Como ter uma cobra de estimação: dicas para iniciantes

Cobra de estimação. Foto reprodução

Depois de muito pensar, você decidiu ter um réptil como novo integrante da família. No entanto, agora surge aquela dúvida: como ter uma cobra de estimação?

É verdade que em um primeiro momento ter uma cobra de estimação pode parecer uma atitude muito excêntrica  para aquelas pessoas que são acostumadas a ter cães e gatos como pets. Definitivamente criar uma cobra de estimação não é para qualquer um.

Assim como qualquer outro animal de estimação, as cobras necessitam de cuidados específicos para sua manutenção, além, é claro, de compromisso e dedicação por parte dos tutores.

Considerar alguns aspectos do cuidado com as cobras de estimação são fundamentais para tutores iniciantes terem sucesso nessa iniciativa.

Para te ajudar a ter uma cobra de estimação de forma correta, de modo seguro para você e para o animal, separamos algumas dicas essenciais.  Continue a leitura deste artigo e confira!

5 dicas para iniciantes terem uma cobra de estimação 

Como ter uma cobra de estimação segunda  imagem
Cobra em um vaso de planta
Fonte: Pixabay

Antes de mais nada, caso você deseje ter uma cobra como pet é necessário buscar um criadouro legalizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama).  A posse de cobras de modo ilícito está sujeita a responsabilização penal, portanto fique atento!

No Brasil, só é permitida a posse  de cobras não-peçonhentas, a exemplo da jibóia, cobra do milho e píton real. Por isso, os iniciantes na criação de cobras como animal de estimação devem, além de procurar criadouros habilitados, buscar adquirir conhecimentos sobre os hábitos dessas espécies. 

A seguir, listamos algumas dicas que são importantes para você saber como ter uma cobra de estimação:

1. Cuidado no manuseio

Tenha sempre em mente que você não está criando um gato, muito menos um cão. As cobras não são consideradas animais que gostam de interação humana, apesar de poderem sim ser criadas com animais de estimação.

Mesmo que as cobras de estimação autorizadas em nosso país não possuam veneno, elas ainda podem provocar mordidas que causam machucados. Por isso, é interessante evitar tocá-las, sobretudo após as refeições e na troca de pelo, pois nesse período a pele da cobra fica mais sensível e o réptil fica com dificuldade de enxergar.

Sempre que possível busque contar com o auxílio de um especialista para aprender a segurar e manusear adequadamente o animal.

2. Tenha um estoque de presas para alimentação

Normalmente, o mais recomendado é alimentar as cobras de estimação com presas congeladas. Lembre-se que cobras são animais carnívoros que têm por base alimentar principalmente pequenos roedores. 

Deste modo, ao optar por presas congeladas, além de você evitar ter que lidar com um bichinho vivo que servirá de refeição para sua cobra, isso pode ajudar a proteger o réptil de ferimentos causados pela presa ao tentar se defender. 

Uma cobra geralmente come em espaços de 15 a 20 dias, contudo isso pode variar por conta da idade do animal e também da sua temperatura corporal.

3. Prepare o ambiente para receber a cobra de estimação 

Cobras amarelas
Cobra amarelada
Fonte: Pixabay

Uma das primeiras coisas a se atentar para entender como ter uma cobra de estimação é no ambiente. Para assegurar qualidade de vida e saúde para sua cobra é preciso fornecer as condições certas de temperatura e umidade para o animal.

Assim, além de ter um terrário adequado para as dimensões da sua cobra, será necessário dispor de instrumentos como higrômetro e  termômetro para monitorar o ambiente.

Alguns animais podem precisar também de lâmpadas UVB para aquecer o local, afinal os ofídios regulam a temperatura corporal, movimentando-se entre espaços quentes e frios. Isso irá colaborar com a digestão da sua cobra de estimação e prevenir que ela adoeça.

4. Garanta a segurança do terrário 

Essa é uma informação muito importante para quem está começando a aprender como ter uma cobra de estimação: esse animal é um verdadeiro expert em fugas.

Por isso, é fundamental garantir a segurança do terrário para evitar que o animal escape. Qualquer brecha no terrário pode tornar-se uma porta de saída para sua cobra. Caso isso aconteça, comece a procurar  pelo réptil em ambientes quentes e fechados, esses são seus locais preferidos de esconderijo.

5. Não se assuste com a troca de pele

Caso você note que sua cobra está trocando de pele, fique tranquilo. Isto, na verdade, é um sinal do bom estado de saúde do animal. Agora, se sua cobra não está trocando de pele, isso sim é um motivo para você buscar o acompanhamento de um veterinário especializado. 

A troca de pele de uma cobra de estimação pode ocorrer até cinco vezes por ano e sua duração está associada a diversos fatores, como temperatura e umidade do ambiente, bem como a alimentação do animal.

Durante a troca de pele, o apetite da cobra pode diminuir. O animal também costuma procurar superfícies ásperas para se esfregar e facilitar o processo de renovação da pele. Neste período, as cobras também costumam ficar mais ainda mais ariscas ao contato humano.

Considerações finais

Pequena cobra
Cobra saindo de um vaso de planta
Fonte: Pixabay

Como você pode perceber ao longo deste artigo, são necessários alguns cuidados para aprender como ter uma cobra de estimação. Apesar de serem pets menos habituais do que gatos e cachorros, as cobras podem sim ser uma  boa opção como animais de estimação, contudo é preciso o comprometimento do tutor para lidar com o animal.

Aprender mais sobre a espécie de cobra que você deseja criar é essencial para garantir que o animal esteja sempre bem cuidado e com saúde. 

Esperamos que as dicas desse conteúdo tenham ajudado você a entender mais sobre a criação. Não se esqueça de compartilhar esse texto com outras pessoas que também possam ter interesse nessa informação.

Para ficar sempre bem informado sobre o mundo dos pets, continue navegando por nosso site. 


LEIA TAMBÉM:

O que é um animal exótico de estimação?

Alimentação do gecko – Você sabe o que ele come?

Como cuidar de tartarugas aquáticas de estimação?

Fonte: thesprucepets

Compartilhar