Conheça os principais cuidados com a iguana

Conheça os principais cuidados com a iguana
Conheça os principais cuidados com a iguana - Reprodução Adobe Stock grátis

Você conhece todos os cuidados com a iguana? Se você está pensando em adotar esse bichinho tão fascinante, é importante estar por dentro de tudo! Como esses animais costumam passar boa parte do tempo em seu terrário, é uma ótima opção como bicho de estimação!

Contudo, é importante entender que na prática, essa não é uma realidade. Para quem acha que as iguanas não dão trabalho, saiba que a situação é um porco diferente. Apesar de não necessitar de atenção constante, as iguanas, assim como outros pets, também precisam de atenção, cuidados e carinho!

Quer saber tudo sobre esses animais e como cuidar de uma iguana em casa? Então é só ler até o final, para conhecer a espécie e como elas devem ser criadas, para que tenham uma vida longa, saudável e feliz ao seu lado!

Cuidados com a iguana: onde devem ficar?

Cuidados com a iguana
Cuidados com a iguana – Reprodução Adobe Stock grátis

Segundo especialistas nesses animais, para quem deseja ter uma iguana em casa, o item mais importante a providenciar é um terrário. Afinal, assim como ocorre com outros répteis, as iguanas têm o sangue frio e por isso, mantém a temperatura interna do corpo, de acordo com a temperatura do ambiente.

Isso quer dizer que esses animais necessitam de um condição climática adequada, para que seu metabolismo funcione da maneira correta.

Assim sendo, um dos cuidados com a iguana é providenciar um espaço quente e confortável, com a condição climática ideal.

Para acertar nessas condições, basta observar o local de origem do réptil. Com as iguanas, é simples, já que se trata de um tipo de lagarto, com origem aqui mesmo no Brasil. Na verdade, sua origem, segundo especialistas, é na selva amazônica.

Assim, esses pets se darão muito bem na sua casa, desde que você proporcione um ambiente parecido com seu habitat natural.

Veja a seguir, como o território deste animal deve ser regulado, para manter a saúde e o conforto no dia a dia!

Leia agora: Canário belga: saiba como cuidar do seu

Ajuste de temperatura e umidade

Para isso, o ideal é instalar um dispositivo para controlar automaticamente este aspectos do terrário de sua amiga.

Com um controlador automático termo-higro, o clima e a umidade dentro do espaço estarão sempre ideias para sua iguana. Ademais, você pode conectá-lo a um cooler, ou é só um resfriador.

Para que tudo fique perfeito para o animal, regule a temperatura para 30 graus, e deixe o nível de umidade em torno de 80%.

Lâmpadas que emitem raios UVA e UVB

A luz do sol também está diretamente ligada a sensação de bem-estar das iguanas, bem como de todos os répteis. Assim, para criar uma iguana em casa, você vai precisar de lâmpadas que façam as vezes dos raios solares.

Ou seja, com lâmpadas que emitem raios UVA e UVB, sua amiga terá a exposição que precisa durante o dia.

Contudo, é importante lembrar que as iguanas estão acostumadas com uma exposição equatoriana, ou seja, devem ficar sob a luz desta lâmpada por pelo imenso 12 horas ao dia.

Posicione troncos

Sempre que pensamos em répteis, já nos vem à mente lugares com pedras quentes, expostas ao sol. Contudo, as iguanas não possuem tanta praticidade.

Isso porque, as iguanas são habituadas a subir em árvores, e não ficam pelo chão. Assim sendo, posicionar alguns troncos em posição vertical, é uma boa forma de manter sua amiga à vontade no terrário.

Ademais, esses animais, quando tratados adequadamente, costumam crescer bastante. Assim, o terrário deve acompanhar esse crescimento. Por fim, não se esqueça de instalar um circulador de ar, para que o ar dentro do espaço seja renovado regularmente.

Veja agora: Pogona: Tudo o que você precisa saber

Como deve ser a alimentação das iguanas

Outra característica que deve ser levada em conta na hora de considerar os cuidados com a iguana, é sua alimentação diária.

Com esses animais sendo adotados cada vez mais como animal de estimação, já é possível observar alimentos específicos para a espécie sendo comercializados.

No entanto, o ideal é que essa dieta seja complementada com algumas frutas, legumes e verduras. Man nunca se esqueça de lavar bem os alimentos antes de oferecer a sua amiga, para evitar a contaminação por fungos e bactérias.

Outra característica desses animais que deve ser lembrada, é que elas são vegetarianas. Assim, evite oferecer  carne a elas.

Para saber o tamanho das porções e a frequências que deve ser alimentado, sempre consulte um veterinário. Ele deve averiguar a idade e o tamanho do animal, antes de indicar uma dieta.

Cuidados com a iguana: saúde e higiene

Iguana saúde e higiene
Iguana saúde e higiene – Reprodução Adobe Stock Grátis

Apesar de necessitar de condições adequadas para viver, o terrário das iguanas não precisa de tanta atenção, quando o assunto é higiene. Para manter tudo em ordem, é só lavar o recipiente onde ela come e bebe água todos os dias. Já o restante do terrário deve ser limpo pelo menos uma vez na semana.

Em termos de saúde, segundo veterinários, o segredo para que o animal fique saudável e feliz, é a manutenção adequada e regular do terrário, além de atenção à dieta do pet.

Se o ambiente estiver limpo, o comedouro e o bebedouro higienizados e a iguana estiver sob uma dieta saudável, as chances de ela ficar doente são mínimas.

Assim sendo, fique de olho no funcionamento de todos os dispositivos, como o controlador da temperatura e umidade, as lâmpadas e o circulador de ar. Ademais,todos esses dispositivos possuem prazo de validade e precisam ser trocados de acordo com esse prazo.

Outro cuidado importante, diz respeito às consultas ao veterinário. Assim como qualquer outro animal de estimação, as iguanas precisam fazer ao menos um check-up por ano, para garantir uma vida saudável. Ele deve averiguar o tamanho, o peso e outras características físicas do animal, para constatar que ela está se desenvolvendo adequadamente.

Caso sinta que ela está muito parada, prostrada ou sem energia, consulte um especialista. Pois esse tipo de comportamento pode indicar surgimento de alguma doença ou condição de saúde.

E então? Gostou de conhecer os principais cuidados com a iguana? Adote já a sua e aproveite toda a alegria e diversão que esse pet pode trazer para sua vida!

Confira também: Como cuidar de periquito – O periquito é seu bicho ideal?

Compartilhar