periquito-catarina

Periquito Catarina – Como Cuidar desse Pet

Ah os psitacídeos! Ótimos pets para quem gosta do canto das aves e um companheiro de penas. E hoje é a vez de falarmos do periquito catarina. Você já ouviu falar sobre ele?

Bom, pra você que é mancebo de tudo e não faz ideia de como é essa ave, vou dar uma introdução pra você conhecer esse periquito camarada.

O periquito catarina é uma ave originária do México, Venezuela, andes peruanos e do Panamá. Pra quem tem pouco espaço em casa é ótimo, pois é uma ave pequena, tendo entre 16 e 18 centímetros de comprimento, então é bem pequena. Além disso, não é de gritar muito, só tagarela bastante. Mesmo assim, é bom em imitar sons e assobios.

Em cativeiro já existem várias cores, mas a cor que era encontrada na natureza era o verde.

Em questão de comportamento, ela é dócil e sociável. Também é mais resistente a mudanças de temperatura e vive em cativeiro por cerca de 15 anos, o que é muito bom. Mas, antes de ter um periquito catarina, você precisa ter a consciência de que você vai ter que cuidar do animal a vida toda dele, o que é bastante responsabilidade. Por isso, sempre enfatizamos aqui que, antes de adquirir, você tenha conhecimento sobre o pet que você quer antes de tê-lo.

Pelo amor, né? Não vai ser mequetrefe e querer se desfazer do bichinho depois! Seja responsável e tenha consciência de todo o cuidado que você vai ter que ter com o bichinho e os custos que ele terá, tá ok?

periquito-catarina-verde

Além de voar, o periquito catarina também gosta de andar, então não se surpreenda. Também é uma das razões para precisarem de supervisão quando estão soltos. São muito pequenos, assim se você não estiver de olho onde ele está, pode acabar pisando nele acidentalmente, podendo até matar o seu bichinho.

Como cuidar de um periquito catarina

Habitat do periquito catarina

Como toda ave, vai ser necessário ter uma gaiola para que o periquito catarina tenha o seu cafofo seguro e com suas próprias coisas.

O tamanho mínimo ideal para criar esse tipo de ave tem cerca de 60 cm x 60 cm, isso por ave e se ela passar bastante tempo fora da gaiola, mas claro que quanto maior, melhor mancebo.

Lembre-se que tem que ser uma gaiola para aves, pois as para aves tem uma bandeja embaixo para que a ave não tenha contato com o coco.

Cuidado onde você deixa a gaiola, não pode ser na cozinha, nem em lugares frios ou quentes demais, com vento direto no bichinho ou totalmente exposto ao sol.

O que um periquito catarina come?

Essa ave se alimenta de frutas, grãos, brotos, sementes, legumes e ração.

Ter uma dieta bem equilibrada é essencial para essas aves, então não dê só de um alimento, varie nas frutas, nas sementes, enfim, em tudo.

Dentre os alimentos que eles podem comer estão: couve, brócolis, nabo, cenoura, couve-flor, banana, laranja, mamão, maçã, damasco, batata, ervilha, morango, alfafa, sementes de girassol, sementes de abóbora, coco, etc.

Alguns alimentos não são indicados para essas aves como: abacate e guacamole, chá, café, caroços e sementes de frutas, caqui, cogumelo, cebola, feijão cru, caules, beringela, folhas de tomate e uvas. Além disso, alimentos ricos em gordura, sal e açúcar devem ser evitados.

Lembre-se de além da comida, deixe água sempre disponível para o seu periquito catarina. E mantenha a água sempre fresca e limpa.

Brinquedos

Como eu já disse, ele é um pet com bastante energia, querendo sempre brincar. Por isso precisa ficar solto por um bom tempo, todos os dias.

Mas, eu compreendo perfeitamente que muitas das vezes você não vai ter longos períodos pra brincar com ele. Então é muito necessário ter alguns brinquedos na gaiola para entreter seu bichinho, ainda mais quando você não está.

Mas antes de deixar o brinquedo lá e sair, é importante que você já tenha observado que esse brinquedo não vai causar algum acidente e oferecer algum risco de vida pra esse bichinho.

É importante que você procure brinquedos que são específicos para animais, porque assim não corre o risco do brinquedo ter algum corante ou alguma peça que vai prejudicar seu catarina.

Também não lote a gaiola com brinquedos. Eles precisam de espaço na gaiola também e para diversificar, você pode deixar alguns guardados para trocar os brinquedos que estão disponíveis na gaiola, assim ele explora e não vai enjoar.

Acessórios

Como todo bichinho, não é só comida e teto o que faz ele ter uma vida longa e feliz. Apesar do nome desse tópico, esses acessórios são essenciais para dar ao seu bichinho uma vida boa.

Ele vai precisar de um potinho de comida, um potinho de água, poleiros, uma toca e brinquedos como eu já disse.

Só toma cuidado com o tamanho desses acessórios dentro da gaiola. Não é pra ser mequetrefe e lotar a gaiola com poleiros de forma que o bichinho fique sem espaço, tá ok? Presta atenção nesses detalhes.

Limpeza

limpeza

Limpeza é com ele mesmo! O periquito catarina curte bastante um banho. Mas aqueles banhos de ave, que não precisa passar shampoo, ele toma banho sozinho ainda. Fofo não?

Você pode dar banho no seu bichinho com um spray com água. Só lembra também de não deixá-lo se secar em um lugar frio, tá bom?

Agora, falando de limpeza da gaiola, você sabe que gaiolas para pássaros tem que ter uma bandeja embaixo da grade para que a ave não encoste no próprio coco dela. Então, aquela bandeja você tem que limpar todo dia, além de potes de comida e de água também terem que ser limpos todos os dias, pote de comida então, toda vez que estiver com restos de comida vai ser preciso tirar.

Mas relaxa, isso não vai tomar muito do seu tempo.

Mas além dessa limpeza, é importante que você limpe a gaiola por completo, toda a semana. Grades, poleiros, brinquedos, acessórios, tudinho!

É sério mancebo! Você precisa ter cuidado com a limpeza do habitat do seu bichinho, para que ele não adquira doenças por conta de microorganismos que fiquem ali em meio a sujeira, tá ok?

Tempo de interação com periquito catarina

Esse periquito é bem brincalhão e sociável, então ter um bom tempo de interação é essencial. Se você procura um bichinho brincalhão e sociável, com certeza esse camaradinha pode ser seu pet.

E não é só porque você tem mais de um que não precisa interagir com eles. Interagir é essencial para uma boa relação entre você e seu periquito catarina.

Cuidado na hora de interagir fora da gaiola, para não pisar nele, já que ele gosta de andar, nem sentar em cima dele, pois ele gosta de se esconder debaixo das coisas, inclusive em cobertas etc.

Veterinário

Sempre falo isso aqui e vou falar de novo. Antes mesmo de ter o bichinho, você precisa encontrar um veterinário de pets exóticos perto da sua casa. Isso não é tarefa tão fácil, já que a maioria dos petshops que encontramos é de cães e gatos. Mas, não é impossível! Porém, saiba onde tem um que você consegue ir para caso você tenha emergências e também pra facilitar seu dia-a-dia.

veterinário

Outro ponto importante é você verificar os valores das consultas e se certificar de que você vai ter dinheiro pra cuidar do bichinho. Não é todo dia que ele vai no veterinário, eu sei! Mas é importante que você tenha uma reserva aí pra caso precise e pra consultas rotineiras.

Eai mancebo, o periquito catarina é seu bicho ideal? Conta aqui pra gente nos comentários. E não esquece de compartilhar com seus amigos mancebos.

Até o próximo artigo!

Veja Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *