Como cuidar de um Pitbull?

como cuidar de um pitbull

O interesse em como cuidar de um Pitbull é importante para os donos desses cães e aqueles que gostam da raça. Já que, com ele, é possível ter uma convivência feliz e saudável.

Como é um Pitbull?

É comum que haja uma descrição simples quando o nome da raça é ouvido. Ou seja, as características como pelos lisos, porte médio a grande e tronco musculoso sempre estão presentes. Mas, o termo é usado para relacionar cães de raças com constituição e origens semelhantes. Como por exemplo:

Veja mais: As 5 raças de cães mais populares do Brasil

Como cuidar de um Pitbull: eles são agressivos?

Os cães dessa raça eram usados para esportes como brigas caninas e confrontos contra touros e ursos. Por isso, a criação tinha como foco fazer deles criaturas grandes, poderosas e ferozes. Então, usavam agressões humanas ou de outros animais para alcançar esse resultado.

As práticas foram banidas durante do século XIX e as pessoas deixaram de ter interesse em cachorros agressivos e perigosos. Assim, os criadores começaram a modificar seus genes para serem gentis, menores e afetuosas.

dog 5203367 1280 1
Imagem de Pixabay.

O que causa agressividade canina?

Um cão bem socializado não mostra agressão aos humanos. Porém, essa raça tem dificuldade em ter contato com outros cachorros, porque tem uma alta taxa de medo deles. Por isso, a socialização controlada é a principal chave para aprender a como cuidar de um Pitbull.

Essa raça é conhecida por ser amável, mesmo que pareça mentira. Então, é pouco provável que uma pessoa estresse esse animal sem nenhum motivo. 

O que cada característica do animal requer do dono?

Como eles possuem características próprias, existem necessidades para que vivam bem e você deve saber como cuidar de um Pitbull. Portanto, é preciso entender como cada uma delas funciona e qual é o papel de um humano no estímulo.

Afeto

O laço entre esses cachorros e os seus donos é muito forte. Logo, eles se dedicam a vida toda na amizade e troca de carinho. Assim, é importante que haja tempo de qualidade e dedicação à lealdade do animal.

É comum que algumas pessoas tenham medo do contato entre o Pitbull e uma criança. Mas, por ter uma personalidade carinhosa, ele tende a amar essa interação. Além disso, é  importante que eles socializem aos poucos e se adequem um ao outro para o desenvolvimento de uma relação afetuosa.

Diversão

As atividades físicas devem fazer parte da rotina, porque eles são ágeis e atléticos. Por isso, precisam que os donos criem brincadeiras seguras ao ar livre, participando e supervisionando.

É interessante manter os animais com coleiras de identificação e não tirar os olhos deles. Porque, por gostarem de correr, não se preocupam muito com o perigo de se perder.

Algumas brincadeiras são ótimas para o estímulo do gasto de energia e quem quer saber como cuidar de um Pitbull precisam conhecer. Portanto, é legal incluir na programação:

  • Nadar;
  • Jogar frisbee ou bolinhas;
  • Brincar ao ar livre.

Do que os Pitbulls gostam?

O gosto de um animal é o que caracteriza ele e permite que seja possível receber o melhor tratamento. Então, o primeiro passo para saber como cuidar de um Pitbull é conhecer a sua personalidade.

Social

Eles tendem a ser mais felizes conforme conhecem outros cães e socializam. Assim, um dos primeiros passos deve ser encontrar um grupo para brincadeiras. Ou seja, pessoas que também tenham cachorros e estejam dispostas a visitas regulares para que possam se exercitar juntos.

A principal característica dessa raça é a de que gostam de ir a lugares. Por isso, pode ser levado em pontos turísticos, passeios e para andar na rua. Mas, em alguns casos, é preciso ter paciência para apresentar o animal para outras pessoas e mostrar o quanto ele é amável.

Pessoal

O conforto e a limpeza atraem os Pitbulls, mesmo que gostem de fazer bagunça. Também, têm preferência por locais quentes e quase sempre preferem ficar dentro de casa.

Eles são animais limpos e de pelos curtos, finos e lisos. Portanto, não precisam tomar banho com tanta frequência quanto outras raças, como os Shih-Tzus. Ou seja, não precisa de muitos cuidados relacionados à higiene.

puppy 345334 1280 1
Imagem de Pixabay.

Como ser um dono de cachorro responsável

Há algumas coisas que devem ser feitas independente do cachorro que você tem. Logo, elas devem fazer parte da rotina de qualquer dono de pet. Portanto, para saber como cuidar de um pitbull é preciso lembrar de colocar essas atitudes em prática.

Adestramento

O treinamento para a obediência deve acontecer desde o primeiro contato. Assim, o animal vai crescer sabendo o que pode ou não fazer. Com isso, não há risco de situações chatas entre cão e dono.

Uma boa tática é começar ensinando onde ele pode fazer as necessidades e recompensando quando acertar. Dessa forma, o Pitbull aprende mais rápido e fica feliz por parecer agradável para quem ama.

Como cuidar de um Pitbull: castração

Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, castrar o cachorro ajuda na saúde dele. Isso ocorre porque, antes de qualquer coisa, diminui as chances de doenças ligadas ao sistema reprodutor.

Outro fator que é ajudado é o controle populacional de animais. Além disso, há menos agressão territorial, tornando o cão mais agradável com as visitas. Também, tem uma chance menor de que ele saia vagando pelas ruas quando ver o portão aberto.

Como cuidar de um Pitbull

Um Pitbull requer muita atenção do seu dono, porque precisa de ajuda para lidar com as pessoas e animais. Logo, existem coisas que devem ser feitas para evitar problemas futuros. Como por exemplo:

  • Socialização com cães e humanos;
  • Treinamento em casa antes de sair com ele;
  • Alimentação com base em uma dieta sob medida.

Técnicas de treinamento positivas de como cuidar de um Pitbull

Não é possível alcançar bons resultados sem a paciência ao aprender como cuidar de um Pitbull. Portanto, é importante ter calma com o animal e lidar com as situações sem descontar a frustração. Dessa forma, ele aprende o que precisa dentro do seu tempo sem criar traumas.

Toda a experiência de treinamento deve ser positiva. Então, se o Pitbull não estiver colaborando, é preciso fazer uma pausa e tentar mais tarde. Além disso, existem outras atitudes que ajudam, como:

  • Diversão como prioridade;
  • Recompensar o cão;
  • Não ser agressivo.

O pitbull precisa de atenção e afeto

A principal regra para saber como cuidar de um Pitbull é reconhecer que ele precisa de um dono presente. Ou seja, não basta adotar o cachorro, mas sim cuidar em todos os momentos.

Como a raça é carinhosa, o trabalho de socialização e treinamento se torna agradável. Então, basta ter paciência e retribuir o amor que recebe. Dessa forma, o cão será feliz, educado e saudável.

Quer saber mais sobre o tema? leia: Cuidados com filhote de cachorro

Compartilhar