Camaleões de Estimação – Quais são encontrados como pets?

Camaleões de Estimação
Camaleões de Estimação. Fonte: Pixabay

Os camaleões têm uma beleza própria o que torna muito interessante observá-los. Além disso, você sabia que em alguns lugares e aqui no Brasil existem camaleões de estimação? É isso mesmo, eles também são animais de estimação mas, apenas aqueles que vem de um criadouro com autorização para criá-los. Que tal saber mais sobre os camaleões, do que eles precisam e quais as espécies são criadas como animais de estimação por diversas pessoas mundo afora?

Características dos camaleões

Cada espécie de animal tem características peculiares, até mesmo entre aqueles que são de um mesmo grupo. Esse é o caso dos camaleões de estimação, que apesar de ser um lagarto tem características que o diferem de outros. Os dedos são um bom exemplo! No total o camaleão possui 5, sendo 3 grudados de um lado e 2 do outro, formando uma espécie de pinça que o ajuda a subir nas árvores. Outro exemplo é a cauda denominada preênsil, que pode segurar as coisas.

Seus olhos então são mais uma característica única dessa espécie pois eles são independentes, ou seja, conseguem olhar para os 2 lados ao mesmo tempo, possibilitando uma incrível visão de 360°. Além disso eles também mudam de cor, mas não igual dos filmes. Ele muda conforme a cor dele, pra tons diferentes da que ele é e não qualquer cor que ele copia..

Vale lembrar que eles mudam de cor para se camuflar, regular a temperatura e se comunicar. Ou seja, sua cor também pode mudar conforme o que eles estejam sentindo. Os camaleões são territorialistas e solitários, logo juntar dois deles não é uma boa ideia.

Outra característica marcante desses incríveis animais são as suas enormes línguas. Eles a usam para pegar suas presas e ela pode chegar a ser 1,5 vezes maior que o comprimento do seu corpo. Portanto, eles podem pegar seu alimento mesmo que estejam distantes.

O que os camaleões de estimação comem?

Já viu que os camaleões de estimação têm uma língua bem comprida pra se alimentar, mas você faz ideia do que eles comem? Respondendo essa pergunta a dieta dos camaleões é baseada em insetos. Alguns comem verduras e pequenos invertebrados também. Além disso, caso você queira fornecer uma dieta rica para o seu camaleão de estimação é importante adicionar suplemento de cálcio na dieta dele.

Eles não bebem água em bebedouro, só conseguem beber água por gotículas, que você pode conseguir com um borrifador, gotejamento ou de outros sistemas para umidificar terrários. O borrifador tem um ótimo custo benefício, sendo bem prático e com bico dosador.

Como é o habitat ideal para os camaleões de estimação?

AnyConv.com Camaleao 2
Camaleão verde e amarelo na natureza. Fonte: Pixabay

Os camaleões são adaptados para subir em árvores, algo que eles gostam bastante de fazer. Logo, ao criar um como pet, é importante saber que ele vai precisar de árvores em seu terrário, ou seja galhos, folhas e outras opções que lembrem seu habitat natural.

O recinto dos camaleões de estimação tem que ser grande, com galhos de diferentes espessuras e folhagens para que ele possa escalá-las. Entretanto, é importante ter cuidado com que plantas você coloca lá dentro, é bom verificar se elas não são tóxicas pois o camaleão pode acabar comendo.

Um espaço de 90 cm x 90 cm x 120 cm é bom, mas quanto mais espaço melhor. Para animais arborícolas, como os camaleões, é importante que o terrário seja mais alto do que comprido.

Também precisam de raios UVA e UVB. A luz deve estar ligada por 12 horas para simular o dia e a noite. Ele também pode receber luz do sol, mas tem que ser fora do vidro, porque o vidro filtra, não deixando passar direito as radiações UV, o que pode causar vários problemas de saúde para esse pet.

Camaleões de estimação para se ter em casa

Existem inúmeras espécies de camaleões na natureza, mas nem todos são boas opções para serem criados como animais de estimação. Conheça a seguir três ótimas espécies para serem camaleões de estimação.

Camaleão do Iêmen

Camaleão do Iêmen em um galho
Camaleão do Iêmen. Fonte: Pixabay

É a espécie mais encontrada na criação em cativeiro. Assim como seu nome sugere ele é originário do Iêmen, das florestas subtropicais, e aguentam temperaturas entre 22°C e 28°C. Essa espécie vive de 6 a 8 anos em cativeiro.

A fêmea geralmente é menor que o macho, com cerca de 25 cm e o macho a partir de 30 cm. Há também algumas outras diferenças entre os machos e as fêmeas, como a protuberância ou crista que eles tem na cabeça, que nelas é menor.

Se tratando de cores o camaleão do Iêmen possui faixas pelo corpo nos tons de verde, amarelo e marrom, podendo variar entre eles. Sua alimentação se baseia em insetos como grilos, larvas de tenébrio, algumas espécies de baratas etc.

Camaleão Pantera

Camaleão Pantera na natureza
Camaleão Pantera. Fonte: Pixabay

Originários de Madagascar, os camaleões Pantera aguentam cerca de 23°C a 32°C de temperatura durante o dia. Suas cores são bem vibrantes e seu tamanho pode chegar a um pouco mais de 50 cm, mas pode ficar menor quando criado em cativeiro.

O camaleão Pantera não é um parceiro para a vida toda, pois vivem por cerca de apenas 5 anos. Além disso, se você é uma das pessoas que gosta de pegar o seu camaleão de estimação nas mãos o Pantera não é uma boa opção, pois não gostam de serem manuseados. Apesar disso, eles possuem um comportamento que geralmente é dócil.

Camaleão de Jackson

Camaleão de Jackson em meio as flores
Camaleão de Jackson. Fonte: Pixabay

Nativo da África oriental, mas hoje existem na Califórnia, Havaí e Flórida, o camaleão de Jackson aguenta temperaturas de 21°C a 26°C durante o dia. Diferente dos outros esse camaleão possui uma característica peculiar, seus chifres, por isso também são conhecidos como camaleão de três chifres.

Companheiro de longa duração, o camaleão de Jackson pode viver por até 10 anos em cativeiro. Entretanto, assim como o camaleão Pantera, eles não gostam de serem manuseados, sendo ótimos para serem apenas admirados.

Seu tamanho pode variar de 22 cm até 33 cm, incluindo a cauda. Quando filhotes não tem cores tão fortes, mas quando adulto elas são mais vivas, o que os torna ainda mais atraente para os olhos humanos.

Criadouro legalizado de camaleões de estimação

É importante que você só tenha um camaleão de estimação se ele vier de um criadouro legalizado pelo Ibama. Procurar obter esse animalzinho por outros meios acarretam em multa e até mesmo prisão. Ademais, em criadouros clandestinos esses camaleões são maltratados, já que por serem retirados da natureza são transportados de uma péssima maneira que causa a morte de muitos deles.

A cada 10 animais retirados da natureza 9 morrem, logo ao ter um de um criadouro legalizado você salva esses 10 animais, que não vão ser retirados da natureza e ajuda a não danificar aquele ambiente, já que cada espécie tem seu papel e contribui com o local em que vive. Esse é um ciclo gigantesco que é salvo só com uma simples atitude sua.

Além disso você os criadouros contribuem para a conservação das espécies. Muita das vezes uma espécie entra em extinção tanto pelo tráfico como pela destruição do seu habitat. Algumas delas, como a ararinha azul e o gecko de crista, existem hoje graças a criação em cativeiro, pois foram extintas do seu habitat.

VEJA TAMBÉM:

Compartilhar