Galinha de Estimação - Como Cuidar de uma

Galinha de Estimação – Como Cuidar de uma?

Simm, você pode ter uma galinha de estimação aí com você, você já viu isso? Galinha que é criada como animal de estimação? Acredite, não é tão difícil de achar não.

Depois do Mini pig e da mini cabra chegou a vez de outro bichinho que a gente vê nas fazendas chegar na nossa casa como uma companheirinha muito legal e diferente.

Mas, do que uma galinha de estimação precisa? Quais são os cuidados? Você sabe?

Não se preocupe mancebo, estamos aqui pra isso. Vamos te falar o que você precisa saber antes de ter uma galinha de estimação pra você cuidar bem dessa lindona.

 

Bora lá!

 

Características da galinha

Apesar de poder ser de estimação, a galinha de estimação não tem o mesmo temperamento de um cachorro, por exemplo. Mas isso não impede que ela, do jeitinho dela, seja um ótimo pet.

Elas são limpinhas, podendo ficar dentro de casa. Mas, elas não aprendem a fazer as necessidades em um lugar específico, então ou você não liga (mas limpa, tá?) ou você compra uma fraldinha pra galinha, acredite, existe aqui no Brasil. Aí nesse caso você tem que limpar a fraldinha todos os dias.

Uma galinha saudável pode chegar a viver por 15 anos.

No caso da galinha ela é mais silenciosa do que um galo.

galinha de estimação botando ovos

Outra coisa diferente da galinha de estimação é que ela bota ovos, então se você optar por ter uma, vai ter ovos frequentemente, legal né?

 

Qual o ambiente certo para uma galinha de estimação?

O piso não é o local ideal para uma galinha, porque ela pode ficar com calos. Mas tem gente que cria galinha até em apartamento, basta ter pelo menos um canteirinho com grama na varanda ou um pouco de terra para ela ciscar.

Também é importante que tenha poleiros para ela subir e um ninho.

Se for um galo, o ideal é manter as janelas fechadas de manhã para que o canto dele não incomode os vizinhos.

Mas durante o dia a iluminação é essencial para a galinha. Galinhas seguem o ciclo natural do dia, então de noite não deixa ela até tarde exposta a luz artificial.

Se você tiver quintal e ela for ficar do lado de fora, ela tem que ter uma área ventilada e bem iluminada e outra protegida da chuva, do sol, do frio e de possíveis predadores. Também tem que ter poleiros e ninhos.

Uma dica importante sobre o ninho: ele deve ficar em um local mais escuro e mais tranquilo.

Já o poleiro não pode ser de um material escorregadio. Já pensou você ficar escorregando no piso da sua casa toda hora, que desconfortável? Então tenha muita atenção com relação a isso.

escorregar

O local onde ela fica tem que estar seco e bem ventilado, se não ela pode ter doenças respiratórias.

O que uma galinha de estimação come?

galinha de estimação comendo

Apesar delas comerem tudo o que encontram, uma boa dieta pra essa lindona contém ração, mas pode ser dado tubérculos, raízes, frutas e hortaliças.

Além disso, é importante manter água limpa e fresca sempre disponível. Para que ela sempre fique fresca, lembra de colocar o pote ou recipiente de água na sombra e não exposta ao sol.

Viu só? Não tem muita coisa pra cuidar de uma galinha, só protegê-la das temperaturas extremas, umidade e predadores.

Essas dicas ajudaram você a decidir se quer mesmo uma galinha? Fala aqui pra gente o que você achou.

Até o próximo artigo!

 

 

Veja Também:

Lista de Animais Domésticos [Parte 1]

5 Benefícios dos Animais para Crianças

Mini Cabra: O Que Você Precisa Saber Antes de Ter a Sua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *