psitacídeos

Psitacídeos: Tudo Sobre Aves de Bico Torto

Slider
Slider

Todo mundo sabe o que são psitacídeos. Só que esse nome deve ser estranho pra você. São as famosas aves de bico torto.

bico torto

Ele pode ser seu pet perfeito se você gosta de bater papo. Então para de coisa e diga olá!

psitacpideos: arara dando oi

Pronto? Se conheceram? Agora podemos continuar.

Vou te mostrar tudo o que você precisa saber sobre esses tagarelas! Desde suas características até o que você precisa pra ter esse bichinho ai na sua casa. Então segue lendo ai.

Características dos Psitacídeos

Vai achando que esses animais falam mais do que pensam! Os psitacídeos estão entre as aves mais inteligentes do mundo, pois tem seu cérebro muito desenvolvido. Por isso eles imitam sons com fidelidade, podendo até imitar sua risada( acredite, eu já ouvi!) e repetir palavras, como já sabemos.

psitacídeos inteligentes

Eles vivem bastante! Entre 60 e 80 anos, podendo variar dependendo do tamanho da espécie. Então tenha certeza de que quer assumir essa responsabilidade pra vida toda.

Não são muito difíceis de cuidar mas precisam de atenção. E se você não quer um animal barulhento, ele não é pra você, porque ele vai gritar sim e vai cantar também, não importa se você quer ou não.

psitacídeos- psitacídeo recebendo carinho

O bico torto serve pra quebrar e descascar as sementes, e suas patas tem dois dedos para a frente e dois pra trás, que são ótimos para segurar em galhos ou dar aquela coçadinha no pescoço.

psitacideos: psitacideo coçando o pescoço

Espécies Mais Comuns de Psitacídeos

Como existem diversas espécies de psitacídeos, não tem como eu escrever sobre todas elas aqui. Então vou te mostrar, caro mancebo, as espécies mais comuns encontradas para que você tenha uma noção que existem mais psitacídeos além do papagaio.

Papagaio

psitacídeos- papagaio

Falam muito bem e se apegam a um só dono.

Tem uma variedade de cores. Além dos coloridos existem papagaios cinza e branco que são diferentes dos com cores variadas. Seu tamanho varia entre 28 e 33 centímetros.

Tem uma variedade de cores. Além dos coloridos existem papagaios cinza e branco que são diferentes dos com cores variadas. Seu tamanho varia entre 28 e 33 centímetros.

Araras

psitacídeos- arara

É um psitacídeo que precisa de mais espaço, já que é uma ave bem grande. Existe a mais araras do que essa aqui em cima. Tem a canindé que tem em suas cores o verde, amarelo e o azul, e também tem a arara azul. São mais barulhentas. Variam seu tamanho entre 81 e 100 centímetros, sendo que a arara azul é a maior delas.

Calopsita

psitacídeos- calopsita

Assobiam muito bem e aprendem algumas palavras. Suas cores variam entre branco amarelo cinza com as “bochechas” laranja. Seu tamanho varia entre 30 e 33 centímetros. Criam laços e afeto por sua família humana rapidamente.

Agapornis

psitacídeos- agapornis

É conhecido como pássaro do amor, como você bem pode ver.

“Aga” significa amor e “pornis” significa pássaro. São aves monogâmicas, ou seja, escolhem 1 parceiro para toda a vida, diferente de você, que é metido a pegador. São muito carinhosos com seus donos.

Adoram brincar e são muito ativas. Chegam a um tamanho entre 13 e 17 centímetros. Podem viver de 12 a 20 anos.

Cacatua

psitacídeos- cacatua

São animais muito carinhosos e perfeitos para alguém que busca um pet mais afetivo. Também são sociais e barulhentas, além de que são maiores, tendo o tamanho entre 46 e 60 centímetros, dependendo do tipo da cacatua.

Periquito

psitacídeos- periquito

Medem cerca de 18 centímetros pra mais e vive entre 15-20 anos. São bem coloridos.

Inteligentes, são bastante independentes, mas gostam de um carinho e atenção. Criam laços fortes com os donos.

Higiene

Os psitacídeos gostam muito de tomar banho, sendo necessário tanto para manter eles limpos, quanto divertí-los. Você pode fugir de banho, mas esse pet não, pra ele é só festa!

psitacídeos: arara azul tomando banho

Você gosta de beber e comer sujeira? Então, eles também não! Por isso mantenha a água dele limpinha, tá bom? E ofereça água fresca, por favor hein, principalmente no calor.

Mantenha o pote de comida limpo também, e utilize potes de inox ou de barro, são mais resistentes e fáceis de limpar.

No chão, coloque papel absorvente e recolha diariamente. Se seu psitacideo entrar em contato com esse papel, não use jornal porque a tinta que está nele pode ser tóxica pro seu bichinho.

Limpe restos de comida, não deixe lá pras moscas. Vai criar microorganismos lá e além de ficar um nojo pode causar problemas pra sua ave, então deixa de ser preguiçoso e vai limpar lá.

Manter esses pets e seu habitat limpos é mais do que uma questão de beleza, é uma questão de saúde. Então deixa seu psitacídeo ser geração saúde também.

Slider
Quer vender seus produtos pela internet, mas não tem site?
Quer vender seus produtos pela internet, mas não tem site?
Venda seus produtos pela nossa loja!
Slider

Alimentação Ideal para Psitacídeos

Você já deve estar pensando ” Ah! Eu já sei o que eles comem! Eles comem sementes de girassol”. Sim e não caro mancebo. Sementes de girassol e a mistura dela com outras sementes tem um alto teor de gordura. É a mesma coisa que você comer batata frita, ou qualquer outra besteira que você come, todo dia.

Claro que você gosta de comer besteiras, é uma delícia! Mas, não são saudáveis. Então se você comer todos os dias, vão faltar nutrientes pra você e certamente você vai ter algum problema por causa da gordura. Então presta atenção! Não fica dando semente toda refeição do seu psitacídeo, fechou?

Existe alimentação para esses animais no mercado que diminuem a sujeira que fica na gaiola – o que também ajuda na higiene- e são específicos para cada espécie de psitacídeo ( pra arara os grãos são maiores, pra papagaio são um pouco menores, pra calopsita são menores ainda, etc) mas, também devem ser suplementadas com frutas, legumes e algumas verduras.

psitacídeos comendo frutas

Mas atenção! Tem muitas frutas que são gordurosas como o Abacate. Então não entope ele com frutas assim se não, não adianta de nada tirar a mistura de sementes.

Também não vai dar a mesma fruta todo dia né ? Varia as frutas que seu pet vai ser muito feliz.

Minha Casa é sua Casa, Querido!

Tamanho do Habitat

Não adianta você só achar que vai comprar uma gaiolinha minúscula que o bicho nem consegue andar lá dentro e achar que tá bom porque ele é um bicho, faz isso que eu te coloco la dentro! Precisa ter espaço suficiente para ele andar, brincar e fazer suas necessidades também.

Se você acha que é só isso, se toca né! Não é muito difícil de advinhar. Os psitacídeos são… ? AVES, PÁSSAROS. Então eles voam e precisam disso para se manter saudáveis. Não é como você que só fica aí sentado no sofá assistindo netflix parecendo um zumbi.

assistindo netflix como zumbi

Eles precisam se exercitar então solta ele um pouco pra voar na sua casa! Mas calma aí! Você tá achando que ele vai ficar ai dentro só porque você suborna ele com comida? Não né ! Assim que ele tiver a chance vai cantar “I belive I can fly” e vazar. Então, antes de soltá-lo, fecha as portas e as janelas, ou coloca aquelas redinhas pra gato e criança, pra ele não fugir.

psitacídeos- pássaro voando

A mas ele é um pássaro, um bicho, ele se vira. Ai que você se engana. Coloca uma coisa na sua cabeça, animais criados em cativeiro não sabem sobreviver no mundo selvagem!

Voltando ao foco, ao soltar sua ave tome muito cuidado. Eles não sabem mas alguns metais podem causar intoxicação neles se ingeridos. Então fique de olho no seu psitacídeo enquanto ele está solto pela casa para que ele não entre em contato com nenhum metal.

Poleiros

É importante que na gaiola tenham poleiros pra que sua ave não fique em contato direto com a sujeira e também brinque e esteja confortável nesses habitat. Podem ser galhos também, mas o importante é que o poleiro seja feito de madeira, assim a ave gasta as unhas também, evitando problemas.

O diâmetro desse poleiro vai ser de acordo com o tamanho da ave, pois tem que aguentar seu peso, então não vai colocar uns gravetinhos pra uma arara hein?

cadeira quebrando

Condições Climáticas

Além disso, o pet deve ter acesso a luz solar e a ventilação adequada. Mas, não vai deixar o bichinho fritando no sol! Disponibilize um lugar em que ele possa se abrigar do sol também.

Outra questão muito importante é com relação ao vento. Os psitacídeos são sim sensíveis ao vento direto, aliás, para todos os animais não deixe o vento direto neles, principalmente no calor quando ligamos ventiladores. Mantenha o ambiente fresco e ventilado, mas não diretamente nele. Isso pode causar doenças e estressá-los. Imagina você com aquele ventão na cara, chega a ser irritante não é?

Não são Crianças, Mas Gostam de Brinquedos

Não reclame com seu bicho se ele está fazendo muito barulho. Na verdade você acha que vai resolver alguma coisa mas só está dando aquilo que ele quer: ATENÇÃO.

Ao invés disso, porque você não usa a cabeça e dá algum brinquedo pra ele? Ou você acha que só você gosta de brincar jogando aquele Candy Crush e Free Fire? Eles também querem se entreter.

psitacideo escorregando no corrimão

Já disse que os psitacídeos são aves muito inteligentes e , exatamente por isso, precisam ser entretidas, tanto com nossa atenção ou com brinquedos. Então monta um brinquedo pra ele ou compra.

Ao montar um, só tome cuidado para ele não ingerir coisas tóxicas, como objetos com metais, tintas e resinas.

Uma dica! Eles gostam de roer também e isso é totalmente benéfico, pois eles desgastam o bico e ficam distraídos. Você pode dar pedaços de madeira sem verniz ou corda.

Hora de Dormir

Nem vem fazer barulho a noite zé! Os psitacídeos gostam de um lugar quieto e calmo para dormir, se não, eles vão dar um show de gritos. Então respeite o horário de sono dele.

cacatua rockeira

Então por hoje é só!

Até o próximo artigo!

Veja Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *