Saiba tudo sobre o gato persa

imagem de um gato persa
Conheça tudo sobre o gato persa | Foto: Pexels

O gato Persa é uma raça de gato conhecida por sua pelagem longa e sedosa e por ter um formato de rosto bem distinto. Dessa forma, vale a pena conhecer um pouco mais sobre a raça e a seguir você encontrará um guia completo sobre ela.

Ele é um animal muito tranquilo, que convive bem com crianças e outros animais. Além disso, apreciam ambientes calmos, são dóceis e calmos e também gostam de brincar e passar tempo ao lado de seus tutores, mesmo que não exijam tanta atenção, gostam de recebê-la. 

Para famílias mais agitadas, o gato persa pode ser muito tranquilo, já que ele dorme por muitas horas. Assim, é bom entender mais sobre o animal, para saber quais as suas principais características e quais os principais cuidados necessários para que seu animal seja saudável.

Qual a sua origem?

O gato Persa tem origens antigas e é tido como uma das raças mais antigas conhecidas na história, já que os felinos não possuem tantas variações. Dessa forma, sua história começa no século XVII, quando foram trazidos para a Europa da Pérsia (atual Irã), o que dá o seu nome.

Ele se tornou muito popular na Grã-Bretanha, quando várias famílias o acolheram como companheiro. Então, diferente de algumas espécies, eles mantiveram as mesmas características físicas com o passar do tempo, com pequenas variações. 

Qual a aparência do gato persa?

O gato persa tem uma aparência única, que se caracteriza pelo focinho achatado e pela pelagem longa e densa. Portanto, muitos criadores e entusiastas apreciam suas características físicas únicas, listadas a seguir, e procuram por bichos que as tenham de modo intenso

Cabeça e Focinho

A cabeça é redonda e maciça, com um crânio amplo. Além disso, têm um focinho achatado, o que é uma característica marcante da raça. Assim, isso ocorre devido à braquicefalia e contribui para o seu visual distinto e com uma aparência que o faz parecer mal-humorado.

Olhos

Seus olhos são grandes, redondos e muito expressivos, o que o faz ter uma cara única, que parece quase sempre cansada. Dessa forma, apresentam diversas cores e você pode achar gatos com olhos: 

  • azul; 
  • verde; 
  • cobre;
  • âmbar.

Isso depende da genética e também da cor da pelagem que o animal apresenta. Por isso, é difícil adivinhar qual será a cor na fase adulta quando eles são apenas filhotes. Então, não busque o animal se quiser apenas com uma imagem única.

AnyConv.com pexels shahin khalaji 19036630
O gato persa pode ter olhos nas cores azul, verde, cobre ou âmbar. | Foto: Pexels.

Orelhas

As orelhas do gato persa são pequenas, arredondadas e bem separadas, o que lhe dá a impressão de ser um ursinho. Assim, a pelagem nessa região é curta e fina, o que destaca ainda mais a aparência arredondada da cabeça e torna sua estética diferente.

Corpo

O corpo do animal é robusto e compacto, com uma estrutura óssea grande. Então, as pernas dele são curtas e fortes, e as patas são grandes e redondas, o que lhe dá uma aparência rebaixada. Enquanto isso, a cauda é curta e bem peluda, quase como um espanador.

Pelagem

A pelagem do persa é longa, densa e sedosa, o que faz com que seja uma das mais luxuosas da espécie. Além disso, tem uma juba única ao redor do pescoço. Dessa forma, pode variar em várias cores e padrões, incluindo sólidos, bicolores, tricolores e padrões de pontas escuras.

Vale dizer que essa não é uma das raças de gatos hipoalergênicos. Por isso, se tiver alergia, não é o animal ideal para os seus cuidados.

Expressão Facial

A expressão facial do gato persa é doce e suave, com olhos grandes que transmitem uma aparência de ternura. Além disso, o nariz achatado contribui para uma expressão facial única, que o faz parecer mal-humorado o tempo todo. 

Essas características físicas dão a ele uma aparência elegante e aristocrática. No entanto, existem alguns casos onde os traços variam entre ser mais ou menos intensos. Por conta disso, quando as características dele são mais exageradas, ele recebe o título de “tradicional”. 

Há os “gateiros” que preferem esses gatinhos como companheiros e o buscam sempre. Assim, é bom notar que, embora essas características sejam desejáveis, a saúde e o bem-estar do animal devem estar em primeiro lugar. 

Como é a personalidade do gato persa?

O gato persa é conhecido por ter uma personalidade tranquila, inteligente e afetuosa, que não combina muito com a sua cara de mal-humorado. Dessa forma, eles são sociáveis e gostam de interagir com seus donos, mas podem ser reservados com estranhos.

Como são domésticos, eles preferem ambientes tranquilos e previsíveis, o que faz que a espécie não seja propícia a sair de casa. Então, não dá muito trabalho para os tutores, apenas requer atenção e cuidados tradicionais para se manter saudáveis.

Apesar de não ser listado como uma das raças de gatos mais inteligentes, ele é esperto e entende bem instruções.

Ele fica muito parado?

A sua personalidade também inclui ser um pouco proativo. No entanto, uma de suas principais características é a preguiça, o que faz com que ele adore passar grande parte do dia dormindo ou quieto no canto, sem fazer nada, apenas descansando e se limpando.

Como é sua relação com crianças?

O gato persa adora crianças e se dá muito bem com outros animais, já que se adapta muito bem a cada ambiente. Por isso, mesmo em uma nova situação, precisa de pouco tempo, para brincar e se divertir com as opções que estiver à disposição no ambiente.

Quais cuidados você deve ter com o seu gato persa?

Um dos cuidados mais importantes com o gato persa é a sua pelagem. Isso porque, ela pode trazer vários problemas relacionados à saúde, como a propensão a infecções e seborreia oleosa, mas também precisam de cuidados para continuar sedosas e macias. 

Escovação regular

O ideal é que ele seja escovado todo dia, de modo suave, com uma escova apropriada, para evitar emaranhados e sujeiras. Além disso, como se trata de uma raça caseira é bom evitar que fiquem em quintais ou do lado de fora.

Use uma escova de qualidade para evitar danificar o pelo. Assim, na hora de escovar preste atenção especial às áreas propensas a emaranhados, como a juba ao redor do pescoço.

Tome cuidado caso for desembaraçar alguma região para não machucar. Então foque em soltar os pelos com delicadeza e caso seja necessário use produtos como creme para pentear animal. No entanto, não passe cosméticos humanos, porque isso pode ocasionar irritações.

Higiene facial

Devido ao formato achatado do rosto, os Persas podem acumular lágrimas ao redor dos olhos. Por isso, o ideal é que se limpe com delicadeza essa área com um pano úmido para evitar manchas. Então, verifique sempre as orelhas do gato e as limpe com suavidade se houver acúmulo de cera.

Banho

É necessário dar banhos ocasionais para manter a pelagem limpa e saudável. Assim, use um shampoo suave, que seja feito para gatos e se certifique de secar por completo o pêlo após o banho.

Cuide dos dentes

A saúde dental é crucial para o gato persa, por isso, escove seus dentes de modo regular para prevenir problemas dentários. Além disso, forneça brinquedos e alimentos que promovam a saúde dental, já que eles são bons em ajudar quem deseja garantir uma higiene de qualidade.

Consulta Veterinária Regular

É muito importante que se faça visitas regulares ao veterinário para garantir a saúde geral. Assim, discuta a dieta, a vacinação, a prevenção de parasitas, e outros cuidados específicos com o veterinário.

Alimentação correta

Forneça uma dieta balanceada e de alta qualidade para atender às necessidades específicas do seu animal. Então, considere alimentos próprios para gatos de raças específicas ou para gatos com pelagem longa.

Ao adotar um persa, é bom dedicar tempo aos cuidados específicos da raça para garantir uma vida longa e saudável para o seu animal de estimação. Além disso, o observe sempre, para buscar um veterinário quando notar mudanças no comportamento ou na saúde.

Quais os principais problemas de saúde do gato persa?

O gato persa é uma raça propensa a alguns problemas de saúde, como problemas respiratórios devido ao formato achatado do rosto. Dessa forma, embora nem todos desenvolvam essas questões, é necessário conhecê-los para tomar medidas preventivas.

Problemas Respiratórios

O focinho achatado contribui para problemas respiratórios nessa espécie. Assim, eles podem ser mais propensos a espirros, chiados e dificuldade respiratória, ainda mai em ambientes quentes. Portanto, em alguns casos pode ter infecções respiratórias superiores.

Problemas Oculares

Devido ao formato do rosto, o gato persa costuma sofrer com lágrimas em excesso e manchas nos olhos. Por isso, infecções oculares e irritações podem ocorrer, o que exige cuidados regulares com a higiene ocular.

A limpeza da região pode ser feita a partir de lenços umedecidos que passam pela região. No entanto, não use produtos em conjunto com eles, pois podem causar irritações e problemas na visão futura do seu animal.

Problemas Dentários

A braquicefalia também contribui para o apinhamento dos dentes, que aumenta o risco de problemas dentários, como acúmulo de tártaro e doença periodontal. Então, a escovação regular e a alimentação correta são importantes.

Problemas Renais

O gato persa tem uma predisposição genética para problemas renais, o que inclui a formação de cálculos renais. Por isso, a ingestão adequada de água e uma dieta balanceada podem ajudar a minimizar esse risco, assim como, a combater a obesidade.

Poliquistose Renal

A poliquistose renal é uma condição hereditária que afeta os rins dos e causa cistos nesta região. Assim, caso note algum sintoma, exames de ultrassom podem servir para detectar essa condição.

Problemas urinários

Os felinos têm um grande risco de desenvolver problemas urinários, como cistite intersticial e obstruções. Então, uma dieta adequada e tomar o tanto correto de água importa muito para prevenir essas doenças.

Problemas de pele e pelagem

Devido à pelagem longa, ele pode estar mais propenso a problemas de pele, como infecções fúngicas e dermatites. Dessa forma, a escovação regular e a manutenção correta da pelagem são cruciais para garantir que fiquem saudáveis.

É importante que os proprietários de gatos saibam dessas preocupações e tenham sempre o contato de um veterinário. Então, podem garantir cuidados preventivos e tratamento adequado, se necessário. 

Qual a expectativa de vida do gato persa?

A expectativa de vida média de um gato persa é de 12 a 16 anos, o que varia com base nos cuidados e condições de vida. No entanto, como são muito calmos e gostam de ficar em casa, se não tiverem problemas renais, devem viver por um longo tempo.

Para que ele envelheça com qualidade é necessário se atentar para as suas necessidades, manter uma dieta balanceada e ter cuidados veterinários. 

Quais as características do gato persa?

O gato persa é conhecido por ter baixa energia e apego ao dono, já que é muito amoroso. Além disso, a sua tendência a miar é baixa, é considerado um felino muito inteligente e brincalhão de nível médio, eles fazem amizade fácil com crianças e também com animais. 

Ele pode ter várias cores diferentes, o que faz com que entre nas raças de gatos com pelagem azul

Seu tamanho tende a variar entre 20 a 25 cm, já no peso, um espécime saudável deve pesar na faixa de 3 a 6 kg. Por isso, quando se encontra muito acima desses quilos, isso pode representar obesidade e deve ser observado para receber os cuidados adequados.

Curiosidades

Alguns gatos famosos são da raça persa, como é o caso, por exemplo, do Snowball, o gatinho do filme Stuart Little, e o Garfield. No entanto, os persas só chegaram na Europa no final do século XVI e na América no final do século XIX.

É bom dizer que apesar de ser da mesma espécie que o desenho do Garfield você não deve alimentar o gato persa com lasanha ou comidas do tipo. Assim, se não quiser que ele coma ração, procure por um nutricionista animal que possa lhe indicar uma dieta balanceada, que faça bem ao animal.

AnyConv.com pexels ardalan hamedani 13629270
O gato persa é conhecido por seu apego ao dono | Foto: Pexels.

Vale a pena ter um gato persa?

O gato persa é o animal doméstico ideal para quem não deseja ter muito trabalho e não é uma pessoa muito ativa. Dessa forma, ele se dá bem em ambientes tranquilos, mas, também combina com crianças e outros animais, o que a torna uma das raças de gatos mais populares.

Ele é muito dócil e apesar de não requerer atenção o tempo todo, precisa de carinhos do seu tutor. Mas, como tem o focinho achatado, pode ter problemas de saúde, o que torna necessário estar atento ao seu comportamento e ter um veterinário de confiança que possa lhe atender.

Compartilhar