Como Criar Uma Iguana

Antes de aprendermos um pouco sobre como criar uma iguana, quero que você meu jovem velho mancebo tenha isso em mente – e para qualquer tipo de pet, tá ok?

Sempre que você desejar qualquer pet não convencional, seja lá qual for, pesquise muito sobre um fator que é crucial para evitar qualquer dor de cabeça. Que é adquirir o pet de um CRIADOURO LEGALIZADO! Quando você compra o animal de um criadouro não liberado pelo IBAMA, você comete o vacilo de contribuir com o tráfico de animais, seja silvestres ou exóticos.  Então pesquise e certifique-se se está comprando de um criadouro legalizado.

Iguana Verde (Iguana Comum)

A espécie mais comum de se ter em casa como pet em nosso lindo solo brasileiro é a iguana verde. Tem esse nome porque ELA É VERDE!

Mas a iguana só é verde quando filhote. Quando cresce sua cor fica mais opaca, podendo ficar acinzentada caso ela tenha origem no nordeste, uma mistura esverdeada com cinza caso tenha origem na Amazônia e assim vai. A cor pode variar em sua tonalidade de acordo a região de origem.

Herbívora

Não ouse dar proteína animal para sua querida amiga amante iguana! Elas são herbívoras. Quando filhotes, na natureza podem até chegar a predarem alguns insetos por serem oportunistas – mas em cativeiro nem pensar, tá ok?

Se alimentam de folhas escuras como couve, espinafre, rúcula etc. Frutas e legumes também entram em seu cardápio. Quem sabe até mesmo você com um pet desses não toma vergonha na cara e começa a se alimentar BEM! Esquece um pouco o MÉQUIDONALDIS.

#ficaadica seu besteirento!

Uma coisa muito importante que devemos sempre fazer é pulverizar um pouco de cálcio no alimento com frequência. Os répteis podem sofrer de ósseo distrofia, que seria a falta de cálcio que pode gerar deformidades durante o crescimento do animal.

O cálcio você pode comprar em site especializados, mas uma coisa que você pode fazer também é pegar cascas de ovos. Dar uma lavadinha nelas e colocar no forno por uns 20 – 30 minutinhos. Depois é só bater no liquidificador. O pozinho que a casca vai virar, você usa para colocar nas frutas, folhas e legumes da sua iguana.

Vai pensando meu leitorzinho. Aqui você aprende receitas e se torna um master jegue!

Arborícola

Sim meu caro leitor mancebinho de tudo. As iguanas, grande parte do tempo, estão nas árvores e escalando. No terrário não será diferente! É muito necessário que ele seja na vertical para que você consiga colocar troncos e replicar o habitat natural delas.

A presença de troncos e plataformas que possibilitam a iguana escalar são essenciais para um enriquecimento ambiental. Então trate de se planejar para isso e proporcionar uma qualidade de vida top pro bicho!

A iguana pode até ser seu bicho ideal, mas tente ser o humano ideal pra ela.

Aquecimento

Uma das coisas que eu particularmente não sabia, até pouco tempo, era o funcionamento da lâmpada UVA/UVB. Claro que ela serve para “substituir” o sol em grande parte do tempo. Mas a atuação dos raios UVA e os raios UVB em si, não estavam muito claros. Se você já sabe, PARABÉNS seu precoce. Se você é anta igual muita gente, pra não falar igual eu, funciona da seguinte forma: os raios UVA são responsáveis pelo calor que será emitido e os raios UVB responsável pela radiação.

Então, já que você sabe como a lâmpada funciona – é só colocar no terrário seu gênio! Pense em providenciar também uma pedra aquecida. Assim quando a iguana comer, ela poderá fazer sua digestão repousando sobre a pedra aquecida em torno dos 27°C.

A radiação solar é muito importante para a sintetização da vitamina D3 e a fixação do cálcio nos ossos da iguana. Então, sem sombras de dúvidas, o aquecimento é uma das partes mais importantes que você deve planejar antes de ter o bicho.

As iguanas são animais incríveis e ótimos pets. Desde que você tenha tudo em mente do que ela precisa e condições de fornecer.

Se você leu até aqui, você não tem nada pra fazer ou realmente tem vontade de aprender. Não esquece de correr para compartilhar este artigo com os mequetrefes dos seus amigos bicheiros.

Até o próximo artigo.

Veja Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *