Mini pig: o que você precisa saber antes de ter o seu

Mini pig
Mini pig no feno Fonte: Pixabay

Se você é fã de animais fofinhos, o mini pig pode ser seu pet ideal. Esse porquinho, que permanece com um bom tamanho com o passar do tempo, é um animal dócil, diferente e animado. Quer conhecer mais sobre ele? Então siga lendo!

Sem sombras de dúvidas o mini pig é um animal maravilhoso! Para quem gosta de um pet não convencional o mini pig é muito indicado, principalmente para quem busca um animal de estimação que proporciona muita interação.

Com certeza este bichinho da fazenda está conquistando muitas casas e a próxima pode ser a sua! Mas é necessário aprender muita coisa antes de abrir suas portas para ele.

Esses bichinhos cuti-cuti são animais extremamente carinhosos, inteligentes e vivem perfeitamente com outros animais (cães e gatos por exemplo). Então se você busca ter um mini pig de estimação, analise seu dia a dia e veja o que você está disposto abrir mão para encaixar a rotina de um porquinho e proporcionar ao máximo uma qualidade de vida excelente.

Criadouro

Uma das coisas mais importantes neste processo, é a escolha de adquirir de um lugar responsável. Muitos criadouros trabalham de uma forma inapropriada e até exploram a vida do animal. Então pesquise bem sobre um local responsável

Um dos pontos mais positivos desta questão é que adquirindo o animal de um local responsável você não terá dor de cabeça. Por exemplo, ao escolher um criadouro analisando o preço e não a qualidade de como é a reprodução do animal, mantida as matrizes, a genética dos pais, higiene, entre outros, você pode lidar com uma surpresa no ato da aquisição.

O mini pig inicialmente parece estar muito bem, mas ao passar de alguns dias ele demonstra um comportamento “doente”. O que você vai fazer? Levar ao veterinário. Chegando lá, você vê que seu porquinho não foi vermifugado ou adquiriu alguma doença por ter nascido em um lugar com uma higiene precária. Tudo isso por um preço mais em conta que no fim, ficou mais caro.

Então procure pesquisar e analisar bem! Fazendo um bom investimento ao adquirir seu pet de um criadouro responsável, com certeza vai ser a melhor coisa que você terá feito na sua vida.

Leia agora: Mini cabra: o que você precisa saber antes de ter a sua

Chegando em Casa

Mini pig malhado
Mini pig na grama
Fonte: Pixabay

Diferente de um cachorro, um mini pig pode demonstrar um comportamento tímido quando chegar na sua casa, podendo ser um pouco medroso neste processo de adaptação. Então, para te ajudar vamos te dar uma ótima dica.

Para deixar seu mini pig mais a vontade você vai precisar respeitar o espaço dele, pois quando ele chegar, vai estranhar o local. E muito provavelmente estará triste por ter saído do local de onde nasceu. Então respeite o espaço dele.

Ser gentil também é algo necessário para ajudar na adaptação do seu porquinho. Se aproxime dele com uma voz calma e carinhosa, e sente-se no chão, para que não o amedronte. Oferecer comida ou alguns petiscos (banana, mamão, maçã ou alguma outra fruta ou verdura) vai facilitar a aproximação, além de associar a sua presença como algo muito legal.

Ter um mini pig é uma das coisas mais legais nessa vida, são inteligentes (mais que um cachorro ou gato), respondem muito bem a comando e são fáceis de adestrar.

Leia agora: Como criar mini porco? Veja 5 dicas incríveis

Espaço

Os mini pigs podem sim ser criados em apartamento. Mas lembre-se meu caro, eles ficam grandinhos quando adultos, com tamanho próximo ou maior do que um buldogue inglês. Podendo pesar em média de 35kg até uns 50kg e vivem em média de 15 a 18 anos se forem bem cuidados. Ficam com uma altura de 30 cm a 50 cm.

Para mantê-los em um apartamento, é muito necessário que você o leve para passear, brincar e gastar energia todos os dias. Pois isso pode, até mesmo, prevenir doenças como a obesidade e evitar que seu porquinho fique estressado.

O mais indicado é que ele tenha um espaço (quintal, jardim, terreno etc) para enfiar seu grande focinho e ficar vasculhando tudo. Caso você tenha um jardim, é bom se desapegar. Pois o porquinho vai botar pra quebrar.

Caso não consiga proporcionar isso a ele, você consegue suprir com passeios diários e muitas brincadeiras.

Leia agora: 7 Dicas de animais para apartamento

Cuidados com a Saúde

Assim como os cachorros e os gatos, os mini pigs também precisam ser vacinados e vermifugados.  Mantendo uma rotina de visitas ao veterinário, você vai conseguir ter muito êxito com relação a estes cuidados. Então, procure um doutor camarada e especializado para te auxiliar nesta questão!

Alimentação

Mini pig descansando
Mini pig em uma vasilha
Fonte: Pixabay

Esses porquinho comem desenfreadamente, então, é muito importante você saber dosar a alimentação diária dele. Tente manter um quarto de uma xícara de comida duas vezes ao dia e aumentando conforme ele for crescendo.

Caso você queira oferecer ração própria para pigs, procure alguma que seja especificamente para MINI PIGS. Pois será balanceada e apropriada para o tamanho e saúde do pet.

Você pode fazer a comida do seu porquinho também. Vegetais com o tom de verde escuro, grãos, frutas e legumes. Podendo até mesmo ter aquele ovinho cozido.

Cuidados com a Pele

Os mini pigs exigem um certo cuidado com sua pele, é preciso passar hidratante e protetor solar. Hidratante no frio e protetor solar quando exposto ao sol. Esse cuidado de passar hidratante e protetor solar deve ser feito diariamente.

É bom você saber que a pele deles é sensível, então não de banho nele com água quente, se não ele pode ficar com queimaduras na pele. Utilize água a uma temperatura amena e shampoo neutro.

É recomendado que ele só tome banho a cada 15 dias. Eles não são animais mal cheirosos, pois não tem glândulas sudoríparas (onde sai o suor). Por isso, esse período vai ser tranquilo, porque ele não vai ficar mal cheiroso.

Mas não exagera nos banhos hein? Muito banho tira a camada de proteção da pele do seu mini pig, podendo levar a pele dele a escamar e aparecer feridas.

Disponibilize Água

Como eu disse, eles não tem glândulas sudoríparas, então é necessário que você deixe água fresca e limpa sempre disponível para ele.

O intuito deste artigo meu jovem mancebo é te introduzir no mundo dos mini pigs e abrir a sua mente para este pet maravilhoso. Quem sabe o mini pig não é o seu bicho ideal?

Então se este artigo contribuiu de alguma forma não deixe de compartilhar com os seus amigos!

Até o próximo artigo!

Compartilhar