Enriquecimento Ambiental é Essencial para a Saúde do Pet

Imagine-se em uma sala, com uma cama, água e comida pronta. Você não tem a companhia de ninguém na maior parte do dia, você não tem tv, você não tem celular, computador, não tem nenhum jogo de tabuleiro, livro, aparelho de som. Você também não pode sair de casa sozinho ou falar com ninguém. Sentiu isso? É a mesma coisa que seu bichinho sente.

Como deu pra perceber, comida, água, e uma cama não são o suficientes para termos uma vida saudável. Em um lugar assim como o descrito acima, você surtaria, assim como qualquer ser humano. E por que seria diferente com nossos pets?

Assim como nós humanos, os animais precisam se entreter com atividades que os façam gastar energia mental e física, esse é um dos motivos pelo qual é importante você  fazer enriquecimento ambiental para o seu pet. Em nosso dia a dia, temos que trabalhar, estudar, comprar comida e fazê-la, interagir com pessoas para nossa própria saúde mental. O seu pet já recebe tudo de mão beijada, ele precisa se entreter pela própria saúde dele.

enriquecimento ambiental- porquinho da índia roendo

O enriquecimento ambiental torna o ambiente mais parecido com o ambiente natural do pet ,se ele estivesse na natureza. A sua casa pode se tornar mais interativa e interessante para ele. Enriquecimento ambiental é importante para todos os tipos de animais, mas cada um com brinquedos e objetos adequados conforme o seu comportamento.

Sem enriquecimento ambiental, você pode chegar em casa e seu pet ter estragado alguma coisa da sua casa, como móveis, ou da casinha dele.

Vantagens

Fazer enriquecimento ambiental tem inúmeras vantagens pros pets:

  • desenvolve inteligência
  • gasta energia física e mental
  • diminui o medo e a agressividade do pet
  • os reconecta com instintos primitivos

Claro que, gastar energia é praticamente sinônimo de animal desestressado, o que deixa seu pet mais saudável e feliz.

 

Como Fazer Enriquecimento Ambiental?

Para fazer isso você pode comprar brinquedos e objetos que são próprios para entreter seu animal de forma inteligente ou fazê-los com o que você tem em casa. Ambas as opções são ótimas para seu pet, nesse caso é mais de sua preferência, se você tem tempo e quer fazer algum brinquedo ou se você prefere comprar.

A seguir vamos dar algumas dicas de como fazer isso para seu pet, dependendo se ele é um roedor, cachorro, gato, etc.

Cachorro

O enriquecimento ambiental NÃO substitui os passeios. Cachorros precisam de passeios e enriquecimento ambiental para serem saudáveis e felizes.

Para o cachorro é importante estimular a busca pela comida. Um dos brinquedos fáceis de fazer em casa é pegar uma garrafa pet vazia e fazer furos com tesoura do tamanho suficiente para que caia a ração ou petisco que você colocar dentro da garrafa. Esse brinquedo vai entreter seu cachorro por bastante tempo, pois ele ficará tentando tirar a comida de dentro da garrafa e só vai comer quando eles caírem pelos furinhos. Também existem bolinhas que fazem o mesmo papel da garrafa.

Esconder comida e brinquedos pode ser uma boa opção para estimular seu cachorro a usar seu olfato e buscar a comida, assim como ele faria na natureza. Mas existem diversas opções de brinquedos.

enriquecimento ambiental - cachorro brinquedo

Nem sempre seu cachorro vai querer. A disposição de interagir com esses brinquedos varia de cachorro pra cachorro. Pra alguns uns são muito difíceis, pra outros são fáceis, pra outros eles nem se interessam, mas vale tentar.

Gato

Gatos tem o instinto de subir em lugares altos. E por que não proporcionar lugares para ele subir? Além daqueles arranhadores com diferentes níveis e alturas para vender, você também pode proporcionar lugares para seu gato subir, talvez até para subir na janela. Mas lembre-se que uma casa ou apartamento com gatos deve ter aquelas redinhas protetoras nas janelas para que o gato não saia de casa ou não caia para fora. Pode parecer que não, mas um dos motivos que mais se tem gatos na emergência é devido a queda no vazio.

Arranhar também é uma característica dos gatos, por isso é essencial ter arranhadores em casa. Mas você mesmo pode fazer arranhadores ou proporcioná-los para o seu gato, é bem fácil. Você pode colocar cordas ou treliças de sisal nos pés de uma mesa.

Eles também gostam de buscar lugares diferentes para dormir, então não se surpreenda. Deixe uma almofada ou cobertor em algum lugar que ele não está acostumado a descansar.

Eles gostam de olhar os pássaros, então deixe a cortina aberta pela manhã para que ele possa observar.

Eles se cansam dos brinquedos e amam novidades. O brinquedo não precisa ser algo sofisticado. Você pode fazer ele se divertir muito com presilhas de cabelo, tampinhas, ou mesmo papel amassado. Seja criativo. Só não use lasers, pois seu gato ficará frustrado já que ele não poderá pegá-lo.

Roedores

Como o próprio subtitulo diz “roedores” por que eles roem. Então é importante que você coloque coisas na gaiola que eles possam roer, como uma toca de madeira, tubos de papel higiênico, galhos, pedaços de madeira. Do mesmo jeito que com os cachorros você pode esconder a comida para ele procurar. Além disso você pode disponibilizar na gaiola lugares que eles possam escalar ou subir, pode criar uma rede para que eles durmam ali ou brinquem. Você também pode variar a posição de cada coisa. Não é bom as vezes mudar o layout dos cômodos da sua casa? Trocar as coisas de lugar também faz seu pet explorar o ambiente e interagir com ele.

enriquecimento ambiental- hamster correndo na gaiola

Aves

Para aves você pode colocar galhos naturais dentro da gaiola para que sua ave arranque a casca. Você também pode fazer brinquedos de madeira por exemplo pra sua ave gastar o bico, o que é necessário nos psitacídeos (aves com bico torto como papagaio, periquito, calopsita, arara, etc).

Você também pode colocar a comida dele em um papel sulfite e enrolar ela , depois coloca dentro daqueles tubos de papelão (de papel higiênico ou papel toalha) e faça um furo de um lado ao outro do tubo para prender uma corda/ barbante para deixar pendurado e sua ave explorar até encontrar o alimento.

Outra opção é colocar alguma fruta ou alimento em cima da gaiola para que sua aves tenha um certo trabalho para pegar a comida.

É importante lembrar que assim como para os roedores, mudanças do layout da gaiola são bem vindas.

Além ambiente dentro da gaiola, é importante deixar sua ave voar dentro de casa de vez em quando, para que ela se exercite e fique feliz.

Dá pra Fazer Enriquecimento Ambiental para Outras Espécies de Pet?

Claro que sim! O segredo para enriquecer o ambiente do seu animal é utilizar objetos e estratégias para que ele faça algum exercício ou tenha algum tipo de trabalho, para conseguir comida ou utilizar objetos diferentes em seu habitat para que ele fique curioso e explore. Isso é possível também para répteis, peixes, chinchilas, coelhos, furões, etc. O que você precisa é fazer algo de acordo com o comportamento da espécie e que não prejudique seu pet.

Então é importante também que você coloque esses objetos no habitat do seu pet mas supervisione para que não tenha nenhum tipo de acidente com seu bichinho.

enriquecimento ambiental- coelhos roendo

Conclusão

Deu pra perceber o quão importante é enriquecimento ambiental no habitat do seu pet, independente da espécie que seja, ele precisa disso para ter qualidade de vida. Cuide da saúde mental do seu bichinho, enriqueça seu ambiente ou a sua casa para que ele seja feliz e saudável, e não entediado ou depressivo. Dinheiro não é desculpa para não fazer isso. Você pode fazer enriquecimento ambiental com coisas que certamente você jogaria fora ou tem em casa. Respeite o comportamento das espécies e tenha paciência ao aplicar esses métodos de enriquecimento ambiental com seu bichinho, por ele não estar acostumado, talvez leve um tempo até que ele entenda para que serve aquele objeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *