lagarto-teiu

Teiú Lagarto – Como Criar Um Lagarto

Salve salve cachoera, o bicho ideal de hoje é o TEIÚ. Animal incrível e, sem sombras de dúvidas meu caro mancebo, um dos lagartos mais famosos como pet.

    Com a abertura de novos criadouros legalizados neste maravilindo ano de 2019, será comum ver estes lindos lagartos passeando por aí com seus donos.

      TEIÚ

      Sem enrolação meu caro velho leitor mancebo, vamos separar este artigo em algum tópicos para facilitar a leitura. Pois, sabemos que você e muitos outros ficam com preguiça e nunca terminam o que começam. Se não gostou, pode ir embora! Mas se você é um JEDI da vida, vai continuar lendo. Simbora!

        Espécie

        Da mesma forma que a mamãe Presidenta Dilma disse – os homens são os Homo Sapiens e as mulheres são as Mulheres Sapiens, com os TEIÚS também funciona da mesma forma. Obviamente não desta maneira tão “deeert”, mas o princípio é o mesmo.

           

          Hoje as duas espécies mais comuns de teiús de estimação é o Teiú Comum, muito conhecido como Salvator Merianae, que ocorre em grande parte do nosso lindo e maravilhoso país.

            E o Teiú Vermelho (ou Argentino) que também é muito conhecido como Salvator Rufescens, onde ocorre no sul do país e percorre pela Argentina.

              De modo geral, os répteis vivem bastante. Ou seja,  basicamente você morre e eles ficam. Então pense muito antes de ter um, pois provavelmente vão virar herança.

                Diferente das tartarugas, os teiús não vivem muito para um réptil. Chegam a uma média de 25 – 30 anos, o que é bastante para um pet comparando com os mais comuns de se ter em casa.

                  Alimentação

                  Os lagartos teiús são onívoros, ou seja, comem absolutamente tudo! Em cativeiro você precisa de uma dieta muito bem balanceada. Tipo aquelas que você começa e não termina.

                    Sua alimentação é muito diversificada, onde abrange desde proteína animal até vegetais e frutas. Pois na natureza os teiús são animais oportunistas, assim aproveitam sempre o que tem a disposição.

                      Então partindo para algo mais prático meu caro mancebo, pois você já deve estar se perguntando “com o que eu posso alimentar meu teiúzão?”, vamos lá!

                        Podem ser alimentado com uma quantidade maior de proteína animal. Seja insetos (tenébrios, grilos, baratas e outros), filhotes de ratos, carne bovina (exemplo: carne moída), etc. Uma parada que você não pode esquecer, é o cálcio!

                          Pulverizar um pouco de cálcio no alimento com frequência, pois os répteis podem sofrer de ósseo distrofia, que seria a falta de cálcio que pode gerar deformidades durante o crescimento do animal.

                            O cálcio você pode comprar em site especializados, mas uma coisa que você pode fazer também é pegar cascas de ovos,  dar uma lavadinha nelas e colocar no forno por uns 20 – 30 minutinhos, depois é só bater no liquidificador. O pozinho que a casca vai virar, você usa para colocar nas frutas, vegetais, carnes, insetos, ratos e nos demais alimentos do seu lagarto teiú, imagine que está fazendo a milanesa. Faça em média umas três vezes na semana.

                              As frutas que você pode sempre oferecer para o seu lagarto teiú são: mamão e banana. Em média a cada 10 dias.

                                Lembrando que sempre quando for comprar ratos para a alimentação do seu teiú, compre de um lugar seguro, onde cuidam dos ratos com uma ótima ração, trabalham com higiene. Pois alimentar seu lagarto com animais que não estão saudáveis pode gerar muita dor de cabeça. Procure sempre comprar ratos congelados de biotérios responsáveis. Assim você não “desperta” o instinto do seu animal a caçar quando estiver com fome. Apenas ofereça o animal abatido. Só descongelar e partir pro rango.

                                  Recinto

                                  Nada melhor do que cada um no seu quadrado né meu velho? Com nosso queridíssimo TEIÚ é a mesma coisa.

                                    Então trate de providenciar um terrário para que ele VIVA BEM! A média de um tamanho maneiro que pode proporcionar uma qualidade de vida para o animal seria de 1 metro e 80 centímetros de comprimento com 70 centímetros de largura e com 60 centímetros de altura (1,80x70x60).

                                      aquecimento dentro do recinto do seu teiú é um fator extremamente importante para um bom desenvolvimento do animal. Dessa forma meu jovem mequetrefe, pesquise muito sobre lâmpadas UVA e UVB. Mas para te adiantar, os raios UVA são responsáveis pela emissão de calor e os raios UVB responsáveis pela emissão da radiação ultravioleta. Então o terrário vai ter que ter um meio de acoplar estas lâmpadas. Além disso, as pedras aquecidas são muito recomendáveis. Unindo as lâmpadas, as pedras e o aquecimento fica TOPZERA!

                                        A temperatura de dia precisa ficar em média de 26° à 35° e de noite uma média de 24°. Com uma umidade entre 60% e 80%.

                                          Os substratos são muito importantes também, mas lembre-se que ao oferecer o alimento, o seu lagarto teiú não pode ingerir o substrato que forra a chão do recinto, pois isso pode gerar complicações e muitos gastos com o veterinário.

                                            E o único que vai ficar bem animado com a situação depois de tudo resolvido será o bolso do veterinário.

                                              TEIÚ

                                              Então, trate de pesquisar sobre substratos que podem auxiliar na criação do seu lagarto teiú. Algumas opções como a terra vegetal, casca de pinus ou a serragem grossa podem funcionar bem.

                                                Então meu caro mancebo, foi bom ter você aqui comigo. Sua leitura é o que nos incentiva a continuar produzindo conteúdos que geram valor de verdade pra você, que tiram dúvidas e te ajudam a esclarecer o que procura.

                                                  Até o próximo artigo.

                                                    Veja também:

                                                      4 pensou em “Teiú Lagarto – Como Criar Um Lagarto

                                                      1. Eu moro perto de uma barreira com muito mato verde e tem um teiu que passa toda tarde por cima do meu telhado ele já é bem grande e muito lindo ? queria muito criar ele, será que posso? Como me indicaria pegar ele pra mim? Ao lado da minha casa tem um beco top com mas de 2m de comprimento e mas de meio de largura, me ajuda tô apaixonada por ele, sempre coloco frutas pra ele só pra vê ele de pertinho❤

                                                          1. Tudo depende de lagarto para lagarto. O termo correto não é bravo, mas sim não acostumado com a possoas. Pois ele acha que você pode ser um predador, assim ele vai fugir ou atacar para se proteger. Mas todos podem se acostumar com pessoas e o manejo.

                                                        1. Com toda certeza você nunca vai poder ter esse lagarto. Capturar um animal da natureza é crime e ilegal. Você pode ser multada e até mesmo presa. Nunca capture este animal, deixe-o andar por onde quiser. Nem o machuque. A melhor forma é você admira-lo de longe 🙂

                                                      Deixe uma resposta

                                                      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *