o-que-chinchila-come

O que Chinchila Come – Conheça a Alimentação desse Pet

Muita das vezes as pessoas querem um bichinho diferente, mas não sabem do que ele precisa, ainda mais com alimentação. Por isso, eu te pergunto: Você sabe o que chinchila come?

Pra você que não sabe ou pra você que “imagina” o que ela come, esse artigo vai ajudar muito a entender as necessidades alimentares desse bichinho para que você não fique dando besteira pra ele!

Bora lá!

O que a chinchila come

Saber apenas que a chinchila é um roedor não faz muita diferença pra saber o que ela come. Afinal, cada roedor tem um tipo de alimentação, uma origem, um temperamento.

Alguns roedores tem sim semelhança, mas no caso da chinchila é outra história. Ela precisa de alfafa, ração e petiscos. Mas vou te explicar melhor.

Feno de Alfafa

O feno tem 3 funções muito importantes: ajuda tanto no bom funcionamento do intestino como no desgaste dos dentes e tem as fibras necessárias para a sua chinchila.

Sim! Os dentes dela não param de crescer! Afinal a chinchila é um roedor. Se você não sabia disso, veja esse artigo aqui falando sobre os roedores de estimação.

Só fique atento na hora que você for comprar esse feno. Ele não pode estar amarelado, tem que estar verde. Se estiver amarelado é sinal de que ele já está velho. Escolha sempre o feno que estiver verde, se não sua chinchila pode ficar doente, pois o feno pode estar com mofo e você não sabia. Mas agora você já sabe!

Não tem uma quantidade indicada, deixe a alfafa a vontade pra ela.

Ração

A ração tem que ser específica para chinchilas e eu vou te explicar o porque. Como eu disse antes, independente de ser um roedor, a chinchila tem diferenças de cada um dos outros roedores, mudando também a quantidade e tipo de alimentos que o organismo dela precisa.

Ela vai precisar de umas 40-50 g por dia.

Mas fica relax mancebo! A ração dela não é tão difícil de encontrar, beleza?

Aliás, quando ela não comer, tira e descarta o que ela não comeu. Limpa o potinho também, viu!

Petisco

As frutas, legumes e verduras se encaixam aqui. Não é tudo que você deve dar para sua chinchila e nem todos os dias. Você não come aquele lanchão todo dia, né? Então sua chinchila também não.

Os petiscos são pra variar a alimentação da sua chinchila e dar aquele agrado. Por isso, umas 3 vezes na semana é o suficiente, ainda mais no caso das frutas e legumes que tem mais açúcar.

Você pode dar maçã desidratada, amêndoas, uva passa, pera, damasco, ameixa seca, banana, bolacha água e sal, cenoura, couve, dente de leão, salsa, nabo, morango, maçã, alfafa, batata, batata doce, abóbora e amora.

Água

Você deve manter água limpa e fresca, ou seja, trocar regularmente.

Outra dica importante é colocar a água em um bebedouro para roedores para fora da gaiola, só com o biquinho pra dentro para que a chinchila não se molhe.

Caso você não saiba, a chinchila não pode se molhar. Se você também não sabia disso, dá uma olhada nesse artigo que vai te dar uma noção geral de como cuidar de uma chinchila.

Dica Extra

Fica atento mancebo porque por serem sensíveis a mudanças bruscas de alimentação, ao colocar um novo alimento na dieta dela será preciso ir colocando aos poucos para o corpo se acostumar.

Toma cuidado também onde você armazena cada coisa que ela come, como a ração e a alfafa. Deixa em um lugar arejado e livre de umidade. Também não deixa as coisas abertas, fecha o saco de ração e o de alfafa.

Essas dicas foram úteis pra você? Então compartilha com outros mancebos para que eles conheçam melhor esse pet e saibam como cuidar, se a escolha deles for a chinchila.

Até o próximo artigo!

Veja Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *