Como Cuidar De Um Jabuti

Como Cuidar De Um Jabuti

Salve salve humanoides sapienses, com certeza este artigo tá fera e você vai terminar esta leitura sabendo como cuidar de um jabuti! Então bora? Sigam-me os bons!

    Se você não sabe, o jabuti é um animal da nossa fauna, ou seja ele é? Silvestre! Isso mesmo meu caro mancebo.

      Como Cuidar De Uma Jabuti - Stallone

      Com certeza é um animal muito presente na sociedade. Diria que pode ser considerado o pet não convencional mais convencional que conheço. Mas o que o prejudica muito, é que os jabutis podem ser considerados também um dos animais mais traficados no Brasil. Sendo que muitos morrem neste processo.

        Então, não adquira de locais que não possuem uma liberação do IBAMA. Pois assim você estará contribuindo com o crime!

          Elas não são só amigas dos Power Rangers.

            São também excelentes companhias para você meu caro mancebo!

              Os jabutis podem viver uma média de 80 a 100 anos, podendo variar bastante desta média. Tudo vai depender do manejo, cuidado e alimentação correta que você vai aprender aqui meu jovem e deixar de ser mequetrefe. Bora aprender direitinho como cuidar de um jabuti então!

                VIVI MUITO!

                Como eu disse, esses bichos vivem bastante. Talvez você morra e ele continue lá, VIVIM DA SILVA. Então com certeza isso deve ser uma objeção muito bem pensada. Pois você deve ter consciência de que o animal é pra vida inteira, e neste a vida inteira não é a do bicho, é a sua. Veja quem será o herdeiro.

                  Onívoro

                  Os jabutis são animais terrestres, então tudo o que tiver disponível e que seja comestível, com certeza eles mandarão bala. Mas em cativeiro é muito necessário que você proporcione uma alimentação balanceada, disponibilizando verduras, frutas, até mesmo proteína animal e claro, não podemos esquecer do cálcio. Mas já já eu falo sobre isso. Uma coisa de cada vez seu precoce.

                    • Verduras – Couve, espinafre e chicória. Lembre-se de disponibilizar apenas verduras que tenham um verde mais escuro. Pois o alface (verde claro) por exemplo, causa diarreia no animal.

                      • Frutas  Mamão, maçã, banana , pêssego, uva, abacate e outros. Podendo diversificar todos os dias o que for oferecido, para quebrar um pouco a monotonia na alimentação. 
                        • Proteína  Animal – A proteína animal deve ser ser oferecida em média uma vez na semana. As opções são: rações para jabutis, minhocas, insetos como tenébrios, carne moída e ovo cozido (com casca).

                          Oferecendo diferentes fontes de minerais, vitaminas e proteínas, com certeza você meu jovem leitor mancebo, terá seu PARSEIRUGA” saudável e feliz por toda vida. A sua é claro! Pois, acredite, ela que vai te enterrar.

                            Uma coisa muito importante que você de jeito maneira deve esquecer é o CÁLCIO! Agora sim seu precoce, se liga!

                              Você pode pulverizar um pouco de cálcio no alimento com frequência. Pois os répteis podem sofrer de ósseo distrofia, que seria a falta de cálcio que pode gerar deformidades durante o crescimento do animal.

                                Como Cuidar De Um Jabuti - Trump Salgando A Carne

                                O cálcio você pode comprar em sites especializados, mas uma coisa que você pode fazer também é pegar cascas de ovos. Dar uma lavadinha nelas e colocar no forno por uns 20 – 30 minutinhos. Depois é só bater no liquidificador.

                                  O pozinho que a casca vai virar, você usa para colocar nas frutas, folhas, legumes, carnes e insetos do seu jabuti. 

                                    Terrário

                                    O tamanho ideal vai variar com a idade do seu jabuti e a quantidade de animais habitando o mesmo espaço.

                                      Caso você tenha de um a dois jabutis filhotes, um bom tamanho seria com 1 metro de comprimento por 40 centímetrosde largura com 25 centímetros de altura caso o terrário seja aberto, mas se for fechado – 35 centímetros de altura está ótimo! Neste tamanho, muito provavelmente o animal viverá tranquilo por muitos anos.

                                        Você pode improvisar com aquários (desde que tenha furos nas laterais para uma circulação de ar eficiente), caixas organizadoras, terrários personalizados feito de madeira e muitas outras opções.

                                          Já para um animal adulto, onde seu tamanho será em média uns 30 centímetros – 45 centímetros de comprimento, o que você pode fazer é disponibilizar uma área da sua casa para que ele viva solto.

                                            Disponibilizando um local para aquecimento e nunca deixe que ele fique diretamente no piso ou no asfalto (locais acimentados), para que não machuque as patas e no caso do piso, ele não cresça com alguma deformidade ou desenvolva depois de adulto. Pois no piso, o jabuti não consegue ter uma estabilidade. Suas patas escorregam. Então não seja mequetrefe, e se prepare para proporcionar uma qualidade de vida topzera para o seu bichinho.

                                              O substrato que você pode usar é a terra ou o pó de coco. Sempre tomando cuidado para que o animal não ingira o substrato. Pois ao ingerir, podem acabar sofrendo de impactação ou de outros problemas que podem levar até mesmo a mesa se cirurgia. Então toma cuidado, tá?

                                                Aquecimento

                                                Com certeza você já sabe que as jabutis são animais de sangue frio e que precisam de lâmpadas e outros muitos para manter a temperatura do ambiente, pois é assim que eles se aquecem. Então, não vou enrolar neste ponto.

                                                  Disponibilizando uma lâmpada UVA/UVB ou usar uma lâmpada de 60w e durante 3 vezes na semana deixar que o animal tome sol. 

                                                  A temperatura média ideal do ambiente é 27°, sendo que no foco da luz gerada pela lampara pode ser uns 34°. Assim o próprio jabuti fará sua termorregulação como bem entender, 

                                                  Não deixe que a água do animal fique na parte mais quente do terrário. E proporcione um pote raso, assim ele consegue entrar além de beber e não se afoga. 

                                                    Se você chegou até aqui é porque não tem nada pra fazer, ou realmente estava interessado em aprender como cuidar de um jabuti. Espero ter te ajudado neste aprendizado de como cuidar de um jabuti, e espero que você ao adquirir o animal de um criatório legalizado, seja muito feliz com seu bicho ideal!

                                                      Até o próximo artigo.

                                                        Veja Também:

                                                          Deixe uma resposta

                                                          O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *