pets-exóticos

Lista de Pets Exóticos Legalizados em Outros Países

Montamos uma lista completa com todos os pets exóticos amados e criados ao redor do mundo. Venha conferir o que a gringaiada anda criando de pet diferente. Bora ver e ter uma noção do quão diversificados muitos lugares são com relação aos seus pets.

Sem delongas meu caro jovem mequetrefe, tá na mão. Partiu passar um pouco de vontade de ter alguns pets que infelizmente são ilegais por aqui por enquanto.

Caracol Gigante

caracol gigante - Bicho Ideal

Esses camaradinhas são bem peculiares e desejados em alguns países como EUA e Holanda. Existem inúmeras espécies, sendo uma delas brasileira e podem viver por uns 15 anos ao seu lado. Então, dependendo de onde você estiver, certifique-se se este animalzinho é permitido como pet antes de adquirir.

Você pode alimentá-lo com vegetais e até mesmo frutas. E sem sombras de dúvidas é um animal sem frescura. Ou seja, fácil de cuidar e não demanda muitos gastos.  Por isso é uma ótima opção de pet dos nossos amigos gringos.

Corn Snake

corn snake - Bicho Ideal

Esta famosa serpente é muito conhecida até mesmo aqui no Brasil, porém a corn snake é um animalzinho muito desejado no mundo a fora. É um dos pets exóticos que é fácil de cuidar e muito popular entre os jovens dos EUA, França e até mesmo da terrinha do nosso querido Cristiano Ronaldo, Portugal.

É um dos répteis mais reproduzido no mundo, por ser uma serpente pequena e muito dócil. Além de não demandar muito gasto.

Kingsnake da Califórnia

Kingsnake da california - Bicho Ideal

Estas camaradinhas são xódós de muitos americanos! Podendo viver uma média de 15 anos, o que faz delas companheiras de boa parte da vida.

Por conta de possuírem uma fácil reprodução, as kingsnakes se tornaram muito acessíveis aos amantes dos pets não convencionais.

Cobra de Liga de São Francisco

Cobra de Liga de São Francisco - Bicho Ideal

Com essas listras, com certeza ela também faz parte dos pets exóticos, sendo um animal com cores magníficas e motivo da paixão de muitos amantes de répteis. É uma serpente que tem origem nos EUA e é considerada uma das mais belas do mundo.

Píton Real

píton real - Bicho Ideal

Nossa querida píton é com certeza um dos répteis mais comuns como pets nos EUA e França. Tem origem africana, mas reside os corações de muitos gringos e até mesmo dos brazucas. Mas se você for um BR, se liga na lei e certifique-se se é um animal legalizado. Não vai cometer uns crime aí, comprando animal ilegal. Beleza batista?!

Píton Verde Arborícola

píton verde arborícula - Bicho Ideal

Apesar de ter verde no nome, quando filhote estas serpentes apresentam uma tonalidade bem amarelada. E com toda certeza é uma cobra muito famosa como pet e muito requisitada principalmente nas feiras internacionais americanas.

Tartaruga de Barriga Vermelha

tartaruga-de-barriga-vermelha

Vivem cerca de 40 anos e crescem até uns 35 centímetros.

São excelentes nadadoras, mas precisam de terra também para viver. Além disso, são onívoras, comendo insetos, peixes, carne branca crua e vegetais.

Essa espécie vive na América do Norte. Por conta de seu plastrão ser vermelho ou laranja, ela acabou recebendo esse nome. Na carapaça também tem riscos da mesma cor, mas vai sumindo conforme o animal vai ficando mais velho.

Tartaruga Leopardo

tartaruga-leopardo

Os pets exóticos não são lindos? Olha essa jabuti! Como você pode ver na foto ela recebe esse nome por conta do desenho que tem em seu casco.

Ela é originária das savanas da África e cresce até uns 46 centímetros, embora já foram encontradas maiores. É uma tartaruga que não hiberna, então precisa de um espaço amplo abrigado do frio no inverno.

Ela é herbívora, comendo folhas verdes como couve, folha de mostarda, rúcula, dente de leão, e frutas como folhas e frutos do cacto, pera, maçã.

Tartaruga-Almiscarada

tartaruga-almiscarada

Ela vem dos Estados Unidos e sudeste do Canadá, geralmente é encontrada em áreas mais úmidas. Portanto, para criá-la em cativeiro, é melhor ter um tanque raso, já que ela não nada bem. Também é necessário ter uma área com terra e rampas para que ela se desloque para a área seca e para a úmida.

Tem no plastrão uma cor amarelo alaranjado, já a cabeça é marrom e verde com listras amarelas nas laterais da cabeça.

Essa bichinha se alimenta em cativeiro de carne moída, frango, peixe, folhas e frutas.

O nome vem por ela liberar uma secreção com odor forte quando se sente ameaçada.

Vivem na água e só saem pra buscar comida e para a desova. Vivem cerca de 55 anos e podem chegar a 15 centímetros.

Tartaruga de Esporas Africana

tartaruga-de-esporas-africana

Essa jabuti está presente no continente africano e é bem conhecida no mundo dos pets exóticos. Ela tem esse nome por conta das escamas que ela tem nas patas dianteiras.

É uma das maiores tartarugas, chegando a 83 centímetros. Sua cor é marrom clara, escurecendo um pouco conforme ela vai ficando mais velha.

Ela é uma tartaruga herbívora, podendo comer folhas escuras, flores e vegetais.

Tartaruga da Estepe

tartaruga-russa

Também é conhecida como tartaruga russa. É uma espécie herbívora, se alimentando de vegetais e plantas silvestres, podendo chegar a 25 centímetros de comprimento. Ela tem 4 dedos.

Tartaruga mediterrânea

tartaruga-mediterranea

É uma tartaruga originária do sul da Europa. Ela tem a pele acinzentada com tons de amarelo e seu casco é amarelado com manchas pretas. Pode chegar a pesar 2 quilos. Ela também é herbívora.

Tartaruga-Estrelada-Indiana

tartaruga-estrelada-indiana

Essa tartaruga vem da Índia, Paquistão e Sri Lanka, e tem desenhos pretos no seu casco com piramidismo natural, então recebeu esse nome. Podem chegar a 30 centímetros, sendo que as fêmeas são maiores que os machos.

É uma espécie herbívora de tartaruga, podendo se alimentar de dente de leão, gramíneas, folhas de cacto – sem espinhos é claro- erva daninha, frutas silvestres e malvas.

É um jabuti muito delicado que precisa de cuidados avançados.

gecko leopardo - Bicho Ideal

Esses camaradinhas são originários do Oriente Médio. Lá pras quebrada do Paquistão, Afeganistão, Irã e da Índia. Além de pequenos, podem viver em média 20 anos. Então estude muito, pense e veja se ele é realmente seu bicho ideal.

pogona (dragão barbudo) - Bicho Ideal

Além de ser um réptil muito dócil, o lagarto pogona é um dos lagartos mais populares como pet no mundo.

Ele é um lagarto de porte médio, que tem origem australiana, vivendo em locais desérticos. Esse animal também é conhecido por mais dois nomes: Dragão barbudo ou Dragão barbado.

Lagartixa dos Dedos Curtos

Lagartixa dos Dedos Curtos - Bicho Ideal

Essa amiguinha simpática tem origem no Oriente Médio e no Norte da Ásia. Muitos optam por ter uma lagartixa desta espécie, pelo fato de ocupar pouquíssimo espaço.

Varano da Savana

Varano da Savana - Bicho Ideal

É um lagarto de porte grande, voraz e com patas muito poderosas que cavam com muita facilidade. Animal esperto e muito desejado praticamente por pessoas do mundo todo por ser muito interativo. São com toda certeza ótimos animais de estimação.

Tem origem nas áreas áridas e quentes da África. E é muito comum como pet nos EUA e em alguns países da Europa.

Camaleão do Iêmen

Camaleão do Iêmen - Bicho Ideal

O camaleão velado é uma espécie de camaleão nativa da Península Arábica no Iêmen e Arábia Saudita. São muito requisitados nos EUA e Portugal. E são comumente vendidos em praticamente qualquer pet shop/pet center americano.

Interativos e em alguns casos até reconhecem o dono. Excelentes pets exóticos.

Camaleão Pantera

Camaleão Pantera - Bicho Ideal

Camaleão pantera é uma espécie de camaleão nativa de Madagascar. Populações introduzidas também são encontradas nas ilhas Reunião e Maurícia, cerca de 500 quilômetros a leste de Madagascar. Sua dieta é composta por artrópodes como grilos, larvas de moscas e baratas.

Lagarto de Gola

lagarto de gola - Bicho Ideal

O Chlamydosaurus kingii, popularmente conhecido como lagarto-de-gola ou lagarto-dragão-australiano, é uma famosa espécie de lagarto da família Agamidae que habita os desertos da Austrália. Pode ser dócil ou não. Mas muito admirado pelos apaixonados por répteis.

Lagarto de Língua Azul

Blue Tongue Lizard - Bicho Ideal

Lagartos-de-língua-azul compreendem o gênero Australasian Tiliqua, que contém alguns dos maiores membros da família skink. Eles são comumente chamados de lagartos de língua azul ou simplesmente de língua azul ou azul na Austrália.

Chuckwalla

Chuckwalla - Bicho Ideal

Sauromalus é um género de réptil da ordem Squamata, família Iguanidae. Inclui lagartos grandes, nativos da América do Norte, os quais são onívoros, mas predominantemente herbívoros, e chamados localmente de “Chuckwalla”.

Teiú

Teiú - Bicho Ideal

É considerado o segundo maior lagarto do Brasil e muito famoso no nosso meio. Porém ele é muito famosinho nos outros países.

Admirado pelas cores, pois além deste branco e preto, existem exemplares que possuem uma colocação avermelhada.

É muito inteligente e interage com o dono. Adorando carinho e podendo ser muito dócil.

Monitor de Rocha de Pilbara

Monitor de Rocha de Pilbara - Bicho Ideal

Monitor de Pilbara ( Varanus bushi ), também conhecido como Monitor de Bush , é uma espécie descoberta recentemente de lagarto monitor.  A espécie é nomeada em homenagem ao naturalista e herpetólogo, Brian Bush. Esta espécie pertence ao subgênero, Odatria. Os monitores de Pilbara vivem na região de Pilbara, na Austrália Ocidental.

Lagartixa Gigante de Leach

Lagartixa Gigante de Leach - Bicho Ideal

Comumente conhecido como a lagartixa gigante da Nova Caledônia ou lagartixa gigante de Leach, é uma espécie de lagartixa, descrita pela primeira vez por Georges Cuvier em 1829, que tem origem na Nova Caledônia. E sem sombras de dúvidas é um animal muito solicitado como pet exótico.

Gecko de Crista

Gecko de Crista - Bicho Ideal

 Achava que esse bichinho estava extinto, mas o que salvou essa espécie da extinção foi a criação em cativeiro. Conheça algumas de suas características: é onívoro, tem sua calda mais fina que a do gecko leopardo, sua cauda auxilia ao escalar, tem hábitos noturnos, é ótimo saltador, também solta a cauda quando ameaçado, mas não a regenera. Fica só o cotoquinho. Mas é um animal incrivelmente amado pelos amantes de pets não convencionais.

Lagartixa Gargula

Lagartixa Gargula - Bicho Ideal

Considerado a pouco tempo atrás, um dos répteis mais raros do mundo. Mas hoje é encontrado facilmente como pet, nos EUA principalmente. E sem sombras de dúvidas é um animal muito amado pelos hobbystas. E é literalmente uma companhia de vida longa, pois pode viver em média de 15 à 20 anos e crescer até mais ou menos uns 20 centímetros.

Varano Esmeralda (Varano Prasinus)

Varano Esmeralda (Varano Prasinus) - Bicho Ideal

Varanus prasinus, também conhecido como Varano-arborícola-esmeralda ou Lagarto-esmeralda, é uma espécie de lagarto varano da família varanidae que habita as florestas da Austrália, Nova Guiné e ilhas próximas. Muito comum como pet em alguns lugares da França.

Sapo de Tomate Sambava

Sambava tomato frog - Bicho Ideal

Também conhecido como tomato frog, é originário de Madagascar. Com essa cor diferentona, com toda certeza ele tinha que estar nessa lista de pets exóticos. Ele tem uma cor não tão brilhante nos machos e a fêmea é maior. Machos chegam a 6,5 centímetros e fêmeas podem passar dos 10 centímetros.

A estimativa de vida é de 11 anos, são noturnos e se alimentam de invertebrados e pequenos besouros.

Quando se sente ameaçado ele incha, e ao ser pego por um predador, ele solta uma substância espessa que faz com que emperre a boca dele e prejudica os olhos, assim ele solta o sapo. Mas essa substância não causa a morte de seres humanos, no máximo uma reação alérgica.

Salamandra-Tigre

Salamandra-Tigre - Bicho Ideal

Recebem esse nome por conta das manchas que tem no corpo que são semelhantes às de tigres. É originária dos Estados Unidos e algumas regiões do Canadá e México.

Ela tem o corpo alongado com pernas robustas, cauda longa e focinho curto. Geralmente chega até 20 centímetros, mas pode passar disso.

Se alimenta de grilos, larvas de farinha, minhocas, dúbia baratas e vermes.

Vive por cerca de 16 anos.

Rã-Arborícola-de-White

Rã-Arborícola-de-White - Bicho Ideal

É uma rã fácil de cuidar e dócil, uma característica importante para pets, mesmo nos exóticos. Ela é originária da Nova Guiné e Austrália, mas foi introduzida nos Estados Unidos e na Nova Zelândia.

Chega a 10 centímetros de comprimento e vive por cerca de 16 anos, quando em cativeiro.

Ela come insetos, aranhas, rãs pequenas e pequenos mamíferos.

A cor dela depende da temperatura do ambiente, podendo ir do castanho ao verde, com barriga branca e pode ter algumas manchas irregulares nas costas. Nas pontas dos dedos ela tem ventosas, que permitem que elas subam verticalmente, até em vidro!

Sapo Boi Azul

Sapo Boi Azul - Bicho Ideal

Sua cor pode variar do azul claro ao azul-violeta escuro, tendo manchas escuras pelo corpo. Apesar do nome sapo, ele é uma rã.

É encontrado no extremo norte do Brasil e em florestas em Sipaliwini, no Suriname.

Pode medir de 3 a 6 centímetros de comprimento.

Uma característica interessante é que na natureza esse animal é venenoso, porém em cativeiro ele não apresenta esse veneno por conta de não se alimentar de insetos que quando ingeridos fazem ele produzir seu veneno. Na natureza comem formigas, mosquitos, lagartas e outros insetos.

Sapo de Budgett

Sapo de Budgett - Bicho Ideal

Esse bicho tem mais 2 nomes, é conhecido como Sapo Hippo e Sapo Freddie Kruger. Ele é originário da Argentina, Bolívia e Paraguai.

Tem cerca de 11,5 centímetros e pode viver por mais de 5 anos.

Podem se alimentar de grilos e outros insetos, pequenos ratos e sapos menores.

É um animal semi-aquático que tem uma mordida dolorosa.

Sapo Horned do Brasil

Sapo Horned do Brasil - Bicho Ideal

É um sapo encontrado no sul do Brasil, na Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.

Ele tem boca grande e olhos grandes com duas pequenas saliências que parecem chifres na cabeça. Podem medir até 14 centímetros e chegam a viver por 7 anos.

Comem insetos, lagartos, roedores, pequenas aves e também outros anfíbios.

Axolote

Axolote - Bicho Ideal

É um anfíbio bem conhecido entre os pets pelo mundo e parece com o Banguela do filme Como Treinar o Seu Dragão. Esse bichinho tem origem no México.

Ele é uma salamandra que manteve boa parte de suas características larvais pela vida toda, já que salamandras quando filhotes se desenvolvem na água e depois ficam terrestres.

Seu tamanho pode variar entre 15 e 45 centímetros de comprimento, mas o mais comum é ela chegar a 23 centímetros.

Vivem por cerca de 12 anos e se alimentam de girinos, insetos, minhocas, crustáceos e pequenos invertebrados.

Sapo Pacman

Sapo Pacman - Bicho Ideal

O sapo pacman é originário do Brasil, Argentina, Paraguai e Bolívia. Também não é um sapo e sim uma rã, mas se assemelha a um sapo, por isso o nome.

Vive por cerca de 10 anos e mede entre 8 e 13 centímetros.​

Tem uma boca grande e se alimenta de grilos, larvas, pequenos roedores, baratas e gafanhotos, e tem uma saliência em cima dos olhos que parecem chifres.

Caranguejeira

Caranguejeira - Bicho Ideal

Esta lindona aqui causa medo em muita gente e derrete corações de outras pessoas e com certeza é considerada um animal de estimação a muito tempo nos Estados Unidos.

Elas fazem parte da família Theraphosidae, que envolve as espécies conhecidas pelos nomes comuns de tarântulas ou caranguejeiras.

Escorpião Imperador

Escorpião Imperador - Bicho Ideal

Pandinus imperator, conhecido pelo nome comum de escorpião-imperador, é uma espécie de escorpião nativa das florestas úmidas tropicais e das savanas da África Ocidental. E muito comum como pet em Portugal, França e EUA.

Raposa

Raposa - Bicho Ideal

As raposas são animais mamíferos e onívoros pertencentes à família Canidae. Assim como os cachorros, elas são muito interativas com seus donos, e adoram brincar e muito. Lembrando que a raposa e os demais animais exóticos da lista são legalizados em outros países. Praticamente quase todos não são legalizados aqui no Brasil para você ter como pet, beleza?

ouriço pigmeu (hedgehog) - Bicho Ideal

Este camaradinha espinhudinho é um pet muito desejado no mundo todo. Desde EUA até o Japão. Ótimo pet para crianças (desde que os pais acompanhem com cuidado). Fácil de manter e de alimentar. Conforme você se relaciona com ele, ele vai gostando mais de você.

Petauro do Açúcar (Sugar Glider)

Petauro do Açúcar (Sugar Glider) - Bicho Ideal

Esse carinha, que possui os mesmos poderes de planar que o esquilo voador, é um pet muito comum principalmente na América do Norte. Muito carinhoso e fofinho, além de muito piruleta.

Feneco

Feneco - Bicho Ideal

O feneco, ou raposa-do-deserto, é uma pequena raposa, sendo portanto um animal da ordem Carnivora e da família dos canídeos.

Muito adorado pelos americanos pela sua doçura e fofura. Orelhudinho, muito inteligente e muitos outros atributos fazem dele um dos pets exóticos mais fofos do mundo.

Jupará

Jupará - Bicho Ideal

Os juparás, são mamíferos arborícolas e noturnos, da família dos procionídeos, que é da mesma família do quati, do guaxinim e do mão-pelada, mas se diferenciam por possuir uma longa cauda preênsil. No Brasil são encontrados na floresta Amazônica e na Mata Atlântica.

Não são legalizados aqui no Brasil, mas muito comuns como pets nos EUA e Europa.

Gambá (gamba americano)

Gamba (gamba americano) - Bicho Ideal

Apesar de serem conhecidos pelo fedor. Quando são criados em cativeiro como pets exóticos, dificilmente eles soltam aquele jato repugnante nas pessoas. Pois isso é um meio de defesa, mas quando eles se acostumam com o manejo, não se sentem ameaçados pelos seus tutores.

Guaxinim

Guaxinim - Bicho Ideal

Famoso pelo personagem de Guardiões da Galáxia, eles são animais muito presentes nos EUA. E muitas pessoas acabam tendo como animais de estimação.

Muito inteligente, podendo ser adestrado e um ótimo companheiro diferenciado.

Gineta

Gineta - Bicho Ideal

Tem origem no sul da Europa e na África. Mede aproximadamente 110 centímetros de comprimento e vivem em cativeiro por cerca de 20 anos.

Podem comer frutas, insetos, répteis, anfíbios, aves, peixes, pequenos mamíferos e roedores.

Para concluirmos esta lista cheia de bicho, não poderia deixar de pedir para você compartilhar no seu face caso tenha gostado de ver todos esses animais. Manda lá pros seus amigos mequetrefes apaixonados por pets exóticos. Aproveita e deixa aqui nos comentários quais você mais gostou.

Até o próximo artigo.

Veja Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *