gavião asa de telha

Gavião Asa de Telha – Tudo o que Você Precisa Saber

Faala mancebo! Se você está procurando sobre o gavião asa de telha talvez você já saiba que ele é uma ave de rapina. Mas o que isso significa? Você sabe quais as características dessa ave fantástica? O que ela come e como cuidar dela?

Cuidar de um animal é uma baita de uma responsabilidade, com certeza! Com esse tipo de ave não é diferente e além disso você pode não ter muito conhecimento com relação a esse animal. Então hoje eu vou te mostrar tudo sobre o gavião asa de telha, o que ele come, quais são as características, como tem que ser seu habitat, o que você precisa antes de ter um animal desses…

Nós falamos com o expert no assunto Diego Bitener, da Turma do Gavião, que trabalham com educação ambiental e treinamento com aves de rapina, para falar sobre essa ave.

Tá preparado? Bora aprender mais sobre essa ave topzera?

 

O que são aves de rapina?

Bom, a principal característica das aves de rapina é que elas são aves carnívoras (sim! Carnívoras!) com garras fortes, bicos recurvados e pontiagudos e uma baita de uma visão. O que significa que o cuidado com aves de rapina é bem diferente de outras aves mais comuns como pet.

Nesse grupo estão corujas, falcões, gaviões, águias e urubus.

Falcoaria

falcoaria

A falcoaria é muito importante quando se tem uma ave de rapina. Porque serve tanto pra que a ave se exercite como treiná-la para a caça.

Em alguns lugares até precisam de falcoeiros para espantar algumas aves, como pombos, sabia? Só uma curiosidade pra você meu caro mancebo.

Então antes de cuidar de uma ave dessa, aprender falcoaria é essencial.

É importante que esses exercícios sejam feitos todos os dias, entre 30 minutos a 1 hora é o suficiente para treinar a ave.

gavião asa de telha voando

Além disso, é necessário alguns equipamentos, entre eles a luva de couro, equipamento de atrelamento e balança de pesagem.

Segundo Diego Bitener do Turma do Gavião deve-se averiguar sempre se os equipamentos de couro para treinamento estão em bom estado, bem como checar a saúde geral dos animais, como bicos, pés, penas e presença de parasitas.

 

Criadouro

Sempre é importante lembrar vocês mancebos que retirar esses animais da natureza é crime! Então não inventa de pegar um que tá rondando sua casa ou algo do tipo.

Quem tem uma ave de rapina é porque elas vem de um criadouro legalizado pelo Ibama.

Se você capturar um animal, caso seja pego, além de você não poder ficar com o animal, você vai ter que pagar uma multa salgada e ainda pode ser preso. Não vale a pena fazer isso mancebo, tanto por conta do b.o. pra você, quanto pro bem estar dessa ave, quanto pro ambiente.

Cada animal tem um papel muito importante no ambiente em que ele vive, trazendo diversos benefícios. Mas quando são retirados da natureza o ambiente desequilibra.

É muito importante quando quiser um animal diferente, ter a consciência disso e de que os criadouros ajudam a manter a natureza em equilíbrio, afinal não estão tirando animais do ambiente, conserva as espécies e mantém os animais vivos, diferente do tráfico no qual muitos animais morrem durante o trajeto quando pegos para serem traficados.

 

Características do gavião asa de telha

O gavião asa de telha mede em torno de 48 a 56 centímetros de comprimento com envergadura ( da ponta de uma asa a outra) de 115 centímetros. Ele parece um pouco com a águia. Suas penas são castanho escuro com algumas partes castanho-avermelhada ou cor de telha (não é a toa que tem esse nome) e nas extremidades da cauda as penas são brancas.

Uma característica bem diferente do gavião asa de telha é que ele costuma caçar em bando, o que não é muito comum com outras aves de rapina, sendo mais social.

Ele é bem comum na falcoaria por conta da sua inteligência, sendo mais fácil de treinar.

Alimentação do gavião asa de telha

Eu disse que ele é carnívoro, né?

Mas que tipo de carne ele come?

Pequenos vertebrados, mamíferos pequenos, pequenas aves, até insetos grandes e galinhas.

Mas criadas como animal de estimação ou para falcoeiros, existem animais que são vendidos com a finalidade de alimentação como ratos e codornas.

Não existe ração, pelo menos até o momento em que esse artigo foi escrito, para um gavião asa de telha ou outra ave de rapina.

Então antes de ter um, você precisa se certificar de que você consegue ter acesso a alimentação do gavião asa de telha facilmente.

O Diego da Turma do Gavião ainda dá uma dica importante:”as aves de rapina devem ser alimentadas 1 vez ao dia com a porção ideal para não sobrar restos e estragar, respeitando o período de atividade de cada espécie”.

Habitat do gavião asa de telha

Naturalmente, o gavião asa de telha prefere lugares mais descampados, com mais espaços entre as árvores, diferente de uma floresta densa.

O Diego ainda explica: “Aves em treinamento precisam de diferentes equipamentos, como luvas de couro, balança de pesagem, equipamentos de atrelamento e poleiros específicos para cada espécie, além de um campo de vôo com espaço suficiente para as aves se exercitarem.”

Então além de poleiros que são adequados ao tamanho do gavião asa de telha, ter um espaço para que ele possa se exercitar todos os dias é essencial.

Limpeza para gavião asa de telha

Segundo Diego “O recinto deve ser limpo preferencialmente, diariamente, para evitar o desenvolvimento de bactérias e fungos que possam acometer doenças”.

Então a limpeza do espaço é muito importante para a saúde do animal, mancebo, lembre-se sempre disso.

Além do recinto, será que precisa de alguma limpeza da própria ave? Diego diz “Os animais em si são muito limpos, dedicando uma boa parte do dia com a higiene.”

 

Veterinário

veterinário

Como todo bichinho e até como nós as vezes precisamos de um médico por algum problema ou só fazer um check-up, o gavião asa de telha também vai precisar de cuidados.
O Diego indica que deve-se levar a ave pelo menos 1 vez ao ano ao veterinário para fazer exames. Então tem que estar preparado mancebo.

Aliás, antes de ter qualquer animal, você tem que saber onde tem o veterinário mais próximo, que não é o de cachorro e gato, é pra pet exótico e silvestre.

 

Eai? Você gostou do gavião asa telha? Pensa em ter essa ave de rapina? Conta aqui pra gente!
E não esquece de mandar pra outros amigos mancebos que podem gostar de saber essas informações.

Se você tem interesse ou vai adquirir uma ave de rapina siga o trabalho da Turma do Gavião no facebook, instagram e youtube e participe de seus cursos e palestras.

Até o próximo artigo!

Veja Também:

Aves de Rapina: Já Pensou em Ter Uma?

Bicho em Casa – Saiba o que é Necessário Antes de Ter um Pet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *