tarântula-de-estimação

Tarântula de Estimação: Cuidados Necessários

Faala mancebo, beleza? Pode parecer estranho para algumas pessoas, mas para outras a ideia de ter uma tarântula de estimação é sensacional.

Não é incomum achar por diversos países pelo mundo a fora a tarântula como pet. Mas, não é tão popular, já que não é todo mundo que tem a coragem de chegar perto de uma dessas, que dirá ter em casa.

medo-de-aranha

Mas se você chegou até aqui, imagino que você teria uma dessas na sua casa de boa. Que tal conhecer os cuidados necessários de quem tem uma aranha de estimação?

Bora lá!

Ela é perigosa?

tarântula

Essa ferinha aí, também conhecida como caranguejeira, ao contrário do que muita gente pensa, não são todas que oferecem algum tipo de risco para humanos. A maioria das espécies são dóceis e inofensivas.

Ela tem uns pelinhos (cerdas) pelo corpo e pode sim soltá-los como forma de defesa, mas você tem que tomar cuidado pra que não entre em contato com o nariz e os olhos, porque pode te causar uma grande irritação.

tarântula-de-estimação

Caso isso não funcione ela também pode morder e a mordida dela dói muito, mas não vai matar, tá ok?
Mas em geral, são dóceis.

Mesmo podendo ser um animal de estimação, essa quirida não gosta muito de ser manuseada. Então se você quer um bicho pra ficar pegando na mão, fazendo carinho e tal, ela não é pra você.

Características

Além dos “pelinhos” que eu falei antes, também posssui 8 patas e 2 pedipalpos, que são duas perninhas um pouco mais curtas na frente da cabeça.

As fêmeas podem viver entre 25 e 30 anos, dependendo da espécie de tarântula, já os machos vivem muito menos.  O tamanho dela varia entre 15 e 30 centímetros com as pernas esticadas, dependendo da espécie também.

Um fato curioso é que ela caça seu alimento a noite, não fica esperando cair na teia como as aranhas comuns.

Algumas espécies dela são terrestres e outras são arborícolas, você já deve saber se você acompanha aqui o nosso blog, mas se essa é a primeira vez que você está aqui, arborícolas são aquelas que sobem em árvores.

Outra coisa que deve ser levado em consideração é que ela vive sozinha, então não tem que colocar uma companhia pra ela, a menos que seja época de acasalamento e seja colocado um macho no mesmo recinto. Caso contrário, ela vive sozinha. Tentar colocar mais de uma tarântula no mesmo espaço é assinar a sentença e morte de pelo menos 1 delas.

Como são os cuidados com a tarântula de estimação

Habitat

Além de ser silenciosa, ela não precisa de muito espaço. Pode montar um terrário de plástico ou de vidro para ser a casa dela, tá ok?

Como eu disse antes, dependendo da espécie, pode ser terrestre ou arborícola. O modelo de terrário vai variar por conta disso. Se for arborícola, o terrário vai ter q ser alto e com galhos, se for terrestre, o terrário terá que ser baixo e com mais espaço.

O terrário pode ser colocado onde pega luz, mas não diretamente, ele pode superaquecer quando o sol estiver batendo nele e isso não vai ser bom para sua tarântula. E não esquece que o terrário vai precisar circular o ar, então faça furos, só que não tão grandes para que ela não fuja.

A tampa do terrário também tem que ser segura contra fugas, porque ela é muito boa de fugir.

Para aranhas terrestres um tamanho bom de terrário é um aquário de 10 a 20 litros. Já para as arborícolas, um aquário vertical com 40 litros é bom.

Substrato

Pode usar fibra de coco, terra, cascas de madeira e vermiculita. Serragem de madeira não pode, mancebo.

Para as caranguejeiras terrestres, vai ser necessário colocar mais substrato porque elas fazem tocas no chão. Em torno de 2 a 15 centímetros de substrato será muito bom para ela.

tarântula-de-estimação-comendo-na-toca

Temperatura

Não vai deixar a pobrezinha passar muito calor nem muito frio, né mancebo? Se liga!

É importante proporcionar um ambiente confortável para todo animal, inclusive a tarântula de estimação. Uma temperatura ideal durante o dia é entre 24°C e 27°C. Já durante a noite essa temperatura tem que ser mais baixa, estando entre 20°C e 22°C.

Então automaticamente o terrário vai precisar de um termômetro, ok?

Caso você precise aquecer o terrário, coloque um tapete térmico apenas na metade do terrário, para que a caranguejeira possa ir para onde a temperatura estiver mais confortável pra ela no momento.

Umidade

A umidade é outro aspecto que tem que ser levado em consideração pelo dono dessa belezinha. Por virem de ambientes bem úmidos é importante que se mantenha o ar úmido com um bebedouro e pulverizando água no substrato de vez em quando, mas conhecer a espécie é importante pois essa quantidade de umidade pode variar. Um acessório que vai ajudar a ter esse controle da umidade é o higrômetro, item essencial para manter o conforto da tarântula.

Acessórios

É importante que seja fornecido um lugar pra ela se esconder caso queira, como casca de árvore, metade de um vaso de barro ou um tronco oco podem servir.

O que a tarântula de estimação come

A tarântula de estimação come grilos, baratas, gafanhotos, tenébrios e algumas comem até neonatos de rato, que são recém nascidos de rato. Mas, é importante dizer que o alimento tem que ser menor do que a aranha.

Uma tarântula adulta come de 1 a 2 vezes na semana. Porém, é bom você saber que as vezes ela pode não comer, quando ela está na época de muda. Sim elas tem época de muda para que possam crescer. É super normal ela não querer comer antes e depois da muda.

Nessa época de muda a aranha fica mais vulnerável, então se a presa não for consumida, tire do recinto.

E claro, água fresca e limpa sempre disponível, tá bom? Mas tem que estar disponível em um pote raso para que ela não se afogue.

Cuidados com a higiene

Para manter a sua tarântula saudável, não vem com ideia doida de pegar os grilos e outros insetos e animais da natureza pra dar pra ela comer. Você não sabe a procedência desses bichos! Você tem que dar um alimento saudável pra ela. Então vou te falar, não é muito difícil de achar esses bichinhos pra comprar. Você encontra em petshops grandes que vendem coisas para animais exóticos e até pela internet.

Também cuide da sua higiene. Após limpar o recinto da tarântula ou pegá-la na mão, verifique se não tem cerdas dela nas suas mãos pra que você não vá lá e começa a coçar o olho ou o nariz e entre essas cerdas em você, isso pode causar inflamações. Se tiver, você pode tirar primeiro com uma fita adesiva e depois lavar as mãos.

Para recintos não tão úmidos, 1 vez por ano é o suficiente para limpar o terrário, mas se tiver mofo ou o ambiente for muito úmido, essa frequência vai ter que aumentar.

Época de muda da tarântula de estimação

A muda é como a troca de pele das serpentes, conforme a aranha cresce, seu exoesqueleto fica pequeno para ela, sendo necessário que ela troque de exoesqueleto. Para fazer isso, geralmente ela deita de barriga pra cima.

Depois ela mesma produz seu novo exoesqueleto, que leva alguns dias para endurecer. Por isso é recomendado que você não alimente ela durante esse período pós a muda, para que a presa não a machuque.

Não pegue ela durante esse período também. Essa fase pós a muda pode levar 2 semanas para endurecer o exoesqueleto. Mas a muda pode levar algumas horas.

Cuidados com quedas

Embora não pareça, as aranhas são frágeis em questão de quedas. Elas podem até morrer, principalmente no caso de aranhas pesadas, que não precisam cair de um lugar muito alto para se machucarem.

Viu só mancebo? Se você tinha medo dessa lindona, aposto que agora você perdeu um pouco desse medo, né não?

Então, compartilha esse artigo com seus amigos mancebos, para que, mesmo que eles não queiram uma tarântula, saibam que, se encontrar uma, não precisa nem matar que ela vai sair correndo. A menos que seu amigo seja muito insistente e pegue-a na mão, aí sim ele pode levar uma mordidona.

Até o próximo artigo!

Veja Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *