píton-real

Píton Real – Como Cuidar da Píton Bola

Slider
Slider

Faala mancebo! Belezinha? Você sabe que nós aqui somos fãs de serpentes. E claro que a píton real não podia ficar de fora do nosso arsenal de artigos. Inclusive, ela é uma das serpentes mais procuradas como animal de estimação pelo mundo! Sabia disso? E tem motivo. Mas isso eu te conto mais pra frente, seu precoce.

Geralmente as espécies recebem o seu nome por algum motivo, o que não é diferente com a píton real. Antigamente a realeza usava ela enrolada em seu pulso, pra você ver como ela é de boinha.

Mas, esse não é o único nome que ela é conhecida. Ela também é conhecida como píton bola, ou em inglês, ball python ou python ball e python regius. E tem um motivo bem peculiar para ela ser chamada assim. Quando ela se sente ameaçada, ela se enrola, mantendo suas partes mais sensíveis no centro, que seriam sua cabeça e o fim da calda. Ela faz isso para que não seja ferida nessas partes, assim não correndo o risco de ser morta. Consequentemente, quando ela se enrola forma uma bola, daí vem esse nome.

Mas aqui a gente vai além do nome. Que tal saber como cuidar dessa lindona?

Sigam-me os bons!

Características

Ela vem lá dos lados da África, pra região oeste central e ocidental. Em alguns dos países onde ela é encontrada, a píton real é até venerada!

Tem um bom motivo pra essa quirida ser uma das serpentes que mais se tem como pet. Ela é bem calminha e dócil se manuseada de forma correta. Também pode ficar com aproximadamente 1,5 metros de comprimento, sendo uma cobra pequena, ótima para um animal de estimação. Além disso, também tem diferença de tamanho entre o macho e a fêmea, sendo que a fêmea é mais robusta.

Com relação ao seu tempo de vida, ela pode chegar a uns 30 anos ou até mesmo passar disso, que são casos mais incomuns, mas acontecem. Já viu que é uma grande responsabilidade! É importante saber quanto tempo em média ela vive pra que você se planeje e adquira um animal de forma consciente.

Existem várias colorações dessa espécie de píton por aí, então com certeza você vai achar uma do seu gosto.

Habitat da Píton Real

O tamanho adequado do habitat é ideal pra manter a saúde da cobra, por isso é importante que você providencie o terrário de um tamanho legal.

píton-real

Para uma píton bola adulta, um terrário de 90 cm x 45 cm x 30 cm é bom. Já para uma píton jovem ou filhote, o tamanho do terrário terá que ser menor.

Vai ter que ser menor e mais segura, porque quando ela for pequena, qualquer fresta ela pode fugir e ela é boa de fugir, o que vai ser bem perigoso pra ela se ela entrar em lugares que não devia ou encontrar pessoas que não conhecem cobras de estimação.

Algumas pessoas usam caixas organizadoras, é só fazer furinhos pro ar circular e adaptar a caixa com todos os componentes que um terrário tem. É uma opção mais barata também, mas que não vai suprir a cobra adulta, a menos que você encontre uma caixa organizadora com as dimensões que eu te falei antes, mas é uma boa opção e vai suprir as necessidades da cobrita por um bom tempo.

Umidade

A umidade é essencial para a vida de cada espécie. Mas umas precisam de um ambiente mais seco, outras mais úmido.

Já para a píton bola que é uma espécie que está acostumada com um ambiente com certa umidade, o nível de umidade que deve ser mantido dentro do terrário é de 50% a 60%.                                .

Aquecimento

O aquecimento é muito importante para os répteis, já que eles mesmos não conseguem aquecer o próprio corpo, dependem de fatores externos. Por isso é importante ter dentro do recinto lâmpada, pedra aquecida e termômetro. Vamos explicar mais pra frente sobre esses itens e sua importância individual.

A temperatura ideal para a píton real dentro do recinto, na parte aquecida, deve ficar entre 31°C a 35°C. Já no restante do terrário a temperatura deve estar uns 25°C.

Acessórios para a Píton Real

São itens essenciais para manter a vida e bem estar da sua píton, então presta atenção!

atenção

Esses acessórios vão ter que estar no terrário antes mesmo de colocar a cobra. Não tem como ela viver sem essas coisas na sua casa:

Termostato, lâmpada de aquecimento, substrato adequado, bebedouro, toca, pedra ou placa aquecida e a decoração.

Termostato

O termostato ou termômetro vai servir para manter o ambiente na temperatura ideal para sua cobra. Lembra que eu falei disso? Mas pra facilitar a sua vida, existem acessórios como este que vai manter o terrário com a temperatura ideal para a cobra.

Lâmpada de aquecimento

Na natureza elas precisam do sol, mas em cativeiro o aquecimento pode ser feito com lâmpadas de aquecimento, que são essenciais para aquecer a sua cobrita. Lembrando que a lâmpada não deve aquecer o terrário inteiro, deve ficar só de um lado do recinto.

Também tem um tempo adequado para deixar essa luz acesa. Deixe a luz acesa por 12 horas durante o dia e 12 horas apagada durante a noite.

Substrato para píton real

É mancebo a sua píton também vai fazer sujeira e você vai ter que limpar. Além disso o substrato é o chão da cobra que, com relação ao enriquecimento ambiental, quanto mais semelhante ao natural melhor, desde que não comprometa a saúde da cobra.

Você pode usar, pó de coco, fibras de coco, substrato de choupo, de cipreste, substratos a base de folhas, grama sintética e outros.

Cada criadouro fala uma coisa e cada um desses substratos vai dar um aspecto diferente. Uns vão ser mais práticos que é a grama sintética e outros materiais que não imitam o habitat, outros vão dar um aspecto mais bonito e mas são menos práticos.

Mas é importante se certificar com um veterinário qual seria o substrato ideal para cada fase da vida da sua píton.

Slider
Quer vender seus produtos pela internet, mas não tem site?
Quer vender seus produtos pela internet, mas não tem site?
Venda seus produtos pela nossa loja!
Slider

Bebedouro

Sim, até cobras bebem água, o que é super necessário, para todos os seres vivos, então esse é um item essencial.

Toca

toca-para-píton-real

A píton real é uma cobra mais tímida, então as vezes ela vai querer se esconder ou só descansar mesmo. Dá essa privacidade pra ela! Se ela não tiver a oportunidade de se esconder, ela vai ficar estressada e não é isso que nós queremos, né?

Ela pode ser comprada do formato que você quiser, ou você pode fazer com potes ou vasos.

Placa ou pedra aquecida

O aquecimento é muito importante para os répteis e ainda ajudam na digestão, então ter uma área aquecida é muito importante. Você pode ter a pedra aquecida ou a placa aquecida.

Decoração

Você viu que eu falei do enriquecimento ambiental? Então a decoração não é so pra ficar bonitinho pra você mostrar pros outros não, mancebo! Decorar o ambiente da cobra imitando seu habitat natural, torna o ambiente mais confortável pra ela e ela será muito mais saudável e feliz no recinto.

Alimentação da Píton Real

Se você viu nossos outros artigos sobre serpentes já tem uma ideia do que a píton real come não é?

Ela é carnivora, então em cativeiro ela se alimenta de ratos. Se isso é um problema pra você não te recomendo ter uma píton bola nem outra cobra, pois elas tem que se alimentar de ratinhos mesmo.

Atualmente, não existe ração para cobra no Brasil, mas não é tão difícil encontrar animais abatidos para o fim de alimentação. Os ratinhos também já vem congelados, aí você só tem que descongelar e dar.

Uma dica importante é você ter uma pinça para alimentar sua cobrita. Algumas vezes ela pode acabar errando o bote e indo na sua mão, o que não vai ser legal.

O tamanho do alimento também tem que ser levado em consideração, o ideal é que tenha de 10% a 15% o peso da cobra e claro, não deve ser maior que a largura da cobra. Também não exagera e escolhe uma presa pequena, presas pequenas demais também são um problema.

Água

Água é um item indispensável para qualquer animal, seja réptil, mamífero, roedor… todos precisam de água. Com a píton bola não é diferente.

Então tenha um recipiente pra colocar água, tanto para ela beber como se ela quiser ficar dentro. E mantenha a água limpa e fresca.

Limpeza

Começando pela água, troque ela pelo menos uma vez na semana, porque a cobra pode fazer cocô na água. Mas assim como ela não come todos os dias, ela não faz cocô todos os dias, então essa limpeza não precisa ser feita tão frequentemente.

O recinto pode ser limpo por completo 1 vez no mês. Nessa limpeza, você retira a os potes, tocas e todos os itens que estão no terrário e limpa eles, além de limpar o terrário em si e trocar o substrato.

Se sua cobra não comer algum alimento, retire imediatamente de dentro do terrário!

Veterinário

Eu sei que você não quer que a sua píton real fique doente ou tenha algum problema de saúde, mas estar preparado pra esses contratempos é essencial antes mesmo de você receber a cobra na sua casa.

Então, você tem que saber onde é o veterinário de animais exóticos mais próximo, pois essa fera aí mew não frequenta os mesmos vets que os cães e gatos, são específicos para animais diferentões.

veterinário diferentão

Só saber onde é não resolve o seu problema, você tem que ter o recurso. Então verifica o preço das consultas e tenha uma reserva para se caso ocorra essas situações e também para levar o bichinho periodicamente pra ver se tá tudo bem.

Manejo da Píton Real

Antes de manejá-la, deixe que ela tenha 1 refeição na sua casa primeiro. E também não vai pegar ela logo depois que ela comeu, pelo amor né?

Como eu sei que você é mancebo nesse assunto de cobra de estimação vou te dar uma dica de ouro! Não pegue a cobra enquanto ela faz digestão. Porque se você pegar ela, muito provavelmente ela vai vomitar e, caso você ainda não saiba disso, a cobra come a presa inteira. Só que como ela não é boba nem nada, ela come a presa inteira de um jeito que não vai machucar ela. Então quando volta, as unhas e os pelos do bicho com certeza vão acabar machucando ela por dentro, o que além de desagradável é perigoso para sua cobra.

Vai levar uns 2 dias pelo menos pra ela fazer essa digestão e você poder pegar ela.

píton-bola

Você viu como essa píton pode ser seu mais novo animal de estimação? Não é pra qualquer pessoa, mas pra quem procura um animal que não dá muito trabalho e não é tanto de contato, como cachorro, mas dá pra você interagir de uma forma diferente, é ideal.

Gostou desse artigo? Então, compartilha com seus outros amigos mancebos! Vai que eles estão procurando um animal de estimação e a píton bola se encaixa perfeitamente no que eles estão procurando?

E não esquece de deixar aquele comentário do que você quer aprender no próximo artigo ou alguma dica do que podemos melhorar.

Até o próximo artigo!

Veja Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *