como-criar-agapornis

Como Criar Agapornis – Tudo o Que Você Precisa Saber

Você sabe como criar agapornis? Aliás, você já ouviu falar dessa ave?

Aposto que você mancebo está descobrindo cada vez mais aves que podem ser seu pet, não é verdade?

O agapornis é um psitacideo pequenino, que mede entre 12 e 18 centímetros. Vivem cerca de 10 a 18 anos, mas claro que essa expectativa de vida pode ser maior sim, inclusive existem alguns casos.

Essa ave é exótica, ou seja, ela não faz parte da nossa fauna brasileira. A maioria das espécies vem da África, perto da linha do equador, onde são encontradas as savanas.

agapornis, o pássaro do amor

Além do nome agapornis, também é conhecido como pássaro-do-amor, que inclusive, essa é a tradução do grego para agapornis. Eles tem esse nome por conta do seu temperamento carinhoso com aves da mesma espécie e com os donos, além de elegerem um parceiro para toda a vida (monogâmicos) e se reproduzirem sem dificuldade.

Ele é colorido, alegre, brincalhão, é mais resistente e fácil de cuidar. Pode ser uma ótima alternativa pra você mancebo, se você curte aves pequenas. Inclusive, ele também aprende truques.

Espécies de Agapornis

Antes de te mostrar como criar o agapornis, vou te mostrar as espécies que ele tem. Não é tão extensa essa lista quanto a de outros psitacídeos, então não acha ruim não hein? Isso é pra te ajudar! Vai que alguém te dá um agapornis e só porque não parece o que você viu em uma foto você acha que não é um agapornis?

Se liga mancebo, nem todos são parecidos, beleza?

Agapornis-roseicollis

como-criar-agapornis- agapornis-roseicollis

A cor mais encontrada é com a cara meio rosada desbotado com o corpo verde. Tem de 15 a 17 centímetros.

A fêmea tem a coloração mais pálida, mas é preciso fazer um exame para saber o sexo com exatidão.

Agapornis-personata

Essa espécie de agapornis é chamada de mascarada por conta de parecer que está com uma máscara. Não é óbvio mancebo?

Tem entre 12,5 e 15 centímetros.

Sua coloração é a cabeça preta ou marrom escuro, um círculo branco em volta dos olhos, corpo verde, peito amarelo que continua pelo pescoço e algumas penas pretas na ponta das asas. Também já foram encontradas outras mutações com cores diferentes dessas, no caso, pelo corpo, mas a máscara preta continua lá.

Agapornis-pullaria

como-criar-agapornis- agapornis-pullaria

Também conhecida como agapornis-de cara-vermelha, tem a cara vermelha. Bem óbvio também né mancebo? Mas é é isso. Ela tem o corpo em um tom de verde bem forte e mede 15 centímetros.

O macho tem o bico mais vermelho enquanto a fêmea tem o bico mais pálido. A cara vermelha também é mais pálida na fêmea, chegando a se laranja.

Agapornis-lilianae

Tem 13 centímetros de comprimento, sendo um dos menores agapornis. Tem a coloração laranja e verde na cabeça e que vai até o início do peito.

Também é conhecido como Inseparável-do-Niassa.

Agapornis-cana

como-criar-agapornis-agapornis-cana

Essa é a única espécie que vem da ilha de Madagascar, sendo conhecida como Agapornis-canus também. Tem cerca de 14 centímetros.

O macho tem penas brancas ou cinzas na parte da cabeça até o peito e o corpo verde claro e verde escuro. A fêmea é toda verdinha.

Agapornis-nigrigenis

Tem a cara preta com um círculo branco ao redor dos olhos. A sua cor predominante é o verde, mas em algumas partes se encontra tons de amarelo ou laranja. Tem o bico vermelho.

Agapornis-swinderniana

A única espécie que é nativa de florestas. Não é domesticável por conta da sua alimentação que precisa de um figo nativo que existe em seu habitat natural.

Tem o peito amarelado e o corpo verde, com uma faixa preta no pescoço. Tem o bico preto também. Tem cerca de 13 a 14 centímetros.

Agapornis-fischeri

como-criar-agapornis-agapornis-lilianae

Tem um cículo branco em volta dos olhos, com a cabeça laranja ou avermelhada, peito amarelado e o resto do corpo é verde, com o início do rabo azul. Tem entre 14 a 15 centímetros.

Agapornis-taranta

como-criar-agapornis-agapornis-taranta

Tem entre 16,5 e 18 centímetros, sendo o maior agapornis.

O macho tem a testa vermelha com o corpo verde e bico vermelho. Já as fêmeas são todas verdes e com o bico vermelho.

Como Criar Agapornis

Habitat

Ele vai precisar do cantinho dele. Portanto, tenha em mente que você vai precisar de uma gaiola ou viveiro. O tamanho mais adequado é o seguinte, no mínimo, o comprimento deve ser 2 vezes o tamanho do bichinho com as asas abertas, para que ele consiga esticar as asas e deve ter uma boa altura para ele poder voar.

A gaiola de aves é diferente da gaiola para roedores. A diferença está na parte inferior da gaiola. Para aves, deve ter uma bandeja na gaiola que seja removível e uma grade em cima, para que a ave não entre em contato com seu próprio cocô.

Da mesma forma, onde a gaiola fica também é muito importante para manter a saúde do seu agapornis em dia. Então, não deixe o seu agapornis na cozinha, pois tem panelas de teflon que liberam substâncias tóxicas para aves.

Não deixe sua ave muito tempo exposta ao sol nem exposta a correntes de ar fortes e vento. Isso também inclui o ventilador ligado na direção da gaiola e ficar perto do ar-condicionado.

Comida

Não tem como te falar como criar agapornis sem falar da comida, correto? Então, o agapornis tem que ter uma alimentação saudável, comendo sementes, frutas, grãos, verduras de cor escura, legumes, ração e ervas. Mas, tome cuidado pra não oferecer muita semente de girassol e aveia, pois elas engordam o animal.

Não dá pra você dar comida de humano tá? Nada de café, refrigerante, doces, etc. Além da comida humana, alguns alimentos são proibidos para agapornis. Entre eles estão:

  • abóbora
  • abacate
  • batata
  • leite
  • salsa
  • alface
  • melancia
  • arroz

Hidratação

É imprescindível que tenha sempre água disponível pro seu agapornis. Água limpa e fresca, né mancebo! Você deve trocar a água do seu bichinho todos os dias, e sempre verificar se ela está limpa e se não está quente, tá ok?

Brinquedos

Ele ama brinquedos, quem não ama né? Então como criar agapornis sem brinquedos?

Eu sei que você fica jogando candy crush e freefire aí, e você acha que seu bichinho não gosta de se divertir também?

Coloca pra ele uns poleiros e brinquedos que ele possa bicar e explorar, ele vai adorar!

 

agapornis brincando com papel

Higiene

Os pássaros adoram tomar um banho. Mas eles não são bebês não, eles tomam banhos sozinhos! Para o agapornis não é diferente! Coloque um potinho raso com um pouco de água e deixe que ele vai tomar banho sozinho.

 

pássaro tomando banho

Só fique atento pra no inverno só deixar disponível nos horários mais quentes do dia. Também mantenha a água do banho limpa também e assim que ele terminar de tomar banho, retire o potinho pra que ele não beba a água suja.

Você pode limpar a gaiola 1 vez na semana, mas os potinhos de comida e de água devem ser lavados todos os dias. Especialmente quando você dá frutas, assim que seu bichinho terminar de comer, tire a comida que restou e limpe o potinho.

Viu só? Mais uma opção de pet pequeno pra você, mancebo! 

Porém, lembre-se de que ele também vai precisar ser solto para se exercitar e voar. Como fazer isso? Falamos no artigo de outros psitacídeos. Mas fica tranquilo que eu vou colocar aqui embaixo.

Até o próximo artigo!

Veja Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *