Conheça 5 raças de gatos egípcios

Gatos egípcios
Gato egípcio Fonte: Pexels

Gatos por si só já são animais elegantes e bonitos, mas quando se trata dos gatos egípcios essas características se tornam ainda mais evidentes. Pensou em ter um e não sabe qual raça escolher? Então continue lendo e descubra qual desses felinos únicos é perfeito para você!

As raças de gatos egípcios são rodeadas de histórias, pois elas fazem parte das mais antigas do mundo. Há documentos que comprovem a existência desses felinos no Antigo Egito, há mais de 3.000 anos e não apenas como animais de estimação como de serviço também.

Naquela época os gatos egípcios protegiam depósitos de grãos caçando roedores ou matavam cobras venenosas que viviam ao redor das casas. Além disso, os gatos também eram venerados e até considerados sagrados. A realeza egípcia, inclusive, vestiam seus felinos com ouro e outras joias.

Está pronto para conhecer esses lindos e históricos gatos?

Os 5 tipos de gatos egípcios

Conheça a seguir os gatos egípcios mais elegantes e charmosos e descubra qual deles é perfeito para chamar de seu!

1- Abissínio

Gato Abissínio deitado
Abissínio
Fonte: Pexels

Iniciando nossa lista de raças de gatos egípcios temos um que é considerado um dos mais velhos do mundo, o Abissínio. Esse gato, com uma aparência muito similar a aqueles desenhados nos antigos hieróglifos, possui esse nome pois muitos acreditam que a origem dele é entre a Etiópia e o Egito, que antigamente era conhecida como Abissínia.

No entanto há outros que indicam que a origem desse gato é na costa do Oceano Índico e partes do Sudeste Asiático. O debate ainda existe, mas é inegável que esse gato tem todas as características egípcias além de ser animado, interativo, amigável e brincalhão. Tudo isso com aquele ar de superioridade que o gato egípcio sem apresenta.

Leia agora: 5 dicas para manter o gato feliz

2- Egyptian Mau

Egyptian Mau olhando para cima
Egyptian Mau Fonte: Pexels

O Egyptian Mau surgiu da mistura de gatos de rua egípcios. Sua principal característica, que são marcas de rímel e padrão de barras, é algo que sempre aparecia nos desenhos egípcios, o que também comprova que essa é uma raça muito antiga.

Essa egípcio possui um pelo de comprimento médio que pode surgir nas cores prateada, bronze e fumês, acompanhadas das clássicas manchas que possuem tamanhos distintos. Além disso, outras características marcantes são uma faixa no dorso, que vai até a ponta da cauda, e uma marca na testa no formato de “M”. Tudo isso acompanhado de uma personalidade leal e amável.

3- Chausie

Chausie correndo
Gato Chausie Fonte: Pixabay

Se você está em busca de um gato doméstico que lembre um selvagem e seja egípcio, o Chausie é o seu felino ideal. O Chausie, na verdade, foi originado nos Estados Unidos, no entanto sua herança de gato selvagem é ligado inteiramente ao Egito, e, por isso, esse gato é reconhecido como um típico egípcio.

Com as cores malhado marrom, malhado preto grisalho ou preto, o Chausie é um gato muito afetuoso, mas que precisa de bastante exercício, pois também é muito ativo. Por ter um tamanho acima da média, esse gato pode chegar a pesar até 11 kg, portanto se prepara para ter um grande companheiro ao seu lado.

4- Gato Egípcio do Vale do Nilo

Gato Egípcio do Vale do Nilo olhando pela janela
Gato Egípcio do Vale do Nilo Fonte: Pixabay

Muitos acreditam que o Gato Egípcio do Vale do Nilo é, na verdade, o Egyptian Mau nativo. Por serem uma raça mista, esses gatos só foram reconhecidos como uma raça experimental pela Associação Internacional de Gatos em 2010.

No Egito, essa raça costuma viver nas ruas e, por isso, correm riscos. Há algumas ONGs que se dedicam a resgatar esses animais e inseri-los em um ambiente que irá cuidar devidamente dele.

Com um temperamento calmo, mas a curiosidade típica herdada dos Egyptian Mau, o Gato Egípcio do Vale do Nilo precisa de bastante amor e de treinamento de reforço positivo. Dessa forma, ele irá se adaptar perfeitamente ao seu lar, independente de ter tido uma vida difícil nas ruas ou não.

5- Shirazi

Gato Shirazi deitado
Gato Shirazi Fonte: Pixabay

Muitos não acreditam que os Shirazi seja um gato egípcio, já que sua origem não é conhecida. No entanto, por terem altas chances de possuírem genes do Egyptian Mau, muitos o consideram parte dos gatos egípcios e isso o garante na nossa lista.

Similar aos Persas, o Shirazi possui uma pelagem longa e lisa, mas com vários padrões. Perfeito para quem está em busca de um felino egípcio que seja bom de apertar, o Shirazi é a união de um pelo gostoso com uma docilidade incrível.

Além disso eles são brincalhões e muito inteligentes, o que significa que você pode adquirir os brinquedos mais mirabolantes que exercitem não só seu corpo como sua mente também. Ter um Shirazi em casa é garantir um gato lindo, elegante e muito fofo.

Leia agora: Conheça as 12 raças de gatos mais populares

Gatos elegantes e repletos de histórias

gato deitado com luzes
Gato deitado Fonte: Pexels

Decidir ter um gato egípcio é acolher um animal repleto de história e elegância. Desenhados nas paredes da época do Antigo Egito, alguns desses felinos são considerados os mais antigos no mundo, ou sejam, estão presente na vida dos humanos há séculos como um fiel companheiro.

Além do olhar marcante, esses gatos possuem personalidades admiráveis, mas são diferentes entre si. Não só na aparência, já que alguns podem ser grandes e peludos enquanto outros são menores e com a pelagem curta, os gatos egípcios também podem apresentar um comportamento mais atlético, ativo ou até carinhoso e calmo.

Se você está em busca de um desses para chamar de seu, saiba que muitos podem ser difíceis de achar. No entanto, eles valem todo o esforço já que quando se tem um deles se ganha um companheiro para toda vida. Prepare sua casa e sua rotina e fique pronto para receber o seu gatinho egípcio!

Gostou desse artigo? Então comente com a gente e compartilhe com aquele seu amigo que está em busca de um gato diferenciado!

Compartilhar