Como Ter uma Cobra de Estimação – Dicas para Iniciantes

Ter um cachorro não é incomum. Um gato, um pássaro ou mesmo um peixe também são comuns de se encontrar. Porém, isso tende a mudar. Cada vez mais pessoas buscam por um animal mais exótico, como a cobra de estimação.

As cobras de estimação são para quem tem um gosto um pouco diferenciado com relação a animais de estimação. Pessoas que querem brincar com seu bichinho e esperam que ele vá correndo em sua direção quando você chega não podem ter uma cobra, pois uma cobra não age assim, elas são mais independentes. Isso não significa que você não pode manuseá-la.

A seguir vamos te mostrar as necessidades da cobra de estimação e veja se ela é pra você e se encaixa com sua rotina e com o que você espera de um pet.

Ela Demanda Muitos Cuidados?

Não. A cobra de estimação não exige tanta manutenção. Ela não come todos os dias, consequentemente ela faz menos sujeira. Ela não tem parasitas e vindo de um criadouro legalizado, você não terá muitos problemas de saúde. É um animal bem tranquilo de cuidar.

Elas vivem, em média, 20 anos. Então você tem que ter certeza de que vai querer assumir esse compromisso.

O Que a Cobra de Estimação Come?

Para começar, as cobras não comem todos os dias, a frequência da alimentação varia de acordo com a fase da vida em que ela está. Quando filhote ela come a cada 7 a 10 dias. Já jovem, esse período aumenta, então ela se alimenta a cada 15 dias.

A cobra de estimação em geral se alimenta de ratos e pintinhos. São fáceis de armazenar em casa.  Mas fica tranquilo! Não é você que vai caçar o bichinho não, já tem lugares que vendem animais abatidos. No Brasil não existe ração ou outro tipo de comida para cobras, então se você não está de acordo com a alimentação desse pet, ele não é pra você.

Nem é recomendado dar bichos vivos como ratos por exemplo, já que eles podem ter doenças e também podem machucar sua cobra de estimação. Além de que, dando um alimento vivo, estimula sua cobra a ter um comportamento agressivo.

Como Deve Ser o Habitat da Cobra na Minha Casa?

Temperatura do Ambiente

cobra de estimação

Você já deve ter ouvido falar que a cobra é fria e é um réptil, que também é conhecido por ser um animal de sangue frio, mas calma que eu vou te explicar.

Os répteis em geral não controlam a temperatura corporal sozinhos, eles se aquecem por meio de fatores externos, como o sol. Então, ao ter uma cobra de estimação em seu habitat (também conhecido como terrário) ela tem que ter fontes de calor como pedras aquecidas e lâmpadas que manterão a temperatura do ambiente mais aquecida para que fique confortável para ela. Também é necessário ter uma toca dentro do terrário para sua cobra e um termômetro para regulagem da temperatura.

Hidratação

Sim, cobras bebem água. Então, assim como pra qualquer tipo de pet, deve ter água para ela beber, e água para que ela se banhe.

Tamanho e Acessórios

O tamanho do terrário de uma cobra deve ter um tamanho suficiente para que ela possa se locomover de forma confortável. Os acessórios colocados no terrário também devem ser de um tamanho ideal para ela, como por exemplo o recipiente para ela se banhar tem que caber ela.

O tamanho da sua cobra pode variar de espécie pra espécie. Quando filhote, a cobra tem em média 40 centímetros de comprimento. Mas ela pode ficar com 4 metros de comprimento dependendo da espécie, mas é mais raro. O crescimento dela não é como o de cachorros e gatos que crescem rapidamente e depois mantém o mesmo tamanho até o fim da vida. Elas crescem aos poucos e sempre.

Precauções

Mantenha o habitat da cobra sempre bem tampado, pois elas são ótimas em fugir. Então fique atento, principalmente antes de deixá-la sozinha.

Quando filhotes elas são mais ariscas, principalmente por não te conhecer e te ver como um predador dela. Por isso é necessário tomar alguns cuidados nos primeiros manuseios para que ela não te morda. Mas se morder, as cobras que são legalizadas no Brasil pelo menos, não são peçonhentas, ou seja, elas não tem veneno.

Cobras tem que ser manuseadas constantemente para que elas não fiquem agressivas. Isso pode variar de acordo com o tipo de cobra também.

É um Pet Caro?

terrário-para-jiboia-bicho-ideal-jiboia-arco-íris

O valor inicial é alto. O preço que se paga em uma cobra legalizada é a partir de 1500 reais. O terrário também não fica tão atrás, um terrário vai custar mais ou menos o valor da cobra. Dependendo do tamanho do terrário, você encontra mais baratos.

O gasto com alimentação não será tão caro. Sai mais barato do que ração para um cachorro, lembrando que elas não comem todos os dias, então o custo da alimentação é bem baixo.

Algumas Recomendações Antes de Ter uma Cobra de Estimação

Busque Conhecer a Cobra

Para todo pet você precisa saber de tudo o que ele precisa e conhecer seu comportamento antes de escolher comprar ou adotar um. Não é diferente com a cobra. Busque conhecimento antes de comprá-la, saiba as características das espécies, comportamento, temperamento, etc. Quanto mais você souber sobre o seu bicho, melhor será, assim você evita surpresas também. É uma vida, não é um objeto que se joga fora, então tenha consciência da sua escolha.

Fale com os Membros da Sua Família ou da Sua Casa

É imprescindível que antes de qualquer decisão para ter o animal, você converse com quem mora com você, pois nem todo mundo é adepto dessa ideia, algumas pessoas tem medo e outros problemas com o bicho. Para evitar transtornos pra você e seu bicho, não force. Se sua família não é de acordo, não tenha. Existe outros pets legalizados que podem ser adequados pra você. Assim você não prejudica seu relacionamento e harmonia com os que moram com você.

Ache um Fornecedor do Alimento da Sua Cobra de Estimação

Não é tão fácil quanto ir ali na pet shop e comprar, mas na internet não é difícil de achar um fornecedor que envie o alimento pra você. Mas tenha isso bem definido antes para não ter transtornos.

Compre o Terrário

A cobra precisa de um terrário, não pode ficar assim solta pela casa como os cachorros. Você pode tirá-la do terrário, mas ela não é um animal pra viver solto pela sua casa. Ela pode fugir e se machucar, além de que o terrário tem um ambiente com temperatura controlada, o que vai ajudar a manter seu pet saudável e feliz.

Lembre-se: A Busca Contínua por Conhecimento é Essencial

Então sempre pesquise mais e mais da espécie da sua cobra, para mantê-la com boa saúde e temperamento adequado.

Veja Também:

2 pensou em “Como Ter uma Cobra de Estimação – Dicas para Iniciantes

    1. Digamos que tudo pode variar, pois cada animal é um indivíduo. Mas de certa forma os animais seguem um padrão de comportamento que varia de espécie para espécie. Então, respondendo sua pergunta. Sim! A grande maioria das corns snakes são mansas. Mas tudo depende também de um manejo bem feito e frequente para que o animal se acostume contigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *