7 dicas de animais para apartamento