como criar calopsita

Como Criar Calopsita

Você sabe como criar calopsita? Eai caro mancebo, você já conhece a calopsita?

gato balaçando a cabeça negando

Então você já sabe ,caro mancebo, que aqui é o melhor lugar pra você entender os bichos e achar o seu bicho ideal. Então bora lá!

Características da Calopsita

As calopsitas são aves perfeitas como pet, fazem alguns truques, cantam, aprendem a falar. Mas, pelo fato de aprender a falar e repetir sons, se você gosta de silêncio total em casa, ela não é pra você. Agora se você ama o canto dos pássaros e quer um amiguinho pra conversar ela pode ser ideal pra você.

Elas assobiam e como eu já disse podem aprender a falar, por isso podem exagerar no volume ao acordar e antes de dormir.

São pássaros que criam laços afetivos com sua família humana muito rapidamente e se criadas em par se afeiçoam a outra. Elas não gostam de ficar sozinhas, então trate de dar atenção a ela seu mequetrefe!

como criar calopsita - calopsita recebendo carinho

Se não está disposto e não tem tempo de interagir com o animal, essa ave não é pra você. Arranja um bichinho de pelúcia! Brincadeira caro mancebo. Mas existem outros animais para rotinas mais corridas, como peixes e cobras por exemplo.

As calopsitas vivem entre 10 a 20 anos, ou seja, se você criar direitinho sua calopsita, pode ter sua amiguinha por um bom tempo com você!

Elas tem cores variadas por causa da criação em cativeiro. Sua principal característica é seu topete e suas “bochechas coradas”, mas em algumas calopsitas não tem essa bochechinha corada, algumas são todas brancas, mas o topete continua lá.

como criar calopsita

São primas das cacatuas, mas é incontestável a grande diferença de tamanho. Tendo cerca de 30 centímetros e são bem levinhas, pesando entre 80 e 150 gramas.

cacatua e calopsita

Origem

São aves da Austrália, mas por ser do hemisfério sul, se dão bem com o nosso clima.

Como Criar Calopsita

Como eu sei que você é mancebinho de tudo, vou te mostrar algumas coisas que você precisa saber ANTES de ter uma essa ave e como criar calopsita bem cuidada. Bora lá?

Alimentação

A sua alimentação é baseada em ração, cerca de 80% de ração, mas elas também gostam de frutas e vegetais, cerca de 20% de frutas e vegetais, como banana, uvas, brócolis e abobrinha.

“A bichão, mas e as sementes? Sempre vi as pessoas que tem pássaros dando sementes!”

Porque será que eu já sabia que você ia perguntar isso? Caro mancebinho, as sementes tem um alto índice de gordura, podem ser dadas de vez em quando, mas não devem ser a base da alimentação da sua ave, é a mesma coisa que se você só comesse fast food.

patrick comendo lanches

Habitat

Clima do Local

É importante saber que essas aves não devem ser expostas ao sol por muito tempo. Isso não significa que ela não pode tomar sol, mas deve ser de vez em quando sem ficar por muito tempo.

Não deixe a gaiola na cozinha zé! Aliás, nenhuma ave pode ficar com a gaiola na cozinha. Isso porque tem pessoas que usam panela de teflon que solta um gás que é tóxico para aves. Então cuidado! Arranja um cantinho bacana pra colocar a gaiola da sua ave.

Do mesmo jeito que elas não podem tomar sol direto, elas não podem tomar vento direto. Você gosta de tomar vento direto? Chega uma hora que fica muito frio e acaba irritando, então não faça isso com sua ave. Mas deixe ela em um lugar arejado, sem vento direto e sem sol direto também.

Dentro da Gaiola

Dentro da gaiola é importante ter poleiros, além de água sempre fresca. Mas só isso não é o suficiente. As calopsitas adoram brincar! Já existem no mercado alguns brinquedos pra elas.

como criar calopsita- calopsita se escondendo

Não deixe restos de frutas e outros alimentos dentro da gaiola por muito tempo, eles podem estragar, sendo assim vai aumentar o número de microorganismos no habitat da sua calopsita, podendo causar doenças nela. O ideal é sempre manter o habitat dos animais limpos!

Fora da Gaiola

É bom você saber que ao receber uma ave, sua casa toda tem que estar preparada. É isso mesmo, se você achou que ia deixar o bichim o resto da vida na gaiola, você errou feio.

como criar calopsita

Sua casa tem que estar preparada para que você possa soltá-la para voar dentro de casa e fazer exercícios. Suas janelas devem ter aquelas redes de proteção ( que não de pra ela fugir pelo buraquinho) ou mosqueteiros para ela voar sem você se preocupar com ela fugir. Porque o bichinho não sabe mas, ainda mais para animais de criadouros e domesticados, podem acabar se machucando ou morrendo por não saber buscar comida ou atacados por outros animais.

Presta antenção mequetrefe! Você tem que ficar esperto quando sua calopsita está solta. Quando ela está no chão é muito mais provável que você acabe pisando nela. Então fica a dica: Não deixa sua ave no chão sem você estar esperto ou quando tem muita gente na sua casa, tá bom?

Fica esperto também quando sua calopsita estiver solta pra ela não ficar fuçando na tomada, em fios e para que não faça nada que é perigoso pra ela.

Custo

Não tem um custo muito alto com relação a comida, já que elas não comem tanto. Mas o preço do veterinário é mais caro para as aves. Então não é só comprar a ave e deixar ela lá seu mequetrefe!

Assim como qualquer ser vivo, as calopsitas também podem vir a ficar doente e você vai ter que levá-la ao veterinário. Por isso é importante que você tenha uma reserva para possíveis eventualidades como essa e ter no seu orçamento o suficiente para cuidar bem dessa ave.

doutor

Já o preço da própria ave varia bastante de lugar pra lugar e de acordo com sua coloração você pode encontrar diferenças no preço também.

Banho

Não dê banho na sua calopsita.

o que?

“Mas bichão, você disse no artigo de psitacídeos que aves gostam de tomar banho!” 

Disse, e realmente gostam, com a calopsita não é diferente. O que eu estou falando é que não é pra você pegar ela e colocar debaixo do chuveiro, mergulhar sua ave e tal. Elas tomam banho sozinhas. Igual essa arara aí…

arara tomando banho

É assim que elas gostam de tomar banho, elas vão e saem a hora que querem.

pássaro tomando banho

Ou assim, igual esse passarinho, entendeu? Sem forçar seu bichinho.

Então é isso caro mancebo, compartilhe esse conteúdo pra que mais pessoas adquiram seus pets de maneira responsável e saibam como cuidar deles e encontre o bicho ideal pra rotina delas. 

Não seja egoísta e compartilha esse conhecimento com mais pessoas também. Até o próximo artigo!

Veja Também:

2 pensou em “Como Criar Calopsita

    1. Específica nunca ouvi falar. Mas o que você pode fazer é adaptar. Sempre analise o tamanho da abertura dos espaço da rede de proteção com relação a gaiola. Se for parecido o tamanho ela não vai sair. Obviamente você não vai usar aquelas redes de proteção que as pessoas usam para gatos. Com certeza a sua calopsita vai fugir, mas se você for em alguma loja de construção, acredito que pode encontrar uma que atenda a sua necessidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *